Com mais de seis mil profissionais registrados e 91 municípios abrangidos Zonal Central é uma das maiores do CREA-RS 

zonal central
zonal central

Responsável pela fiscalização de 91 municípios do Estado, a Zonal Central abrange as Inspetorias de Cachoeira do Sul, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Santa Maria, totalizando cerca de 6.259 profissionais registrados em sua jurisdição e 1.564 empresas. 

Os municípios que compõem a Zonal, são pulsantes produtores agrícolas e também com intensa participação industrial, além de polos-universitários de relevância para as áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. Sendo assim, de grande importância para a classe dos profissionais. Na cidade também está localizado o segundo maior contingente militar do País, responsável pela execução de diversas obras de infraestrutura no Estado, trazendo profissionais à região.  

Atualmente a representante da Central no CREA-RS é a inspetora de Santa Maria, Eng. Quim. e Eng. Seg. do Trab. Giovana Jussara Gassen Giehl, que destaca entre as ações a iniciativa de uma maior proximidade entre as quatro regionais. “Buscando com isso atender as demandas necessárias de todas neste primeiro ano de novo mandato”, explica.  

Ter a inspetoria à disposição dos colegas Engenheiros na nossa região é de grande importância para a Zonal”, relata a Engenheira, que já atuou por mais de um mandato como inspetora em Santa Maria. Em nome dos demais inspetores, destaca a preocupação, também, de coibir os profissionais que abrem empresas e não se registram no Conselho.  

Nossos fiscais sempre estiveram atentos no intuito de garantir a representação da nossa classe, sabendo que a legalidade das empresas e obras traz mais segurança e confiabilidade”, pontuou sobre a fiscalização na região. 

Destaca, ainda, a acentuada presença dos inspetores em diversas comissões municipais nas cidades abrangidas pelas jurisdições das inspetorias. “O objetivo é de proporcionar a inclusão do CREA-RS na sociedade e auxiliar com conhecimento técnico em várias áreas da administração municipal, como por exemplo na Comissão de Iluminação Pública, proporcionando suportes necessários a estas comissões.” 

Inspetoria de Cachoeira do Sul

Cachoeira do Sul

Cidade forte na agricultura, ostentando o título de Capital Nacional do Arroz, sendo sede do maior evento orizícola das Américas e segundo do mundo, Feira Nacional do Arroz – Fenarroz. Também maior produtor de noz-pecã da América Latina. Esta é Cachoeira do Sul, uma das 44 cidades do Estado que contam com regional do CREA-RS desde junho de 1982. 

Localizada na Rua Pinheiro Machado nº 1020, a Inspetoria de Cachoeira do Sul abrange, ainda, mais 16 municípios da sua região. São aproximadamente 700 profissionais registrados, divididos em sua maioria entre as modalidades Civil e Agronomia. 

São representantes do CREA-RS na regional, a Eng. Civ. e Seg. Trab. Franciela Gehrke, como inspetora-chefe; o Eng. Ftal. Cristiano Daniel Pizarro Trojahn, como inspetor-secretário; e o Eng. Civ. Dênis Stringuini Silva, como inspetor- tesoureiro. 

TOTAL REGISTRADOS PF: 6.258 

TOTAL REGISTRADOS PJ: 171            

MUNICÍPIOS: Agudo, Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Candelária, Cerro Branco, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Passa Sete, Santana da Boa Vista, Segredo e Sobradinho. 

 

ÁREA ABRANGÊNCIA Km²: 12.339,33 

Inspetoria Lajeado  

Lajeado

Fundada em 29 de maio de1981, a Inspetoria do CREA-RS de Lajeado completou seus 40 anos de atendimento à comunidade lajeadense neste ano de 2021. São mais de 1.500 profissionais registrados em sua jurisdição, que abrange, além do município-sede, mais 36 cidades das proximidades. As principais atividades econômicas da região são voltadas à indústria alimentícia. É conhecida por ser a "capital do Vale do Taquari", tendo em vista a importância socioeconômica no mesmo. 

A diretoria da Inspetoria é composta pelo Eng. Eletric. Vinícius Antônio Diedrich, como inspetor-chefe, acompanhado pelos Eng. Mec. Cristiano Fell e Eng. Agr. Diego de Oliveira, inspetores secretário e tesoureiro, respectivamente. O atendimento à população e aos profissionais fica por conta da funcionária administrativa Elisabete Weber. 

TOTAL REGISTRADOS PF: 1.542 

TOTAL REGISTRADOS PJ: 647          

MUNICÍPIOS: Anta Gorda, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Fontoura Xavier, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Itapuca, Lajeado, Marques de Souza, Mato Leitão, Muçum, Nova Bréscia, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, São José do Herval, Sério, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Correa e Westfalia. 

ÁREA ABRANGÊNCIA Km²: 5.184,70

Inspetoria Santa Cruz do Sul  

SANTA CRUZ DO SUL.png

Sede das principais indústrias de tabaco do Brasil, Santa Cruz do Sul conta com uma sede regional do CREA-RS desde 1977, completando 44 anos de fundação em 9 de setembro de 2021. Além da fumicultura, a região se destaca ainda nas culturas de milho, arroz, mandioca, soja, feijão, oleicultura, fruticultura, floricultura, cana-de-açúcar, batata-doce, batata-inglesa e uva. 

Representando o Conselho nos 14 municípios de jurisdição da Inspetoria, estão os Eng. Eletric. e Eng. Seg. Trab. Bruno Brum Reis, inspetor-chefe; Eng. Agr. Nirlei Joacir Storch, inspetor-secretário; e Eng. Civ. Luis Eduardo Vieira Leitão, inspetor-tesoureiro. No atendimento à comunidade que tem em torno de 1.500 profissionais registrados, estão as funcionárias Carolina Machado Bastos e Marisque Kohl Radtke, e o agente fiscal Aloisio Frederico Butzge. A Inspetoria é localizada na rua Sete de Setembro, 149. 

TOTAL REGISTRADOS PF: 1.476 

TOTAL REGISTRADOS PJ: 355       

 

MUNICÍPIOS: Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Encruzilhada do Sul, Gramado Xavier, Herveiras, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. 

ÁREA ABRANGÊNCIA Km²: 10.738,88 

Inspetoria de Santa Maria    

SANTA MARIA.jpg

Cidade universitária, é sede de uma das grandes universidades federais do País: a Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm), criada por José Mariano da Rocha Filho, em 14 de dezembro de 1960. A instituição tem aproximadamente 30 mil alunos em cursos permanentes que vão desde a educação básica até a pós-graduação. O município possui grande poder de atração populacional, o que o transformou em importante centro regional e forte centro de polarização. 

Compõe a diretoria da Inspetoria, como inspetora-chefe, a Eng. Quim. e Eng. Seg. Trab. Giovana Jussara Gassen Giehl, o Eng. Agr. Paulo Ramon Pedrazzi, como inspetor-secretário, e, na função de inspetor-tesoureiro, Eng. Civ. Thiago Mottecy Piovezan. No atendimento aos profissionais registrados na jurisdição da Inspetoria, que abrange 25 municípios, os funcionários administrativos Ademir Knierim dos Santos Junior e Fabiane Busanello. Na fiscalização o agente fiscal Celso Marasca.  

TOTAL REGISTRADOS PF: 2.557 

TOTAL REGISTRADOS PJ: 391        

     

MUNICÍPIOS: Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Palma, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Seca, Santa Maria, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, Silveira Martins e Toropi. 

ÁREA ABRANGÊNCIA Km²: 10.302,67  

© 2021 CREA-RS. Todos os direitos reservados.