Em sua primeira reunião do ano, Comissão de Renovação do Terço elege coordenadores
Créditos: Arquivo CREA-RS
Foi realizada no dia 5 de março a primeira reunião de 2021 da Comissão de Renovação do Terço, que é responsável pela análise dos processos de revisão e renovação das representações das entidades de classe e instituições de ensino que compõem o plenário do CREA-RS.
Na ocasião, foram eleitos como coordenador o Eng. Civil Norberto Inácio Scherrer, e como adjunto o Eng. Agr. José Patrício Melo de Freitas. Para a relatoria foi escolhida a Eng. Química e de Seg. do Trabalho Roselaine Cristina Mignoni.
É papel dos profissionais que compõem a Comissão, a revisão periódica de registro, com apreciação e deliberação dos documentos e informes disponibilizados pelas entidades de classe e instituições de ensino para revisão anual, em conformidade com a Resolução do Confea n. 1.070, de 2015, cujos processos estarão instruídos com parecer do Departamento Jurídico do CREA-RS.
As instituições de ensino e entidades de classe já foram comunicadas, em ofício enviado em janeiro, sobre o prazo de entrega das documentações necessárias ao CREA-RS. De acordo com o coordenador eleito, o objetivo é incentivá-las a enviar com maior antecedência possível e buscar, como em outros anos, o apoio do Colégio de Entidades Regionais do RS (Cder-RS), para contato e incentivo às entidades em anteciparem-se ao prazo final.
Também participaram da reunião os demais membros titulares, Eng. Civil Claudio Akila Otani, Eng. Eletr. Eduardo de Brito Souto, Eng. Florestal Guilherme Reisdorfer, Geol. Leandro Leal de Leal e, com membro suplente, o Eng. Mec. Luiz Antônio Ratkiewicz.
Notícias
Quadro Associativo
O CDER-RS solicitou ao Confea a possibilidade de reeditar o prazo para que entidades que contenham arquitetos em seu quadro associativo possam buscar o seu registro. Foi enviado um ofício à conselheira federal Andréa Brondani, representante do Rio Grande do Sul. O documento está em análise na Comissão de Normatização no Confea.
Relação de Documentos para a Revisão de Registro
O CDER-RS, juntamente com o Naec, disponibilizou a todas as entidades, modelos dos documentos exigidos para a revisão de registro. A ação visa auxiliar as entidades na identificação da documentação correta que precisa ser apresentada ao Conselho suprindo, assim, uma dificuldade encontrada pelos dirigentes. O objetivo é dar celeridade ao processo de análise e diminuir a necessidade de correção.
Edital de Chamamento Público n. 01/2019
As entidades que tiveram os seus processos habilitados pela Comissão de Seleção, passam para a fase da assinatura do termo de colaboração e liberação dos valores, a serem aplicados conforme o previsto no plano de trabalho apresentado por cada uma.
Edital de Chamamento público n. 01/2021
Encontra-se em ritmo acelerado a elaboração do edital de chamamento público 01/2021, compromisso assumido pela diretoria e com total apoio do CDER-RS. As mudanças implementadas vêm ao encontro dos pedidos das entidades tais como: redução do tempo total do processo, menor diferença de recursos entre as entidades, maior possibilidade de conferência da documentação antes da análise de habilitação, entre outros aspectos.
Outra iniciativa fundamental para alcançar resultados positivos, será a realização de reuniões para esclarecimentos sobre o processo como um todo. Os encontros com os presidentes das entidades acontecerão antes da publicação do edital.
Revisão de registro das Entidades de Classe
Encerra no dia 14 de maio o prazo para a entrega dos documentos referentes à revisão do registro das entidades junto ao CREA-RS. Não houve alteração das exigências da Resolução do Confea n. 1070 de 15 de dezembro de 2015, que define os parâmetros da revisão do registro, apesar dos efeitos da pandemia em 2020. Neste sentido, o Cder-RS fez ações para auxiliar as entidades em relação às atividades como o Terças com o CDE-RS, que valem como comprovação de atividades.
Portal das Entidades
Com dedicação especial dos profissionais da TI do CREA-RS, o Portal das Entidades está sendo criado para oferecer, em breve, uma ferramenta que visa auxiliar a gestão dos documentos solicitados com frequência às Entidades, nos processos junto ao Conselho. O Portal dará autonomia às diretorias das entidades na inclusão e exclusão dos documentos, facilitando também a guarda da documentação, sem prejuízo quando trocar a diretoria da associação. Oportunamente será realizado um encontro com os dirigentes das entidades para apresentação e esclarecimento da utilização do Portal.
O Colégio de Entidades Nacionais (Cden) poderá realizar até quatro reuniões ordinárias por ano, conforme resolução aprovada pelo plenário. Até então, a agenda anual era limitada a dois encontros. De acordo com o novo normativo, a primeira reunião ordinária deverá ser em Brasília (DF) e uma será na Soea. A ampliação do calendário irá fortalecer o desempenho das entidades nacionais, segundo o coordenador do colegiado, Eng. Mec. Marco Aurélio Braga. “Vamos poder resolver os assuntos que a sociedade tanto nos demanda e aprovar mais deliberações, ajudando o Confea em sua atuação”, afirmou.
Reuniões do Cden
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