Conselho inova com a criação do Portal para uso das entidades de classe
Pensado para ser um canal de comunicação oficial entre o CREA-RS e as entidades registradas, o Portal das Entidades está sendo desenvolvido pela área de Tecnologia da Informação do Conselho.
Ao assumir, em janeiro deste ano, a Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, apresentou o desafio de instituir uma ferramenta que, além de possibilitar uma maior aproximação, permita que as entidades façam o acompanhamento administrativo de suas demandas e documentações junto ao Conselho.
“Esta plataforma, que está em desenvolvimento e tem previsão de implantação ainda neste semestre, permitirá a autogestão pela própria entidade de classe, com nosso total apoio e orientação, mantendo sua regularização perante o Conselho”, esclarece a presidente do CREA-RS.
O trabalho já iniciou e está sendo conduzido pelo gerente da TI, Eder Teixeira Gomes, que detalha sobre o acesso a documentações via Portal. “O Portal das Entidades de Classe será acessado no sistema Apolo, mediante usuário e senha disponibilizados. As entidades terão acesso aos modelos de documentos que deverão ser entregues para cada atividade cadastrada”, explica. A expectativa é que com este recurso, as ocorrências de erro no envio de documentos ao Conselho não aconteçam mais, complementa Eder.
O coordenador do Colégio de Entidades Regionais (CDER-RS), Eng. Civil Jorge Luiz Köche, também considera de extrema relevância esta iniciativa da atual gestão. Uma das principais funcionalidades do Portal vai ser auxiliar as ECs na entrega das documentações necessárias para participação em chamadas públicas ou outro tipo de ações compartilhadas com o Conselho.
“Periodicamente há troca na diretoria das entidades e, muitas vezes, as informações recebidas por uma não são repassadas à seguinte. Com certeza este Portal poderá suprir esta dificuldade e também melhorar a autonomia das entidades, a exemplo de experiências semelhantes de outros Creas”, complementa o Eng. Köche.
A entrega dos documentos também ficará facilitada. “Atualmente, são entregues ao Conselho por e-mail. Com a implantação deste projeto, as diretorias das entidades poderão fazer upload dos documentos no seu ambiente privado, dentro do Portal”, ressalta o gerente de TI. Além disso, acrescenta Éder, com o envio dos documentos via Portal, cada um terá seu status de acompanhamento, contando com o apoio do Núcleo de Apoio às entidades de classe para a manutenção dessa atualização e revisão.
“Há bastante tempo percebeu-se que havia necessidade da criação de algum instrumento para auxiliar a relação entre o Conselho e as entidades, no que diz respeito à documentação exigida para o cumprimento da legislação. Agora, a atual gestão está oportunizando esta interação”, ressalta o coordenador CDER.
Além de ser importante para os chamamentos públicos, o Portal será um local para acessar informações referentes a todas as atividades que envolvem as entidades. “Com certeza a tendência é, com o tempo, poder aperfeiçoar a ferramenta, com a inclusão de funcionalidades que continuem melhorando a relação entre o Conselho e as entidades, buscando sempre facilitar o trabalho dos profissionais que compõem as associações e também acelerar o trâmite e prazos, tanto do CREA-RS como das entidades”, conclui Eng. Köche.
© 2021 CREA-RS. Todos os direitos reservados.