Segunda Inspetoria do CREA-RS chega aos 50 anos 

Em 1972 a comunidade de Santa Maria passou a contar com a segunda regional do CREA-RS no interior do Estado. Um ano antes, os Engenheiros Bugre Toropy de Oliveira, junto a outros colegas santa-marienses, estiveram em Porto Alegre em reunião com o presidente do Conselho à época, arquiteto Alfredo José Chagas, para conversar sobre a interiorização da autarquia, visando aproximá-la dos profissionais que, na cidade, ainda tinha algum receio do papel do CREA-RS. 

Instalação da Inspetoria 1972

Instalação da Inspetoria 1972

Tendo a solicitação acatada, a Inspetoria de Santa Maria foi inaugurada no dia 15 de março de 1972 pelo arquiteto Alfredo José Chagas, contando com a presença do então presidente do Confea, Eng. Agro e Químico Fausto Aita Gai, que era natural de Santa Maria. O local escolhido foi o Edifício São Pedro, na rua Floriano Peixoto, 1124, na região central. Em 29 de novembro de 1991 foi transferida para sede própria na Avenida Borges de Medeiros, 1830, inauguração que contou com a presença do Presidente do CREA-RS, Eng. Pedro Bisch Neto.

Primeiro seminário da Inspetoria

Foto Primeiro seminário de Inspetorias - 1985.jpeg
Foto 2 Primeiro Seminário de Inspetorias.jpeg

Eng. Bugre lembra um episódio ocorrido quando a Regional passou a funcionar. “Teve um profissional que, quando soube da instalação do CREA-RS na cidade, telefonou para o inspetor, Eng. Civil e Eletricista Fernando Alcione Ethur, e disse: “Está louco trazer o Conselho para Santa Maria”, lembra ele, hoje achando graça da visão que os profissionais tinham da atuação do CREA-RS, como se fosse algo punitivo. “Essas posições foram um dos motivos que fizeram com que eu me esforçasse mais ainda para trazer um escritório”, recorda com orgulho.

Na época, a jurisdição da Inspetoria abrangia cerca de 1.800 registrados, contava com o trabalho de três funcionários e tinha dez municípios sob sua jurisprudência: Júlio de Castilhos, Tupanciretã, Nova Palma, Faxinal Soturno, Silveira Martins, Dona Francisca, Agudo, Restinga Seca, Mata e São Pedro do Sul. Com o crescimento da região nestes 50 anos, hoje são cerca de 2.500 profissionais e a abrangência subiu para 20 municípios


A primeira diretoria foi composta pelo inspetor-chefe Eng. Fernando Alcione Ethur junto a Hugo de Almeida Gomes e José Antônio Brenner, tendo como funcionário o já citado, Mário Vicente Lopes.  Não havia fiscal fixo, sendo enviado periodicamente pela sede um agente fiscal. Também ainda não havia as Comissões.

1985 Eleição para presidente do CREA-RS

Foto 1985 Eleição para presidente do CREA.jpeg

Compõem a diretoria da Inspetoria, como inspetora-chefe, a Eng. Quim. e Eng. Seg. Trab. Giovana Jussara Gassen Giehl, o Eng. Agr. Paulo Ramon Pedrazzi, como inspetor-secretário, e, na função de inspetor-tesoureiro, Eng. Civ. Thiago Mottecy Piovezan. No atendimento aos profissionais registrados na jurisdição da Inspetoria, que abrange 25 municípios, os funcionários administrativos Ademir Knierim dos Santos Junior e Fabiane Busanello. Na fiscalização o agente fiscal Celso Marasca.  


Atualmente é responsável pela atendimento e questões a administrativas a funcionária Fabiane Bussanello. “Estou na Inspetoria desde novembro de 2009. Na época as funcionárias administrativas eram a Alessandra Sbeghen Brasil, atualmente na Inspetoria de Porto Alegre, e a Luciana Michel Cardoso, que hoje está na Inspetoria de Tramandaí. Lembro que a Regional passava por reforma para adequação à Lei de acessibilidade tendo sido reinaugurada em 21 de setembro de 2010”, recorda ela.  

SANTA MARIA 


Cidade universitária, é sede de uma das grandes universidades federais do País: a Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm) foi criada por José Mariano da Rocha Filho, em 14 de dezembro de 1960. A instituição tem aproximadamente 30 mil alunos em cursos permanentes que vão desde a educação básica até a pós-graduação. O município possui grande poder de atração populacional, o que o transformou em importante centro regional e forte centro de polarização. 

 

 

TOTAL REGISTRADOS PF: 2.557

 
TOTAL REGISTRADOS PJ: 391        


MUNICÍPIOS: Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Palma, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Seca, Santa Maria, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, Silveira Martins e Toropi. 


ÁREA ABRANGÊNCIA Km²: 10.302,67

Acompanhe a história de 50 anos:

Relação de Inspetores - CREA Santa Maria RS

ARQUIVOS:

Nota de Inaguração

Publicação Ref. Implantação

Publicação da A razão em 1987

Decisão 02_1971

© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.