Fiscalização do CREA-RS resulta em cerca de 700 profissionais registrados

A fiscalização está a todo o vapor, a equipe está engajada e comprometida com a segurança da sociedade. E como faz a diferença a experiência que cada agente fiscal tem com o município que ele/ela está lotado/a.

A função finalística do CREA-RS é a fiscalização, quanto maior o número de agentes fiscais em ação menor serão os casos de exercício ilegal das profissões das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências.


De janeiro até setembro deste ano, o Conselho gaúcho fiscalizou mais de 50 mil atividades de Engenharia, nos municípios abrangidos pelas 44 Inspetorias, e 18 mil empreendimentos, sendo que houve a regularização em mais de 5 mil atividades, 700 profissionais registrados e 1.000 contratos celebrados.

Além de fiscalização rotineiras, o CREA-RS promove ações intensivas, que reúnem vários agentes fiscais, com foco em construção civil e segurança do trabalho, Inspeção e manutenção predial; silos e armazenadoras de grãos, Operação Hefesto, voltada para verificação de profissionais responsáveis pela instalação e manutenção de máquinas nas indústrias; Operação Becquerel, voltada para a instalação e manutenção de placas fotovoltaicas, como a que ocorreu em Santana do Livramento.

O Conselho possui o Disque-Segurança através do 0800 510 2563 ou pelo e-mail disque.seguranca@crea-rs.org.br.

Ação conjunta de fiscalização reúne CREA-RS e CAU-RS no Acampamento Farroupilha

No ano em que comemora 40 anos de história, o Acampamento Farroupilha retorna ao Parque Harmonia em Porto Alegre após dois anos de pandemia. Nesta edição, em especial, contou com mais de 70 atrações culturais gratuitas que aconteceram entre os dias 7 e 20 de setembro.

Montagem das estruturas do show do Guns n'Roses

estruturas do show do Guns n'Roses

MEMÓRIA

Imagem1.png
6461.jpg

Acampamento Farroupilha em Piratini recebe fiscalização do CREA-RS

No dia 12 de setembro, por exemplo, foi verificada a Semana Farroupilha de Piratini, no sul do Estado. O evento é retomado na cidade considerada a Primeira Capital Farroupilha após dois anos, quando os festejos foram cancelados em função da pandemia.

Trata-se de um evento de grande porte, com um número expressivo de público, o que torna a fiscalização fundamental para garantir a segurança de todos.

Fiscalização 45ª Expointer

A Expointer - Exposição Internacional de Animais é um dos eventos agropecuários e de maquinário mais importantes do País. Neste ano, a 45ª edição, ocorreu de 27 de agosto a 4 de setembro. Para garantir a segurança dos expositores, trabalhadores e público visitante, o Parque Assis Brasil, onde ocorreu a feira foi foco de fiscalização do CREA-RS. Além desta ação, a equipe de fiscais, formada por Alexsandro Flores Marques (Insp. Novo Hamburgo) e Rafael Grieleb Berquo (Insp. Esteio), com supervisão de Raquel Fortes Rodrigues (Insp. Canoas), já havia visitado o local em julho para verificar as obras de construção de novos estandes-fixos, e as reformas dos existentes. Na fiscalização, os agentes fiscais identificaram o responsável técnico pela montagem dos estandes, Plano de Prevenção Contra Incêndio -PPCI, a estrutura do evento, montagens de parques de diversões, palcos e arquibancadas, além das instalações elétricas e geradores.

Montagem das estruturas para a Fecolônia

De 7 a 11 de setembro ocorreu a Fecolônia, realizada no Parque Municipal de Panambi, juntamente com a 12ª edição da Feira Estadual da Agroindústria Colonial, a 4ª Festa das Flores e a 1ª Feira da Educação Empreendedora. Mas o CREA-RS esteve bem antes para verificar a montagem da estrutura deste evento, considerando o grande número de visitantes que a Fecolônia costuma receber.

Festa Nacional do Moranguinho recebe fiscalização

Festa Nacional do Moranguinho

Bom Princípio recebeu, no Parque Municipal da cidade, milhares de visitantes para a 19ª Festa Nacional do Moranguinho. O maior evento da Capital Estadual do Moranguinho ocorreu entre os dias 7 e 25 de setembro, no município que fica localizado no Vale do Caí e está inserido na rota turística do Vale da Felicidade.

O agente fiscal José Castro Pinto verificou a responsabilidade técnica com profissionais habilitados pela montagem das estruturas e que visou garantir a segurança dos trabalhadores e frequentadores dos locais.

10ª Feira da Agroindústria e da Agricultura Familiar

10ª Feira da Agroindústria e da Agricultura Familiar

Fiscalização é foco da reunião de três Zonais na Expointer

As ações de fiscalização foram apresentadas na reunião das Zonais durante a Expointer pela Chefe de Núcleo de Fiscalização, Alessandra Borges, que falou sobre os indicadores de controle de fiscalização, com regularização, identificação de problemas e performance fiscalizatória.

 

“Estes dados são importantes para direcionar melhor os projetos de fiscalização em todo o Estado e também para estabelecer as ações necessárias para atingir os objetivos do CREA-RS”, ressaltou Alessandra, acompanhada do chefe do NPLAN, Miguel Francisco Guimarães Fontana, e dos supervisores Pedro Ost e Raquel Fortes.

reunião de três Zonais na Expointer

VISITAS TÉCNICAS

Complexo eólico em Santana do Livramento

Conhecer estrutura, matriz energética e capacidade instalada, investimentos e os novos horizontes para a energia eólica no Rio Grande do Sul. Estes foram os temas tratados na visita técnica realizada ao Complexo Eólico Cerro Chato, em Santana do Livramento.

Conselheiros das Câmaras de Engenharia Elétrica e Mecânica e Metalúrgica, acompanhados de equipe de fiscalização do Conselho, conheceram a estrutura dos três parques, que compõem o Complexo Eólico Cerro Chato, que reforça o suprimento de energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN), com 570 megawatts, o que representa 37% da geração eólica atual do Brasil, atendendo o consumo de mais de 3,7 milhões de habitantes.

Minas de garimpo em Ametista do Sul

A extração das pedras preciosas nas regiões de Ametista do Sul é feita em galerias subterrâneas horizontais e muitas ultrapassam 200 metros de extensão. O Distrito Mineiro de Ametista do Sul contém os principais depósitos de aproximadamente 500 garimpos ativos e inativos, distribuídos ao longo de oito municípios. Porém, a maior produção situa-se nos municípios de Ametista do Sul, Iraí, Planalto e Frederico Westphalen. O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor e exportador brasileiro de gemas, ficando somente atrás de Minas Gerais. No mercado internacional de gemas, esse estado é conhecido como um importante produtor e exportador de ágata e ametista. É em um destes cenários que, no dia 8 de julho, conselheiros da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas, inspetores e fiscalização do CREA-RS realizaram uma visita técnica nos garimpos de Ametista do Sul, mais especificamente na Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai, que conta com mais de 200 garimpos ativos e 1.400 associados. São extraídas mais de 400 toneladas de pedras por mês, como ametista, calcita, gipsita, zeolita, ágata e quartzo. A região da cooperativa conta com 27 permissões de lavras garimpeiras em uma área de 15 mil hectares. Demanda que surgiu em uma das reuniões das Comissões da Zonal Alto Uruguai, a visita teve o objetivo de abrir um diálogo na construção de um projeto para a responsabilidade técnica do exercício profissional e suas habilitações. Um relatório será feito como resultado da visita.

Vinícola Aurora

A fiscalização do CREA-RS visitou a Vinícola Aurora, a maior cooperativa de vinho do Brasil, dentro das programações do primeiro workshop para os Agentes de Fiscalização e Funcionários Administrativos das Inspetorias.

O objetivo foi criar um projeto piloto de fiscalização em vinícolas que contam com trabalho de profissionais da Engenharia, que incluem a orientação na área agronômica, a parte industrial-mecânica e a segurança do trabalho.

INSPEÇÃO PREDIAL

A Inspeção Predial realizada por um profissional habilitado e com registro no CREA-RS beneficia os proprietários e gestores prediais, pois entregará uma lista de problemas com a respectiva ordem de prioridade de tomada de ação, servindo como ferramenta do sistema de gestão de manutenção da edificação. O coordenador da Comissão de Engenharia Civil da Inspetoria do CREA-RS em Lajeado, Eng. Civil Eduardo Kroth, fala sobre Projeto de Lei n° 099-02/2022, em discussão nas reuniões das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Vereadores, onde a Inspetoria de Lajeado dispõe sobre a realização de inspeção predial em edificações no município. Segundo o projeto, as edificações localizadas na cidade serão objeto de vistorias técnicas periódicas registradas em laudos de inspeção que deverão ser elaborados por profissional habilitado pelo CREA-RS ou pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS). De acordo com ele, a inspeção predial está baseada em três pilares: redução de custos de manutenção para o condomínio e decorrentes à manutenção corretiva; sustentabilidade, e segurança das pessoas. No vídeo, ele aponta a importância da aprovação de Lei de Inspeção e Manutenção Predial nos municípios.

Canoas e Caxias do Sul

Canoas e Caxias do Sul

Condomínios residenciais, comerciais e estabelecimentos comerciais de Canoas e Caxias do Sul foram fiscalizados no período de 12 a 15 de setembro, com o objetivo de verificar obras e serviços referentes à inspeção predial e manutenção de marquises nos municípios, em conformidade com a Lei n. 5.737, de 1º de fevereiro de 2013. A Inspeção predial está baseada em três pilares: redução de custos de manutenção para o condomínio e decorrentes à manutenção corretiva; sustentabilidade, e segurança das pessoas.

Operação Minerva

Operação Minerva do CREA-RS fiscaliza 97 obras em Gravataí/Cachoeirinha.

De 13 a 15 de setembro, o CREA-RS promoveu a 5ª Etapa da Operação Minerva, com fiscalização intensiva na construção civil das regiões abrangidas pela Inspetoria de Gravataí/Cachoeirinha.

Operação Minerva

Viamão e Alvorada

Viamão e Alvorada

De 16 a 18 de agosto, os agentes fiscais Fernanda Delavi, Gustavo Fernandes e Ilson Garin, sob a supervisão de Pedro Ost, promoveram fiscalização intensiva em obras civis, com foco em segurança do trabalho, dos canteiros de empreendimentos residenciais, comerciais e públicos de Viamão e Alvorada.

© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.