Inspetores de São Leopoldo reúnem-se com diretor-geral do Semae

Maior aproximação com os órgãos públicos. Um dos objetivos da nova diretoria da Inspetoria do CREA-RS em São Leopoldo começou a ser concretizado. Liderada pelo inspetor-chefe, Eng. de Prod. Mec. e Seg. Trab. Fabio Roberto Chaves, a delegação do CREA-RS, composta pelo inspetor-tesoureiro, Eng. Prod. e Seg. Trab. Igor Heck, pelo membro de Comissão Luís Macks e pela supervisora da Fiscalização (Regional 2) Alessandra Borges, visitou o Serviço Municipal de Água e Esgoto de São Leopoldo (Semae).

Recebidos pelo vice-prefeito de São Leopoldo e diretor-geral do Semae, Ary Moura, e pelo Eng. Mecânico Everson Gardel, assessor técnico de engenharia da autarquia, os inspetores entregaram a Carta de Apresentação da gestão 2021/22 da Inspetoria de São Leopoldo.

O Eng. Fabio Chaves ressaltou a importância de ações como esta para maior aproximação aos órgãos públicos e privados. “É uma oportunidade para esclarecermos muitas dúvidas sobre cargos e funções, autos de infração, fiscalizações e responsabilidades”, avaliou o inspetor-chefe. “Temos que mostrar que o CREA-RS fiscaliza o exercício ilegal da profissão e que é um órgão importante tanto para o profissional, quanto para a população. Serviços de engenharia devem ser feitos por Engenheiros e é isto que o Conselho busca garantir”, complementa.

A supervisora de Fiscalização, Alessandra Borges, esclareceu sobre as ações. “A fiscalização do CREA-RS em órgãos públicos tem como demanda os cargos técnicos. Já fizemos uma ação aqui no Semae para verificar se os cargos técnicos estavam sendo ocupados por profissionais habilitados. Outra demanda é sobre as licitações, nas quais verificamos as empresas terceiras e se existem ARTs de orçamento, projeto e fiscalização. Todas estas iniciativas possuem previsão legal. Por exemplo, o Tribunal de Contas exige, em todas as licitações, a necessidade de orçamento, que só pode ser feito por um profissional habilitado”, explicou.

O Eng. Fabio aproveitou para informar que todas as terças-feiras, na parte da tarde, os inspetores vão estar na Regional para ajudar a tirar dúvidas sobre procedimentos como o preenchimento correto de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e de solicitação de Atestados de Capacidade Técnica e Licitações.

© 2021 CREA-RS. Todos os direitos reservados.