top of page
Engenheira Florestal Sabrina Marques Wolf

Engenheira Florestal Sabrina Marques Wolf - Presidente Agef

 AGEF lança o Guia Profissional “O Engenheiro Florestal – Profissional de Múltiplas Atividades

florestal

Engenheira Florestal Sabrina Marques Wolf

Presidente Agef

No dia 20 de novembro, a Associação Gaúcha de Engenheiros Florestais (Agef) teve a honra de lançar o primeiro Guia Profissional do Engenheiro Florestal denominado “O Engenheiro Florestal – Profissional de Múltiplas Atividades”.

É a segunda publicação impressa que a entidade produz, sendo esta voltada à divulgação da profissão do Engenheiro Florestal em prefeituras, empresas do setor e sindicatos. O guia surgiu com o objetivo de tornar o profissional mais próximo da sociedade uma vez que, mesmo que a criação da primeira escola de Engenharia Florestal tenha ocorrido na década de 1970 no Estado do Rio Grande do Sul, a atividade profissional ainda é pouco conhecida. A falta de conhecimento da população compromete a qualidade do serviço prestado, pois, muitas vezes, outros profissionais que não possuem formação específica em Ciências Florestais são contratados para desempenhar atividades inerentes aos Engenheiros Florestais. Identificamos a necessidade de haver uma maior ligação entre os profissionais e a sociedade.

Com a publicação pretendemos também que a Engenharia Florestal seja reconhecida como a profissão que está de mãos dadas com a sustentabilidade ambiental. A origem do termo “sustentável” ou “sustentabilidade” é atribuída por muitos autores a uma publicação alemã do ano de 1713, ligada à silvicultura e escrita por Hans von Carlowitz (1645–1714). Carlowitz foi um minerador e silvicultor alemão que inspirou o primeiro Engenheiro Florestal, Heinrich Von Cotta.

Para que o guia se tornasse realidade, a Associação se empenhou em buscar patrocinadores. Neste ínterim, participou do Edital de Chamamento Público n° 01/2021 do CREA-RS, onde foram aprovados dois projetos para captação de recursos. Além disso, houve o apoio financeiro do Confea e da Mutua/RS para a publicação.

6461.jpg

Após a abertura das inscrições no dia da profissão (12 de julho), os profissionais puderam se inscrever através do site da entidade. Cerca de 50 Engenheiros Florestais em dia com seu registro profissional e empresas de diversas regiões do Estado realizaram suas inscrições. A oportunidade de participar desta vitrine profissional também foi estendida aos recém-formados das três escolas de Engenharia Florestal do Rio Grande do Sul.

O guia profissional possui um formato acessível e prático e será distribuído em diversos ramos da sociedade para promover a divulgação das atribuições profissionais dos Engenheiros e Engenheiras Florestais, frisando a importância de se tratar de uma das categorias amparada pelo Sistema Confea/Crea. Além do formato impresso, o guia já está disponível de modo online no site da entidade (https://agef-rs.com.br/guia-profissional/).

A Agef foi fundada em 16 de agosto de 1975 com os objetivos de promover a valorização e a defesa da profissão, auxiliar no aperfeiçoamento da Ciência Florestal, inclusive fornecendo subsídios aos currículos de formação, trabalhar para o equacionamento e para a solução dos problemas florestais e defender os interesses dos associados.

Saiba mais sobre a Agef

© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.

bottom of page