Entidades de classe do Estado recebem atendimento virtual pelo CREA-RS 

Representantes das entidades em novo canal

O Núcleo de Apoio às Entidades de Classe, que integra a Gerência de Convênios e Relações Institucionais, realizou atendimento virtual, via plataforma Zoom, com mais de 15 entidades de classe gaúchas, entre os dias 21 e 24 de setembro. 

Estes encontros foram individuais e, segundo a Eng. Fltal. Míriam Souza, gerente da área, serviram para prestar orientação aos dirigentes das entidades de classe acerca do uso do Portal das Entidades, esclarecendo os pontos principais para a manutenção e a inclusão de documentações importantes para a participação de processos no CREA-RS, entre eles o Chamamento Público 01/2021. Esta é mais uma ação de aproximação do CREA-RS com as entidades de classe proposta pela presidente Eng. Amb. Nanci Walter, que está à frente da atual gestão do Conselho. 

Nosso objetivo é o fortalecimento das entidades e a valorização das profissões que integram nosso Sistema”, sinalizou a Eng. Míriam. 

CREA-RS e CDER-RS parabenizam SEASM pelos 63 anos 

Créditos: Arquivo CREA-RS 

O CREA-RS e o Colégio de Entidades Regionais RS (CDER-RS) parabenizam a Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Santa Maria (SEASM) por seus 63 anos, empenhada em congregar os profissionais de Santa Maria e região, promovendo a valorização e a defesa das duas profissões. A entidade também colabora com os poderes públicos como órgão técnico consultivo, no estudo e solução dos problemas relacionados com a Engenharia e a arquitetura. 

A SEASM, ao longo dos últimos anos, também busca a capacitação dos Engenheiros e arquitetos. O atual presidente, Engenheiro Civil Eduardo Tocchetto, e a vice-presidente, Engenheira Civil Luziany Colusso Barnewitz, junto aos demais diretores, realizam palestras, cursos de aperfeiçoamento, viagens técnicas, entre outras atividades voltadas aos associados.

Entidades já podem inscrever projetos a serem patrocinados pelo Confea 

Créditos: Arquivo CREA-RS 

Estão abertas desde o dia 1º de setembro as inscrições para que as entidades inscrevam projetos para o segundo ciclo de projetos a serem patrocinados pelo Confea, conforme prevê o  Edital de Seleção Pública de Projetos de Patrocínio nº 001/2021. 

Pelo documento, as inscrições para o segundo ciclo vão até o dia 15 de outubro para projetos de publicações e eventos, que deverão ser executados de 1º de fevereiro a 17 de dezembro de 2022. O edital prevê a aprovação de cotas de patrocínio para projetos apresentados por instituições de ensino registradas ou cadastradas no Sistema Confea/Crea, pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos e pessoas jurídicas de direito público. Cada proponente poderá inscrever até dois projetos voltados para temas de interesse da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia. 

  

Para o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, a iniciativa institucional estimula a capacidade científica e técnica das entidades. “Esse suporte financeiro possibilita às entidades de classe e às instituições de ensino a produzirem eventos e publicações, estimulando a inovação, a atualização e a geração de conhecimento de interesse das profissões do Sistema”. O edital de projetos de patrocínio foi elaborado pela Comissão Permanente de Patrocínio (CPAT), composta por funcionários do Confea das áreas de comunicação, de relações públicas, de planejamento e de relações institucionais, e responsáveis pelas análises técnica e de admissibilidade das propostas antes de submetê-las ao Conselho Diretor do Confea e, posteriormente, ao Plenário. 

Os modelos dos  Planos de Trabalho  de Patrocínio de  eventos e  publicações  estão disponíveis no  site do Confea. 

1º Ciclo

Na sessão plenária de julho, o plenário do Confea aprovou a classificação de 83 projetos de patrocínio, cujas cotas foram apuradas conforme Edital de Seleção Pública nº 001/2021, no primeiro ciclo. Das 126 iniciativas apresentadas, foram classificados 62 eventos e 21 publicações. Muitos dos projetos aprovados já podem ser conferidos, como o "Fórum Técnico Sobre Plantio Direto na Palha"  e o " I Bioinsumos Brasil", entre outros. 

Seasc sedia assinatura de contrato para revitalização de margens do Rio Pardinho.

A Seasc participa do Comitê Pardo e abre sua sede para as reuniões da Agerpardo.
Créditos: Arquivo CREA-RS 

A Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc), representada pelo seu presidente, Eng. Civil Leo Azeredo, sediou, no dia 17 de agosto, a assinatura de contrato para criação e execução de projeto que visa recuperar parte da vegetação às margens do Rio Pardinho que apresentam estado de erosão. O contrato é o primeiro firmado pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (Agerpardo) para melhorias da Bacia do Rio Pardo, da qual a Seasc é parte. "A Seasc participa do Comitê Pardo e abre sua sede para as reuniões da Agerpardo. Criada para ser o braço executivo do Comitê Pardo, a entidade é pioneira no Rio Grande do Sul. Seu presidente é nosso associado Engenheiro civil Roberto Mendes", ressaltou o Eng. Leo Azeredo. 
 
A empresa Salix Engenharia Natural, de Frederico Westphalen, será a responsável pelos trabalhos, que terão recursos oriundos de um acordo de contrapartida com a Corsan. De acordo com reportagem do Portal GAZ, serão revitalizados 300 metros de mata ciliar de cada lado do rio, a partir de estudo a ser realizado pela Salix. Os serviços devem estar concluídos até 2022 e o investimento será de 250 mil reais, oriundos de um termo de ajustamento de conduta direcionado à Corsan pelo Ministério Público. 

Agerpardo –  A Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo é uma associação jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e que atua na área da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, mantendo uma estrutura técnica e administrativa para executar a contratação de prestadores de serviços técnicos por projeto e/ou serviços, demandados pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (Comitê Pardo), quando necessário. 
  
A Agerpardo atua na defesa, preservação e conservação do meio ambiente em consonância com os ODS/ONU, priorizando o uso múltiplo e racional dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo 

Afea participa de audiência sobre pedágios 

Ocorreu em 18 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores de Farroupilha, uma Audiência Pública Municipal sobre os Pedágios, e que objetivou deliberar sobre o tema com a comunidade e demais interessados. A Associação Farroupilhense de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (Afea), sabendo da importância desta questão, esteve representada pelo presidente Eng. Alex Gobbato. 
 
O encontro foi organizado pela Câmara Municipal de Vereadores, com a proposição do vereador Gilberto Amarante (PDT) e possibilitou ampliar as discussões sobre o tema, chamando a atenção para um debate mais profundo e detalhado de pontos específicos sobre a concessão. 
 
Na audiência estiveram presentes o deputado federal Pompeu de Mattos, a deputada estadual Francis Somensi, o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, vereadores de Farroupilha e região, secretários municipais, representantes da sociedade civil organizada e demais interessados. 

TERÇAS COM CDER-RS

Terças com o CDER-RS promove palestras de outubro a novembro.

O Colégio de Entidades Regionais do RS retornou este mês com mais quatro episódios do Terças com

o CDER-RS.

Com apoio do CREA-RS, o evento é voltado aos dirigentes das entidades de classe das áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências gaúchas. Os encontros oportunizam um fórum de debates sobre temas de interesse das entidades, visando incentivar o desenvolvimento de ações de sustentabilidade.

© 2021 CREA-RS. Todos os direitos reservados.