top of page

50 anos da Inspetoria de Pelotas: homenagem na Câmara da primeira regional do CREA-RS em solo gaúcho 

aniversario pelotas

Primeira regional, fundada em 1971 pelo CREA-RS em interiorização no atendimento e representatividade, a Inspetoria de Pelotas completou 50 anos no dia 05 de novembro, Localizada na rua Félix da Cunha, 260, a inspetoria congrega, além da cidade-sede, mais 16 municípios da região que conta com mais de 2.700 profissionais inscritos na jurisdição. 

Para comemorar o meio século de presença do Conselho no município, no dia 04 de novembro, a Inspetoria de Pelotas foi homenageada pela Câmara de Vereadores em Ato Solene, no Plenário da Casa Legislativa. Contou com a presença do presidente da Casa, vereador Cristiano Silva, proponente da homenagem, da presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, e dos inspetores de Pelotas, Engenheiros Civis Miguel Medina Júnior, Rui Miller Lucas e Jacques Reydam, acompanhados dos coordenadores das Inspetorias, Eng. Mec. e Seg. Trab. Marcos Kercher e Eng. Civ. Milton Pedrollo, adjunto. 

Citou e agradeceu, ainda, aos funcionários administrativos e agentes fiscais da Regional. “Que muitos de vocês conhecem pessoalmente pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade e dos profissionais”, afirmou, dizendo serem, também, os responsáveis pela trajetória diária do Conselho em Pelotas, “sempre superando os desafios”.

Por fim, destacou a meta de buscar a interiorização da gestão no próximo ano. “Espero vir a Pelotas mais vezes para contribuir com as instituições públicas da região e trazendo o CREA-RS para perto dos profissionais e da sociedade nesta interiorização, reforçando e resgatando a história do Conselho gaúcho."

50 anos de história 

Melhorar a qualidade de vida das pessoas faz parte do dia a dia dos profissionais do Sistema Confea/Crea. E garantir o exercício legal de cada atividade faz parte da rotina do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul. O CREA-RS foi criado em 30 de maio de 1934 e, desde lá, vem trabalhando para valorizar a área tecnológica, garantindo a segurança da população. Uma missão que tem que ser tão grande quanto o tamanho do nosso Rio Grande. 

Há 50 anos, os gestores sentiram a necessidade de interiorizar o Conselho, trazendo-o para mais perto dos profissionais e da comunidade. Na época, o presidente do Conselho era o arq. Alfredo José Chagas, que publicou a Decisão nº 2/71 no Diário Oficial da União, elencando algumas das atribuições das inspetorias. 

E assim surgiu a primeira Inspetoria, criada em 05 de novembro de 1971, em Pelotas, uma das capitais regionais do Brasil e que, de acordo com dados do IBGE de 2020, é a quarta cidade mais populosa do Estado. A região de Pelotas é a maior produtora de pêssego para a indústria de conservas do País, além de ser destaque no cultivo do arroz e também na pecuária, com rebanhos bovinos de corte. 

Conhecer, porém, a história da Inspetoria de Pelotas vai além de citar os fatos de maior importância ao longo de sua trajetória, mas, sim, descobrir os profissionais, colaboradores, empresas e entidades que ajudaram a construir a linha do tempo do cinquentenário. Entre os inspetores pioneiros estavam o Eng. Civil Isidoro Halpern, o Arq. Ari Marangon e o Eng. Agrônomo Orlando Rego Magalhães Filho.