AGENDA PARLAMENTAR

De 6 a 8 de julho uma comitiva do Conselho gaúcho, liderada pela Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, esteve em Brasília em uma mobilização parlamentar, junto aos deputados federais e senadores gaúchos,  para a solicitação de apoio às medidas repressivas para emendas à MP 1.040/202, entre elas a revogação da Lei 4.950-A/1966 do salário mínimo profissional dos Engenheiros e de outras categorias da área tecnológica e da saúde, e as alterações relacionadas à Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) na área de Engenharia Elétrica. Outra pauta tratada foi a PEC 108.

Também participaram da agenda na capital federal os Eng. Civil Cezar Augusto Pinto Motta, 1º vice-presidente; o Eng. Eletric. e Seg.do Trab. Luiz Fernando da Silva, diretor financeiro; Eng. Civil João Luís de Oliveira Collares Machado, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do RS e da Nacional; Eng. Quím. Marino Greco, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Química do RS e da Nacional; Eng. Agr. Denize Cristina Leite Frandoloso, coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia e adjunta da Nacional; Geólogo Marco Antônio Fontoura Hansen, coordenador da Câmara Especializada de Geominas; Rodrigo Kayser Schwertner, assessor parlamentar do CREA-RS.

Gabinete do Deputado Marcelo Moraes (PTB) Recebe Representantes do CREA-RS

Créditos: Arquivo CREA-RS

O deputado federal pelo PTB do RS e sua equipe foram os primeiros a receber a comitiva do Conselho. No encontro, a presidente do CREA-RS, Eng. Ambiental Nanci Walter, explicou não ser foco da mobilização o objeto principal da Medida, que trata da desburocratização para abertura de empresas e facilitação de comércio exterior.  “O que buscamos é a retirada dos artigos 37, que retira a exigência de responsável técnico para projetos de instalações elétricas de até 140 KVAs, e 57, que trata da revogação da Lei nº 4.950-A/1966, que dispõe sobre a remuneração dos diplomados em Engenharia, Agronomia, Arquitetura, Medicina Veterinária e Química.” Os presentes explicaram ao deputado os impactos destas medidas.

Deputado Moraes, vice-líder do governo, manifestou que está acompanhando essa mobilização no Senado para tentar construir medidas que assegurem a segurança da sociedade nestes temas.

Comitiva do Sistema Confea/Crea Reúne-se com o Senador Lasier Martins

aa.png

Créditos: Arquivo CREA-RS

Acompanhadas pelo Eng. Civil Joel Krüger, presidente do Confea, lideranças do Sistema Confea/Crea promoveram uma ação conjunta de mobilização de senadores e deputados federais, dos dias 6 a 8 de julho, com o objetivo de defender pautas de interesse da Engenharia, da Agronomia e Geociências. A Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS e que liderou a comitiva gaúcha, promoveu a audiência com o senador Lasier Martins (Podemos). O senador afirmou que está inteiramente ao lado dos Engenheiros.

Assista ao vídeo do senador Lasier Martins

Ministro-chefe da Secretária-geral da Presidência, Onyx Lorenzoni Recebe Comitiva do CREA-RS

Ola.png

Comitiva gaúcha e o ministro Onyx. Créditos: Arquivo CREA-RS

No último dia de agenda parlamentar do CREA-RS em Brasília, a comitiva do CREA-RS foi recebida pelo ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni.

A Eng. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, e o Eng. Civil João Luis Collares Machado, coordenador nacional das Câmaras de Engenharia Civil e do CREA-RS, além de diretor técnico da Associação Brasileira de Engenheiros Civis, levaram as principais demandas da Engenharia ao ministro.

Assessoria do Senador Paulo Paim se Reúne com Delegação do CREA-RS

aaa.png

Créditos: Arquivo CREA-RS

A comitiva do CREA-RS conversou, por videoconferência, com a assessoria do senador Paulo Paim (PT). Participaram os assessores Leandro Lemos e Ingrid Carlucci, e os representantes do CREA-RS Eng. Agr. Denize Cristina Leite Frandoloso, coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia e adjunta da Nacional; Geólogo Marco Antônio Fontoura Hansen, coordenador da Câmara Especializada de Geominas; Eng. Civil João Luis Collares Machado, coordenador nacional das Câmaras de Engenharia Civil e do CREA-RS; Eng. Quím. Marino Greco, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Química do RS e da Nacional; e Rodrigo Kayser Schwertner, assessor parlamentar do CREA-RS. Também foram convidados o presidente do CAU/RS, arquiteto Tiago Holzmann da Silva, e o presidente do Senge/RS, Engenheiro Agrônomo Cezar Henrique Ferreira.

Deputado Federal Paulo Caleffi (PDS/RS) Apoia e Reconhece a Importância dos Conselhos de Fiscalização

hh.png

Créditos: Arquivo CREA-RS

Em mais uma audiência, a comitiva da CREA-RS foi recebida pelo deputado federal Paulo Caleffi, que apoia e reconhece a importância dos Conselhos de Fiscalização, mostrando contrariedade à PEC 108.

Assista ao vídeo do deputado federal Paulo Caleffi

Ação Parlamentar: Deputado Bohn Gass Recebe Comitiva do CREA-RS

hh.png

Créditos: Arquivo CREA-RS

A comitiva do CREA-RS foi recebida pelo deputado federal Elvino Bohn Gass, líder do PT na Câmara. Na pauta principal, o apoio do parlamentar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 108/19.

O texto, que tramita na Câmara, determina o fim da obrigatoriedade de profissionais se inscreverem em Conselhos de classe. No dia 07 de julho, o deputado federal Bohn Gass (PT) reconheceu a importância dos Conselhos no registro e fiscalização das profissões regulamentadas.

O deputado também pontuou a necessidade de uma maior proatividade do Sistema em pautas de interesse das modalidades. Além de considerar essa aproximação de extrema relevância para subsidiar as ações do legislativo.

© 2021 CREA-RS. Todos os direitos reservados.