top of page

NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos: gerenciando riscos  

NR 12

A NR 12 é um marco para a segurança do trabalho no Brasil, pois, desde sua implementação, o número de acidentes de trabalho tem diminuído cada vez mais, o que contribui para o bem-estar dos trabalhadores e para a estabilidade das empresas. Por ser um tópico de tamanha relevância, o Senac São Paulo traz para o mercado a publicação NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos: gerenciando riscos. Os autores apresentam recursos para realizar inventários de máquinas, além de fornecer ferramentas para análise de risco em sistemas de proteção e em atividades de operação, inspeção e manutenção de equipamentos – medidas simples, mas que ajudam a prevenir a ocorrência de acidentes de trabalho que, infelizmente, ainda fazem grande um número de vítimas anualmente.

 

Autores: Armando Campos, João Baptista Beck Pinto

Editora: Senac SP

Contato: www.editorasenacsp.com.br

Biocombustíveis: a energia da controvérsia

Biocombustíveis: a energia da controvérsia

Se é verdade que a escassez do petróleo está próxima, faz-se necessário então a introdução de novas formas de energia. Nesse contexto, nos deparamos com as tentativas de disseminação dos biocombustíveis. Mas seria essa, realmente, uma forma de energia limpa? Quais são as suas contribuições e quais podem ser suas consequências? Este livro se propõe a responder a essas perguntas.

 

Autor: Ricardo Abramovay

Editora: Senac SP

Contato: www.editorasenacsp.com.br

6461.jpg

Manual De Engenharia Diagnóstica - 2a. Edição Capa comum – 22 março 2021

Manual De Engenharia Diagnóstica

Engenharia Diagnóstica é investigação técnica, e como tal requer liberdade de observação, senso crítico e experiência aos profissionais deste fascinante ramo da Engenharia. Aliando teoria à prática, o manual traz o que há de mais moderno nas investigações das vistorias, inspeções, auditorias e perícias em edificações, bem como comentários às principais legislações e normas pertinentes. As manifestações patológicas e os índices de desempenho são os focos das investigações analisadas pelos autores, nacionais e estrangeiros, em todo o processo construtivo, do projeto à edificação em uso. Os principais sistemas construtivos também são analisados no livro, desde as fundações até os revestimentos, no propósito de contribuir com os profissionais de Engenharia, Arquitetura e do Direito, que convivem com a necessidade da verdade do fato técnico, seja para aprimorar a qualidade e medir o desempenho, ou apurar as origens e causas das manifestações patológicas. Sem qualquer mistificação, os autores indicam os rumos técnicos de se resguardar direitos e determinar responsabilidades no mundo da construção civil.

 

Autores: Tito Lívio Gomide, Stella Marys Della FloraAntonio Guilherme Braga, Antônio  GulloJerônimo Cabral Fagundes Neto

Editora: EUD

Contato: Amazon.com

Podcast “Falando em Túneis” do CBT ganha repercussão na imprensa

O quarto episódio do “Falando em Túneis” tem a participação do Engenheiro Tarcísio Celestino, que fala sobre a possível expansão da malha metroviária com capital privado. O episódio foca na importância do uso do espaço subterrâneo e da digitalização na indústria de túneis. Além disso, Tarcísio Celestino compartilha com o ouvinte seu conjunto de conhecimentos e experiências a respeito deste tema, tão relevante para o Brasil e o mundo. Ouça o quarto episódio completo e acompanhe mais histórias e novidades da comunidade tuneleira no “Falando em Túneis”, o podcast do Comitê Brasileiro de Túneis.

Perícia e Assistência Técnica – Judicial e Extrajudicial

O livro é eletrônico e a edição será disponibilizada sem custos aos interessados mediante cadastro para aquisição, no link abaixo:

https://forms.gle/cAR7D8NXtTYrzQjj8

Após o cadastro no formulário, o endereço para o resgate do livro será enviado automaticamente por e-mail. Profissionais podem entrar no grupo do Telegram, com convite disponibilizado no livro, para dúvidas, sugestões, debates ou troca de experiências sobre o assunto.

Resolução 1000 da Aneel: baixe o livro atualizado

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão regulador do setor elétrico, aprovou, no dia 07 de dezembro de 2021, a Resolução Normativa (REN) nº 1000/2021. Assim sendo, a ANEEL publicou a nova resolução ainda no mês de dezembro do mesmo ano. O documento consolida as principais regras da Agência para a prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica, ou seja, os direitos e deveres dos consumidores e das distribuidoras. Em resumo, a resolução 1000 foi criada para substituir a norma antiga (REN 414/2010) e outras 60 normas da ANEEL. Dessa forma, Agência revogou essas normas, consolidando-as em um único documento.

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) promoveu, no mês de março de 2022, um Workshop sobre a nova resolução. Ocorreram quatro sessões de duas horas com debates entre Engenheiros Eletricistas e demais interessados no assunto. Além dos Engenheiros, o evento contou com a participação de técnicos, advogados, projetistas, prestadores de serviços, peritos judiciais, estudantes, entre outros.

 

Tendo em vista a abrangência da resolução 1000, os participantes escolheram alguns dos temas mais importantes para discussão. Após amplo debate dos assuntos selecionados, o workshop resultou na publicação de um livro digital. O e-book traz um comparativo entre a resolução 1000 e a resolução 414 e está disponível para download e consulta, de maneira gratuita, à toda a sociedade.

 

Considerando que muitas alterações foram promovidas pela resolução 1000, os autores selecionaram os pontos mais relevantes para a publicação da primeira edição de um livro em formato eletrônico (e-book).

No e-book também estão disponíveis os links de acesso às gravações de todas as sessões do workshop. Assim, os leitores podem conferir os debates que originaram a publicação do livro. Solicite o acesso ao e-book através do formulário disponibilizado no link a seguir:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeoMNlP0_0GPC_elbD6ibp5unPW7TCKIpto2IdK638eHkm7sQ/viewform

© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.

bottom of page