Cerimônia realizada na ALRS sela a inclusão do CREA-RS no Programa Cresce RS

O presidente da Assembleia, deputado Gabriel Souza, destacou a importância em receber o Conselho no Programa. “Esta junção é dos pilares que podem destravar os programas estruturantes para o nosso Estado” / Créditos: Joel Vargas | Agência ALRS 

 

O termo de adesão foi assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), e pela presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, tendo como testemunhas o deputado Luís Augusto Lara (PTB), em cuja gestão o programa foi implantado, e o líder do governo, Frederico Antunes (PP). 

 A ação faz parte da meta da atual gestão de aproximação com órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal, com o intuito de promover parcerias em prol do desenvolvimento e da segurança da sociedade.  

A presidente da autarquia, Eng. Nanci Walter, explicou as contrapartidas técnicas-operacionais que atenderão aos objetivos do Programa, no campo da competência do CREA-RS, para que sejam resolvidas, destravadas e desburocratizadas com a colaboração conjunta, envolvendo o Legislativo, Executivo e o Conselho, através de seus profissionais e colaboradores, como agilidade no registro das pessoas jurídicas e de atestados de capacidade técnica que participem das contratações públicas ligadas a serviços/obras vinculadas ao Programa Cresce/RS; assessoria parlamentar como apoio às atividades da Engenharia ligadas ao Programa Cresce/RS, entre outros. 

CREA-RS PASSARÁ A INTEGRAR CONSELHO ESTADUAL DE DESBUROCRATIZAÇÃO E EMPREENDEDORISMO 

CONSELHO ESTADUAL DE DESBUROCRATIZAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Em reunião no dia 18 de novembro, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão do governo do Estado, Claudio Gastal, formalizou o convite à presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, para que a entidade que representa os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências no RS passe a integrar o Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede). 

O CREA-RS também, desde outubro, passou a integrar o Programa Cresce RS da Assembleia Legislativa do Estado, que tem por objetivo monitorar os projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. 

Estudante brasileira é eleita presidente da Associação Latino-americana de Estudantes de Engenharia Civil 

presidente da Associação Latino-americana de Estudantes de Engenharia Civil

Vitória e Yamil juntos ao presidente que finda mandato, Andrés Gutiérrez (Mexicano). Créditos: Divulgação 

Durante a Assembleia Geral do XVI Congresso Latino-americano de Estudantes de Engenharia Civil, sediado em Tarija, na Bolívia, ocorreu a eleição para a Presidência e Vice-presidência da Associação Latino-americana de Estudantes de Engenharia Civil, mandato 2021-2022. 

Resultou eleita como presidente Vitória Walter Klering, do Brasil, estudante da Unisinos, sendo a segunda presidente mulher escolhida na história da Aleic. O estudante Yamil Velásquez Baldiviezo foi eleito vice-presidente para gestão, e também assumiu o cargo de diretor-geral do XVI Coleic. 

Vitória Klering é filha da atual presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, que também foi a primeira mulher a assumir a presidência do Regional em 87 anos de história.  

No dia 23 de novembro, a nova presidente da Associação Latino-Americana de Estudantes de Engenharia Civil concedeu uma entrevista para a Radio Luis de Fuentes, da Bolívia.

 

(https://radioluisdefuentes.com/especiales/los-desafios-de-ser-ingeniera-en-tiempos-modernos/?fbclid=IwAR0GZsgFKqzFH-pA-1O3J9Pzpdl8jRB2YekJHimP-UgGm2GCRtZv21NDWJA

CREASUL reúne-se em Bento Gonçalves

reunião ordinária

Anfitriã da 6ª Reunião do CREASUL, que ocorreu em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a Eng. Ambiental Nanci Walter coordenou, de forma híbrida, o encontro que reuniu presidentes da Região Sul, Eng. Civil Ricardo Rocha de Oliveira (Crea-PR) e o Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier (Crea-SC), seguindo todos os protocolos sanitários.

Também participaram o gerente Regional Sul, Eng. Amb. Renato Muzzolon, representando a Presidência do Confea, além do grupo de assessoramento dos três Creas.

Grupo participante da reunião ordinária. Créditos: Arquivo CREA-RS 

Operação Hotel Seguro

Lançada a Operação Hotel Seguro

Na pauta, temas comuns, como alinhamento da fiscalização, liberação de visto para profissionais que atuam nos três estados, ART de Elevadores, normatização federal sobre patrocínios, padronização de procedimentos jurídicos e Tabela TOS. A fiscalização sobre a exigência do Salário Mínimo em órgãos públicos foi um dos temas abordados, além de uma ampla campanha sobre a importância do salário mínimo. 

Ao dar as boas-vindas, a Eng. Nanci Walter ressaltou os itens da pauta e o necessário alinhamento entre os presidentes de alguns procedimentos que venham a facilitar as atividades dos profissionais. "São regiões diferentes, mas muitas ações podem ser implantadas para a própria atualização do Sistema", apontou. 

Presidente do Crea-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier destacou na sua apresentação o grande avanço do Sistema com as eleições para conselheiro federal, pela primeira vez via internet. "Facilita o acesso dos profissionais ao processo democrático", apontou. 

Elogiou ainda, o trabalho da fiscalização do Conselho catarinense, cujos resultados podem ser percebidos com os números apresentados pelo Crea de Santa Catarina. "Os relatórios de fiscalização estão bem acima de 2019", apontou. 

Em sua manifestação, o Eng. Civil Ricardo Rocha de Oliveira agradeceu a recepção e a organização do evento e elogiou o fato de levar para o interior a reunião do CREASUL. Lembrou ainda da visita técnica, que classificou como muito esclarecedora, realizada no dia anterior na UCSGRAPHENE. 

Ao citar as pautas que serão levadas ao Colégio de Presidentes, o Eng. Ricardo falou sobre o forte posicionamento do CREASUL. "Somos um conjunto de poucos Estados, com relação a outras regionais, mas procuramos sempre levar propostas objetivas e efetivas para melhorar o nosso Sistema. Portanto, o nosso alinhamento é fundamental e a nossa força em conjunto", ressaltou. 

A Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha, conselheira federal pelo RS, que participou de forma virtual, elogiou a união dos três Creas e destacou que quem sai ganhando são os profissionais. "Estou na Sessão Plenária do Confea que tem como pauta a homologação dos conselheiros recém-eleitos e a discussão sobre a revisão da Lei 5.194. Mas também estou à disposição a diretoria dos três CREAs", complementou. 

Também coordenador dos Congressos Estaduais Profissionais (CEP) nos 27 Conselhos Regionais de Engenharias, o Eng. Amb. Renato Muzzolon falou sobre o Congresso Nacional de Profissionais que acontecerá no ano que vem na sequência da Soea, em Goiânia.  
 

Informou que, na Sessão Plenária Ordinária 1.583, de outubro de 2021, os conselheiros aprovaram o tema central para o 11º Congresso Nacional de Profissionais: Desenvolvimento Nacional com Implementação de Políticas Públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências, tendo como eixos temático: inovação tecnológica, infraestrutura e atuação profissional. “A 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia e o 11º Congresso Nacional de Profissionais serão realizados entre 4 e 8 de outubro de 2022. Acontecerão de forma híbrida, ou seja, presencial e virtual. Os estandes dos Creas e do CDEN na Exposoea serão virtuais. Mas ficará mantida a praça central, com área de convivência, exposição de patrocinadores e a ilha da inovação”, revelou.

Presidentes dos Creas da Região Sul visitam a planta da UCSGRAPHENE 

UCSGRAPHENE

Como agenda da reunião do CREASUL, os presidentes dos Creas da Região Sul, Eng. Ambiental Nanci Walter (CREA-RS), Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira (Crea-PR) e Eng. Civ. e Seg. Trab. Kita Xavier (Crea-SC), e o Eng. Amb. Renato Muzzolon JR, gerente da Regional Sul, representando a Presidência do Confea, além de outras lideranças dos três Estados, visitaram a UCSGRAPHENE, a primeira e a maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina, instalada dentro de um Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação –TecnoUCS. 

 
Inaugurada em abril de 2020, a UCSGRAPHENE, junto com a empresa parceira Zextec Consultoria Empresarial, desenvolveu um reator de dispersão do grafeno em soluções líquidas e sólidas. O equipamento tem a finalidade de misturar, da forma mais homogênea possível, o grafeno nos materiais em que ele for aplicado, como compósitos, lubrificantes, tintas e solventes, entre outros, garantindo melhor qualidade no produto final. 

Estamos muito honrados com a presença deste grupo, pois os Conselhos profissionais são muito importantes para o nosso trabalho”, afirmou o reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, ao dar as boas-vindas ao grupo. Coordenador da UCSGRAPHENE, o professor Dr. Diego Piazza, antes de apresentar a planta, elogiou a visão disruptiva do Prof. Dr. Evaldo Antonio Kuiava, reitor da UCS, somado a expertise da UCS, em mais de 17 anos na área de nanotecnologia, o endosso da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) e a identificação e aceite de parceiros, foram alguns dos fatores que culminaram na implementação da UCSGRAPHENE. 

consciencia negra

Créditos: Arquivo CREA-RS 

Os desafios da Educação e do Mercado de Trabalho” é o tema da live que o Conselho promoveu no dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CREA-RS. O convidado foi o reitor da Universidade Federal do Pampa, Eng. Agríc. Roberlaine Ribeiro Jorge, que conversou com a presidente do Conselho, Eng. Ambiental Nanci Walter. 

Roberlaine Ribeiro Jorge foi o primeiro reitor negro de uma universidade pública no Rio Grande do Sul e atualmente é conselheiro no Conselho Nacional de Promoção de Igualdade Racial, do Governo Federal.  

Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=yXbRFJ9SPUk 

Confea integra Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT)

Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT)

Créditos: Arquivo Confea 

Durante a Sessão Plenária nº 1584, foi aprovada a proposta apresentada pela Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), que define a participação do Confea nas Câmaras Temáticas e grupos de trabalho do Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT), em elaboração pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério das Comunicações, Tecnologia e Inovações (MCTI). Pela decisão aprovada, o Confea deverá compor Câmara do Agro 4.0; a Câmara das Cidades 4.0; a Câmara Brasileira da Indústria 4.0; a Câmara da Saúde 4.0; Turismo 4.0, e seus respectivos grupos de trabalho. Para tanto, a Cais vai receber currículos dos profissionais para que, em outro momento, sejam escolhidas as pessoas que vão representar o Sistema nesta iniciativa governamental. 

Plenário aprova minuta da regulamentação da profissão de tecnólogo 

Durante a Sessão Plenária nº 1584, o plenário do Confea aprovou, por unanimidade, o relatório final do Grupo de Trabalho Regulamentação Tecnólogos (GTRT) e a minuta de texto de projeto de lei do Senado propondo a regulamentação do exercício da profissão de Tecnólogos das áreas do Sistema Confea/Crea.  
 
De acordo com a minuta, não há justificativas para que a profissão de Tecnólogos não seja regulamentada, pois a evolução e as transformações socioeconômicas do Brasil estão relacionadas diretamente à tecnologia, à mão de obra qualificada, ao empreendedorismo, ao profissionalismo e à geração de empregos. O texto destaca ainda que o Ministério da Educação, elaborou o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia como inovação do Ensino Superior e apresenta soluções para dotar o País, a curto prazo, com profissionais de cursos superiores para atender as demandas imediatas para o desenvolvimento da nação brasileira. 

Colégio de Presidentes: Manaus realiza debates sobre taxas, sistema de eleições e convênios 

Colégio de Presidentes

De 24 a 26 de novembro, ocorreu o 6º Colégio de Presidentes, em Manaus (AM). Na pauta, temas importantes para o Sistema Profissional como assuntos das Comissões do Confea; taxa de substituição de ART; sistema de eleições e acordo de cooperação técnica entre o MPT e o Sistema Confea/Crea. 

O colegiado discutiu ainda o andamento para a implantação do SEI Confea/Crea no formato multiórgãos. O projeto, uma base única na qual os órgãos compartilharão o mesmo ambiente tecnológico, foi apresentado aos presidentes pelo superintendente de Estratégia e Gestão do Confea, Renato Barros. “Nossa proposta é que o SEI do Confea atenda todos os Creas”, pontuou.  

Após pesquisa que consolidará os diagnósticos dos sistemas, da infraestrutura e da volumetria (quantidade de arquivos, por exemplo) em todos os Creas, os dados nacionais consolidados serão enviados ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O plano é finalizar a proposta de projeto até o fim deste ano para, posteriormente, encaminhar o plano de implementação ao TRF4, órgão que desenvolveu o Sistema Eletrônico de Informações – SEI. 

Conforme explicou o superintendente, o Conselho Diretor do Confea aprovou a criação de um setor com equipe focada na implantação do SEI multiórgãos e na uniformização dos processos. “Ainda assim, para que tenhamos sucesso no projeto, o patrocínio dos Creas é fundamental”, disse, ao lembrar sobre os prazos para envio de informações que irão compor o diagnóstico. 

Barros também tratou sobre as tabelas auxiliares de ARTs que têm, fundamentalmente, dois objetivos: criar e consolidar a implantação do Cadastro Nacional de ARTs de forma centralizada e fortalecer a integração dos sistemas corporativos do Confea e dos Regionais. De acordo com levantamento da Superintendência, 12 Creas implementaram as tabelas auxiliares, dos quais apenas três enviaram a nova codificação eletronicamente ao Cadastro Nacional. 

Colégio de Presidentes

Presente no encontro, a presidente do CREA-RS, Engenheira Ambiental Nanci Walter, esclareceu e detalhou sobre a Operação Hotel Mais Seguro. “O objetivo é verificar se a manutenção/instalação de diversos itens ou equipamentos, que dependem da expertise de Engenheiros, estão em dia e se foram realizados por profissionais habilitados”.  Clique aqui e saiba mais sobre a Operação.

© 2021 CREA-RS. Todos os direitos reservados.