Inspetores reunidos em capacitação 

Inspetores e representantes de zonal estiveram reunidos no dia 16 de setembro, por meio de plataforma de reunião virtual, para participar de capacitação promovida pelo Conselho. Este encontro reúne os profissionais que representam as 44 Inspetorias que atuam em todo o interior do Estado. Os inspetores assumiram em janeiro e concluem o mandato em dezembro de 2022, já os zonais tem um ano de mandato. 

O coordenador das inspetorias, Eng. Mec. e de Seg Trab. Marcos Antonio Kercher, abriu a reunião destacando a importância dos inspetores, que representam o CREA-RS em suas regiões. “Nosso intuito é falar do papel e funções dos inspetores e falar do Conselho, que tem tanta representatividade, mas que, muitas vezes, não sabemos usufruir disto na sua totalidade.” 

Também destacou o último ano e meio, atípico pelas dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19. “É um período complicado, que mobilizou as inspetorias, e vocês, assim como os conselheiros e diretoria, reagiram para enfrentar as dificuldades que a pandemia nos apresentou. Desta forma, estamos bem contentes com o fator construtivo que estamos conseguindo e felizes pelas provocações que nos levaram à frente”, afirmou. 

A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, que iniciou sua trajetória no Regional como inspetora de Esteio, ao começar sua fala com os 93 colegas, destacou que sua gestão tem o olhar dos profissionais e vai atuar para aproximar cada vez mais o Sistema de todos. Destacou os desafios enfrentados desde o início de sua gestão, assim como as ações que têm sido tomadas. “Temos priorizado o atendimento aos profissionais, nos valendo dos canais digitais como whats business e a implementação do chat on-line”, destacou. 

Ressaltou ainda a ação parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado, contra o PLC 39/2020, que pretende alterar a Lei Kiss, autorizando que os técnicos sejam responsáveis por Planos de Prevenção Contra Incêndio, o que contraria legislações federais e estaduais. Também enfatizou as participações em solenidades de colação de grau, reforçando a importância de ser mais presente na vida dos estudantes. “O CREA-RS tem que participar mais da vida acadêmica do estudante, assim como das instituições de ensino. Vamos implementar o CREAJr”, citou. 

Diretor Financeiro, o Eng. Eletricista e de Seg. Trabalho Fernando Luiz Carvalho da Silva apresentou as ações da gestão para regularização de anuidades de profissionais e empresas em débito com o Conselho. “Temos um passivo de cerca de 30 milhões de reais dos exercícios anteriores, de 2015 a 2020. De janeiro a maio já reavemos 2,54% deste montante e negociamos, com a possibilidade de parcelamento, 14% da dívida total”, divulgou. Também falou sobre o edital que será aberto para que as manutenções preventivas e corretivas nas edificações das inspetorias sejam realizadas com mais agilidade e facilidade. “Isto vai impactar fortemente nas Regionais, resolvendo um problema histórico, e liberar os inspetores para outras demandas mais relevantes.” 

Representante dos gaúchos no Conselho Federal, a Eng. Agr. Andrea Brondani, também esteve presente.  “Se hoje estou aqui devo às inspetorias e entidades de classe e quero dizer que o Confea está aberto a vocês através da minha representação e que juntos, também aos funcionários, estamos firmes e fortes para fazermos o nosso CREA-RS ser muito importante no cenário nacional. Entendemos que não existe separação no Sistema, existem níveis de atividades, mas estamos todos pelo bem comum, que é a defesa da fiscalização e do exercício profissional.” 

Papel e funções do Inspetor 

Após, iniciando as apresentações da programação, o coordenador Eng. Marcos falou sobre o papel e as funções dos inspetores e dos membros de Comissão. “Temos 75 mil profissionais e muitos não sabem o que é o Conselho, mesmo na nossa comunidade mais regional, e as inspetorias são importantes para passar esse conhecimento e representatividade”, destacou. Frisou, ainda, a natureza pública da função assumida por cada representante e da responsabilidade em atuar para o bem da comunidade profissional e, nunca, em proveito próprio. “Embora seja um cargo transitório exercemos esse papel de ente público, em parceria com os funcionários administrativos e agentes fiscais em prol das ações e metas desenvolvidas.” 

Portal do Inspetor 

O coordenador-adjunto, Eng. Civil Milton Pedrollo, fez uma breve apresentação do Portal dos Inspetores, demonstrando como acessá-lo e sua importância para o desenvolvimento das atividades dos representantes nas inspetorias, com informações de fiscalização, entre outras. “Temos essa ferramenta e muitos não sabem, e é muito interessante que vocês acessem para aporte ao trabalho, pois na plataforma temos uma área bem ampla de informações”, explicou. 

Encerrando o treinamento, o coordenador agradeceu as presenças e destacou o êxito em demonstrar um panorama geral da atividade dos inspetores e das inspetorias. “É uma contribuição para os que já têm experiência e conhecimento, assim como para os que estão entrando agora. Esperamos ter atendido aos anseios de vocês e reforço que as sugestões são sempre bem-vindas.” 

© 2021 CREA-RS. Todos os direitos reservados.