FarmTwizy.png

Veículo elétrico visa melhorar a produtividade na agricultura

No dia 25 de outubro de 2021, a Tesla Inc. atingiu o valor de mercado de US$ 1 trilhão, tornando-se a sexta empresa na história a bater essa marca. Com foco em veículos elétricos e produção de energia limpa, a Tesla fez um modelo a ser seguido por diversos setores da indústria automobilística.

Mas por que adotar esse pensamento apenas em empresas milionárias? Foi com isso em mente que o grupo FarmTwizzy, da Universidade Feevale, desenvolveu o seu projeto vencedor do prêmio nacional Renault Experience de 2020.

O grupo é composto por Niklaus Lauxen e Gustavo Siebel, do curso de Engenharia Eletrônica, Paulo César Junior, do curso de Engenharia de Produção, e Vinicius Wilbert, graduado em Design de Produto pela Feevale. Sob a orientação dos professores Juan Almada, coordenador dos projetos em Design, e Fabiano Nunes, doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas, os participantes desenvolveram o FarmTwizy, um veículo elétrico que traz para o mercado do agronegócio uma solução inovadora, com o propósito de aumentar a produtividade na agricultura.

Como base para seu projeto, o grupo utilizou o Renault Twizy, veículo 100% elétrico e compacto desenvolvido pela empresa francesa. A ideia dos participantes foi implementar novas ferramentas ao veículo já existente para auxiliar o pequeno e médio produtor de soja no manejo da safra. Tudo com tecnologia limpa.

O formando em Engenharia Elétrica e participante do projeto, Niklaus Lauxen, destaca a importância de o grupo ter participado do Renault Experience: “Foi uma grande experiência para todos, muito networking, conhecimento compartilhado e recebido com grandes nomes do cenário nacional de startups e aprendizados que em nenhum outro lugar conseguiríamos em tão pouco tempo. Do momento que realizamos a inscrição, ao momento que estávamos na final do mundial, se passaram um ano e quatro meses, que agregaram muito em nossas vidas”, afirmou.

 

O projeto

Entre as alterações propostas pelo grupo, uma das principais é a presença de um software inteligente que oferece ao agricultor ferramentas de análise do solo, análise foliar e monitoramento visual de toda a plantação com o auxílio de um drone. 

O intuito do veículo é oferecer mobilidade, gestão da lavoura e integração de toda a área rural. Para tanto, o grupo desenvolveu um mini laboratório integrado no FarmTwizy. Segundo Lauxen, este é “um dos pontos chaves da nossa solução. Vai ser funcional e prático para que o produtor possa fazer as coletas e os principais testes, a fim de monitorar a saúde da sua lavoura e, com o software, tomar a melhor decisão no menor período de tempo, sempre buscando o menor uso de agroquímicos e a maximização da produção”, destacou o graduando de Engenharia Elétrica.

O veículo ainda é equipado com pneus tratorados para facilitar a mobilidade ao terreno rural, uma placa de energia solar responsável por auxiliar no abastecimento do veículo, e um drone diretamente ligado ao sistema inteligente. A presença de imagens aéreas, intitulada aerofotogrametria, auxilia na análise do solo, no controle de pestes e na programação da irrigação da lavoura.

Para contar com um FarmTwizy na sua lavoura, a ideia é que hajam três opções: aluguel, compra e contratação de serviço. 

 

A realidade

Devido à pandemia, o projeto teve que ser posto em pausa por tempo indefinido. Após conquistarem a etapa nacional do Renault Experience, o grupo apresentou o veículo de maneira virtual na competição mundial organizada pela empresa automobilística e ficou entre os destaques finais.

O grupo segue unido e possui planos de concretizar o projeto, mas no momento se dedica a outras questões. “Atualmente, o projeto está em stand-by, devido a outras demandas dos integrantes do grupo e a falta de tempo para trabalhar em cima da solução. Como não recebemos o carro da Renault e em função de toda a questão da pandemia, não foi possível montar o primeiro protótipo e realizar as validações”, revelou Lauxen.

Para entrar em contato diretamente com a equipe responsável pelo projeto, o email farmtwizy@gmail.com está à disposição.
 

GALERIA

© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.