Operação Abril Verde verifica cerca de mil empreendimentos

Entre os dias 18 e 29 de abril, aconteceu a Operação Abril Verde. Percorrendo mais de 4 mil km e com visitas a 822 empreendimentos, a ação contou com a mobilização de 30 agentes fiscais.

Foram constatadas diversas irregularidades e o CREA-RS verificou quase duas mil ARTs no processo. Confira o resultado da ação.

Fiscalização Creasul realiza visita técnica no Alpen Park

Alpen Park

Palestras dentro do parque abordaram normativos, manutenção e inspeção. Créditos: Arquivo CREA-RS

Equipamentos mecânicos e normas técnicas em parque de turismo e aventura foram o tema das palestras realizadas na visita técnica da fiscalização do CREASUL ao Alpen Park no dia 02 de junho.

A visita é um dos itens de pauta da capacitação que começou no dia 1º de junho, em Gramado, com o objetivo de troca de informações, apresentação de cases de fiscalização e discussão sobre o normativo do Confea sobre ações em parques.

Gerentes, supervisores e agentes de fiscalização dos três Estados do Sul, se reuniram na cidade da Serra gaúcha e conheceram o sistema de manutenção do parque em Canela, periodicidade e atualização, com as palestras do Eng. Mecânico Neudir Belle, gerente de manutenção do parque.

Alpen Park

Gerentes, supervisores e agentes fiscais do CREASUL e representante do Confea

Urna Biometria.jfif

MEMÓRIA

6461.jpg

O Eng. Mecânico Allison Belle, inspetor secretário de Canela/Gramado, trouxe o normativo do Confea; do tenente-coronel Julimar Fortes Pinheiro; e dos agentes fiscais Homero Lopes e Antonio Amarante, que realizam várias ações nestes empreendimentos.

Durante a visita técnica, as equipes expressaram a preocupação com relação à necessidade de atualização dos normativos referentes às atividades nos parques de turismo e de aventura. Nos últimos anos, vêm aumentando o número de parques com atrações cada vez mais radicais e que necessitam de um responsável técnico na manutenção.

O gerente de Fiscalização do CREA-RS, Eng. de Plástico Sidnei Machado, lembrou que a Norma Técnica do Confea sobre parques é de 1994. “Precisamos atualizar, pois o número de parques aqui no Rio Grande do Sul é grande, o que exige fiscalização, principalmente, nos empreendimentos clandestinos, com perigo maior para a sociedade e sem legislação nenhuma”, afirmou.

Manutenção em Parques de Diversões – Uma Perspectiva entre Parque x Inspetoria foi o tema abordado pelo inspetor secretário Eng. Mecânico e Seg. Trabalho Alisson Galvan Bellé, de Canela/Gramado, que apontou como potenciais áreas fiscalizadas as Engenharias Elétrica e Mecânica neste setor de atrações. “O que temos hoje é uma norma de 1994 e várias normas da ABNT no turismo de aventura

Além disso, citou as normas vigentes referentes ao setor, defendendo também a atualização, acompanhando as instalações de atrações cada vez mais radicais.

Gerente de manutenção do Alpen Park, o Eng. Mecânico e Seg. Trabalho Neudir Carlos Bellé, detalhou as fases da manutenção, check-lists, ações e periodicidade, além das inspeções realizadas no parque que possui 12 atrações em operação. “Nas inspeções periódicas, executadas pela equipe de manutenção conforme cronograma dos equipamentos, já tivemos, por exemplo, de trocar os cabos de aço do trenó, o óleo dos compressores e analisar os eixos”, apontou.

Em sua apresentação, o tenente-coronel Julimar Fortes Pinheiro, comandante do 5º BBM de Caxias do Sul, também destacou a necessidade de uma legislação estadual atualizada. “Uma legislação bem fundamentada contribui para as atividades do Corpo de Bombeiros na fiscalização de parques em regiões inóspitas e determina as competências de fiscalização. Ajudam, inclusive, no planejamento da expansão do Corpo de Bombeiro na região”, afirma.

cinema 4D

Comitiva conheceu algumas atrações que utilizam o processo mecânico, como o Cinema 4D

Normativos e fiscalização foram destaque da palestra do Eng. Juliano Theis, coordenador da Comissão da Engenharia Mecânica da Inspetoria de Esteio. “A principal pergunta é: o que fiscalizar? Hoje existem algumas lacunas que precisam ser preenchidas em relação ao responsável técnico. Precisamos aprimorar a norma vigente, contemplando as novas atividades que surgiram com o tempo, em vez de criarmos outras para cada atração”, defendeu.

Cases de fiscalização foram apresentadas pelos agentes Homero Lopes e Antonio Amarante. Após as apresentações, as equipes conheceram os equipamentos e atrações do parque.

FIQUE POR DENTRO DA VISITA TÉCNICA NO ALPEN PARK

Reunião de Fiscalização propõe norma técnica sobre Parques de Diversão e Turismo de Aventura

Após três dias, equipes de fiscalização dos Creas da Região Sul estiveram reunidos em Gramado, paralelamente ao Colégio de Presidentes, com o objetivo de padronizar procedimentos. Acompanhou a reunião a assessora da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), a Engenheira Eletricista Cláudia Machado. Prestigiaram o evento a conselheira federal Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha e a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter.

Planejamento de ações de fiscalização e indicadores adotados por cada Regional pautaram o primeiro dia, além de índices de produtividade implantados. A expertise do CREA-RS em fiscalização sobre parques de diversão e turismo de aventura foi um dos cases apresentados e elogiados pelos integrantes dos Creas do Paraná e Santa Catarina.    

participantes etapa sul

Grupo de participantes da Etapa Sul. Créditos: Arquivo CREA-RS

A abordagem do tema continuou com a visita técnica, que ocorreu no dia 02 de junho, no Alpen Park, em Canela. Várias palestras foram realizadas sobre manutenção, inspeção periódica nos parques, preocupação com relação ao aumento de empreendimentos em áreas cada vez mais isoladas e a falta de profissional habilitado.

Para o Eng. Sidnei, o evento foi muito produtivo, trazendo vários assuntos, com o objetivo de padronizar os procedimentos entre todos os Creas. “Com o estudo de cases e troca de experiências, as equipes podem aperfeiçoar as rotinas desses procedimentos”, ressaltou.

O documento também foi apresentado aos conselheiros da Câmara de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do CREA-RS pelo Eng. Juliano Theis, coordenador da Comissão da Engenharia Mecânica da Inspetoria de Esteio, um dos palestrantes da visita técnica no Alpen Park e que também participou da reunião técnica.

Os conselheiros parabenizaram o trabalho e sugeriram algumas correções, segundo o vice-presidente Eng. Mecânico Marco Caminha Júnior. "A Câmara entendeu a necessidade apresentada pela fiscalização no tema parques temáticos", afirmou.

Ao final, foi aprovada a sugestão de uma nova norma técnica, entregue à Engenheira Eletricista Cláudia Machado para os devidos trâmites dentro do Confea.

Os conselheiros parabenizaram o trabalho e sugeriram algumas correções, segundo o vice-presidente Eng. Mecânico Marco Caminha Júnior. "A Câmara entendeu a necessidade apresentada pela fiscalização no tema parques temáticos", afirmou.

Ao final, foi aprovada a sugestão de uma nova norma técnica, entregue à Engenheira Eletricista Cláudia Machado para os devidos trâmites dentro do Confea.

Fique por dentro da Reunião Técnica de Fiscalização – Etapa Sul

Ação de fiscalização reúne equipes do Exército, Bombeiros, Brigada Militar e CREA-RS

Exército, Bombeiros e Brigada Militar

O Conselho gaúcho participou, de 23 a 25 de maio, da Operação Controle realizada nos municípios de Butiá, Arroio dos Ratos, Guaíba, Eldorado do Sul, Triunfo e Paverama, comandada pelo 8º BLOG, com o apoio da Brigada Militar e Patrulha Ambiental. O foco foi a área de controle de explosivos, produtos químicos controlados e afins.

A ação consiste na inspeção das pessoas jurídicas que utilizam esse tipo de material no Rio Grande do Sul, visando coibir e reprimir o desvio, o armazenamento inadequado, a falta de controle de estoques e a utilização sem autorização, autuando empresas que estiverem agindo em desacordo com a legislação vigente.

O foco é a área de controle de explosivos, produtos químicos controlados e afins. Créditos: Arquivo CREA-RS

Sob a supervisão de Pedro Ost, o agente Rafael Augusto Crespo Godinho verifica a existência de responsável técnico na parte de projeto e execução do Plano de Segurança Contra Incêndio, inspeção de SPDA, PPRA, registro de empresas com cobertura para uso de explosivos e registro de empresas e suas terceirizadas.

Exército, Bombeiros e Brigada Militar

O CREA-RS verifica a responsabilidade técnica de atividades que devem ser exercidas por profissionais do Sistema Confea/Crea

Inspeção em transporte escolar é foco em ação de fiscalização educativa em Pelotas

“Maio Amarelo Juntos Salvamos Vidas” é o tema da campanha que uniu a fiscalização do CREA-RS e a Prefeitura de Pelotas em 17 de maio. 

A ação de fiscalização conjunta entre agentes de trânsito de Pelotas e fiscalização do CREA-RS, focou em veículos destinados à condução coletiva de escolares que, segundo determina o Código de Trânsito Brasileiro, em seu art. 136, só poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidades executivas de trânsito dos Estados.

Maio Amarelo

Maio Amarelo Juntos Salvamos Vidas. Créditos: Arquivo CREA-RS

A inspeção em transporte escolar está regulamentada na Lei Federal nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro.

A equipe de fiscalização, composta por Gustavo Vaz e Alessandra Borges, foi acompanhada pelo inspetor-tesoureiro Eng. Civil Jacques Adolphe Gastão Reydams e pela representante da Zonal Sul, Eng. Civ. e Seg. Trab. Alice Scholl.

Para o veículo aprovado na inspeção semestral será emitido o Laudo de Inspeção Veicular, acompanhado de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). A falta de manutenção preventiva e corretiva pode pôr em risco crianças e adolescentes. A inspeção veicular é o processo de avaliação da estrutura, sistemas e componentes de um veículo, realizado de forma visual e mecanizada, com a finalidade de constatar o atendimento dos requisitos de segurança estabelecidos na legislação de trânsito, para que seja permitida sua circulação em vias públicas.

Maio Amarelo

Maio Amarelo Juntos Salvamos Vidas. Créditos: Arquivo CREA-RS

© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.