PALAVRA DA PRESIDENTE
Somos todos CREA-RS
São dois anos à frente do maior Conselho profissional do Rio Grande do Sul. Muito orgulho sinto em poder representar cada um dos mais de 75 mil profissionais.
Nossos profissionais e empresas têm sabido enfrentar e vencer desafios, sempre com dedicação, competência, elevado senso ético e consciência social e ambiental. Da mesma forma, o CREA-RS vem cumprindo com eficiência a missão de estar junto a órgãos parceiros da sociedade, com o objetivo de defendê-la e orientá-la.
Os desafios da gestão pública nos tempos atuais perpassam pela inovação, pela governança, pelas pessoas e pelo desenvolvimento da sociedade.
O CREA-RS aposta no diálogo democrático como caminho para a construção coletiva de um Brasil mais tecnológico, produtivo, competitivo e inclusivo. Assim será no próximo ano, quando teremos pela frente um novo governo estadual e federal, assim como alternância nas instâncias legislativas.
A governança pública pressupõe planejamento, execução e resultados. Assim, o desafio é permanente, tanto nas relações de trabalho quanto com os demais stakeholders.
A missão do Conselho é fiscalizar para coibir que leigos exerçam atividades técnicas nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências e proteger vidas. Então, inovação, governança, pessoas e sociedade fazem parte do dia a dia do CREA-RS.
Falando em governança, a necessidade de avanços e aperfeiçoamentos constantes levou à estruturação do Sistema de Governança do Conselho por Programas.
Com olhos de profissional, procuramos o aperfeiçoamento da informatização dos procedimentos através da TI, para dar maior celeridade às demandas profissionais. Investimos que resultaram em avanços, como a carteira profissional e o pagamento por PIX. Não vamos parar por aí.
Pretendemos informatizar, cada vez mais, procedimentos administrativos, tornando-se um Conselho tecnológico que usa tecnologia de ponta. O profissional já sente a diferença no tempo de registro de pessoa física e jurídica, CAT mais rápido e na entrega da carteira profissional. Até mesmo no tempo de compensação de nossas ARTs.
Estabelecemos uma agenda positiva de ações, projetos e trabalhos, valorizando as 44 Inspetorias como agentes estratégicos e influentes nas suas cidades e regiões. Urge uma nova cultura! De sensibilização e promoção de uma nova gestão mobilizadora, participativa, proativa e ética resgatando o papel político e de liderança dos inspetores. Além disso, inauguramos novas sedes e vamos reformar mais 25 Inspetorias.
A área finalística do Conselho deve ser de ponta, referência em inovação, agilidade e modernidade. Fixamos critérios para ações conjuntas entre o Conselho e o município, por meio dos órgãos envolvidos na fiscalização, buscando o cumprimento da legislação profissional e das normas de postura e zoneamento da cidade.
Por falar em fiscalização, profissional, criamos Programa de Fiscalização Intensiva Estadual, como Operação Minerva, Hefesto, Becquerel, Armazenadoras de Grãos, Abril Verde, Maio Amarelo, Operação Semana Santa. Além disso, participamos de fiscalização em conjunto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público Estadual, Exército, Polícia Federal e outros órgãos governamentais.
Ao percorrerem mais de 470 mil quilômetros, em 478 municípios gaúchos, agentes fiscais verificaram mais de 13.100 leigos, em 72 mil atividades de Engenharia, 23.500 mil empreendimentos fiscalizados, mais de 8.500 infrações constatadas à legislação profissional.
Dessas ações em prol do mercado de trabalho, foram celebrados mais de 1.300 contratos e cerca de 900 profissionais foram contratados.
Depois de um ano de muito trabalho e dedicação, é hora de colher os frutos dos desafios superados, comemorar as pequenas e grandes vitórias e fazer novas listas de sonhos e objetivos para o ano que vai começar.
Que o novo ano chegue com muita saúde e paz para você e para sua família. E que nunca nos faltem desafios para podermos celebrar cada vez mais novas conquistas juntos.