top of page

FISCALIZAÇÃO

CREA-RS lança Operação Verão

 


Fiscalizar balneários, clubes sociais, parques aquáticos, parques de aventura e eventos efêmeros é o objetivo da Operação Verão do CREA-RS, que ocorre em todo o Estado até 20 de março de 2023.

O verão é o período de alta temporada em que o litoral gaúcho, balneários, clubes sociais, parques aquáticos, parques de aventura e eventos efêmeros aumentam consideravelmente a sua população em virtude das altas temperaturas e das férias escolares, quando famílias procuram alternativas para compartilhar momentos de descanso e lazer.Esses locais são empreendimentos que possuem atividades que necessitam de manutenção técnica para a segurança da população. As manutenções e inspeções nos brinquedos e equipamentos necessitam de acompanhamento de profissional e empresa legalmente habilitados. Assim, é dever legal do CREA-RS, combater o exercício ilegal da profissão efetuando a fiscalização do exercício das profissões da área tecnológica, em conformidade com a lei.


 

 

Operação Minerva

 

Realizada em todo o Estado desde o começo de janeiro, a Operação Minerva verificou cerca de mil empreendimentos.

Segundo o Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) a construção gaúcha registrou alta de 7,4% em 2021, enquanto no Brasil foi de 9,7%. O desempenho positivo do setor foi apresentado durante a divulgação dos números do PIB-RS para 2021.


Esses empreendimentos necessitam de profissional e empresas legalmente habilitadas, e é dever legal do Conselho fazer esta fiscalização.

 

  

 

 

Indicadores de fiscalização do Crea gaúcho são destaque no 6º Enafisc



Representantes e responsáveis pelas fiscalizações de todos os Creas do Brasil estiveram reunidos na 77ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea) para a abertura do 6º Encontro Nacional de Fiscalização (Enafisc), que ocorreu em outubro. Dando as boas-vindas aos participantes, o anfitrião e o presidente do Crea-GO, Eng. Civil Lamartine Moreira Júnior, abriu o dispositivo de honra também destacando o bom número de presidentes de Conselhos participantes do evento. “É uma honra recebê-los na nossa casa e, ressalto, a quantidade de presidentes aqui presentes porque isso mostra como vocês são importantes. A fiscalização é o cerne dos Creas. Nós sabemos disso, por isso, contem sempre conosco”, declarou.


Do CREA-RS participaram o gerente de Fiscalização, Eng. Plast. Sidnei Machado e a chefe de Núcleo, Alessandra Borges, parabenizados pela presidente Nanci Walter pelo profícuo e extenso trabalho em solo gaúcho. “Este encontro é importante, também, porque vem com esta nova visão de maior valorização do trabalho da equipe de fiscalização por parte da gestão. Aqui foram mostrados números que retratam o empenho do CREA-RS em combater o exercício ilegal da profissão, protegendo, assim, a sociedade gaúcha”, afirmou o gerente Sidnei Machado.

 

 

Também ressaltou o acerto do Sistema Confea/Crea na realizada dos Enafisc regionalizados. “O nosso encontro da região Sul ocorreu em Canela e de lá saiu importante nota técnica destinada à fiscalização de parques de aventura, que está servindo de modelo a outros regionais, assim como aqui serão trazidas outras notas de fiscalização formuladas pelos Creas e que serão debatidas por todos.” Pelo CREA-RS, estiveram presentes a chefe do Núcleo de Fiscalização, Alessandra Borges e o chefe do Núcleo de Suporte Técnico, Miguel Fontana, além do gerente Eng. Plast. Luis Sidnei Barbosa Machado.

 

Durante a abertura do 6º Encontro Nacional de Fiscalização - Enafisc, a presidente, Eng. Ambiental Nanci Walter, exaltou os números alcançados pela fiscalização do Conselho gaúcho. “Foram mais de 50 mil atividades de engenharia fiscalizadas. Isso é muito quilometro rodado, que demonstra termos atingido mais de 458 dos 497 municípios do Estado. Das diversas modalidades verificadas, mais de 10 mil leigos foram fiscalizados, isso para nós, Engenheiros e Engenheiras, é valorizar nossas profissões. Se sei de uma coisa que profissional nenhum reclama de seu Regional é de ver fiscal na rua”, destacou a presidente, elogiando e demonstrando seu orgulho à equipe de fiscalização.


bottom of page