top of page

CREA-RS lança Operação Verão

Screenshot_2.png

Fiscalizar balneários, clubes sociais, parques aquáticos, parques de aventura e eventos efêmeros é o objetivo da Operação Verão do CREA-RS, que ocorre em todo o Estado até 20 de março de 2023.

O verão é o período de alta temporada em que o litoral gaúcho, balneários, clubes sociais, parques aquáticos, parques de aventura e eventos efêmeros aumentam consideravelmente a sua população em virtude das altas temperaturas e das férias escolares, quando famílias procuram alternativas para compartilhar momentos de descanso e lazer.

Esses locais são empreendimentos que possuem atividades que necessitam de manutenção técnica para a segurança da população. As manutenções e inspeções nos brinquedos e equipamentos necessitam de acompanhamento de profissional e empresa legalmente habilitados. Assim, é dever legal do CREA-RS, combater o exercício ilegal da profissão efetuando a fiscalização do exercício das profissões da área tecnológica, em conformidade com a lei.

Operação Minerva

Realizada em todo o Estado desde o começo de janeiro, a Operação Minerva verificou cerca de mil empreendimentos.

Segundo o Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) a construção gaúcha registrou alta de 7,4% em 2021, enquanto no Brasil foi de 9,7%. O desempenho positivo do setor foi apresentado durante a divulgação dos números do PIB-RS para 2021.


Esses empreendimentos necessitam de profissional e empresas legalmente habilitadas, e é dever legal do Conselhofazer esta fiscalização.

Capão da Canoa

Capão da Canoa

6461.jpg
Novo Hamburgo
Porto Alegre

Novo Hamburgo

Porto Alegre

Indicadores de fiscalização do Crea gaúcho são destaque no 6º Enafisc

6º Enafisc

Créditos: Confea

Representantes e responsáveis pelas fiscalizações de todos os Creas do Brasil estiveram reunidos na 77ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea) para a abertura do 6º Encontro Nacional de Fiscalização (Enafisc), que ocorreu em outubro. Dando as boas-vindas aos participantes, o anfitrião e o presidente do Crea-GO, Eng. Civil Lamartine Moreira Júnior, abriu o dispositivo de honra também destacando o bom número de presidentes de Conselhos participantes do evento. “É uma honra recebê-los na nossa casa e, ressalto, a quantidade de presidentes aqui presentes porque isso mostra como vocês são importantes. A fiscalização é o cerne dos Creas. Nós sabemos disso, por isso, contem sempre conosco”, declarou.

Do CREA-RS participaram o gerente de Fiscalização, Eng. Plast. Sidnei Machado e a chefe de Núcleo, Alessandra Borges, parabenizados pela presidente Nanci Walter pelo profícuo e extenso trabalho em solo gaúcho. “Este encontro é importante, também, porque vem com esta nova visão de maior valorização do trabalho da equipe de fiscalização por parte da gestão. Aqui foram mostrados números que retratam o empenho do CREA-RS em combater o exercício ilegal da profissão, protegendo, assim, a sociedade gaúcha”, afirmou o gerente Sidnei Machado.

 6º Enafisc

Também ressaltou o acerto do Sistema Confea/Crea na realizada dos Enafisc regionalizados. “O nosso encontro da região Sul ocorreu em Canela e de lá saiu uma importante nota técnica destinada à fiscalização de parques de aventura, que está servindo de modelo a outros regionais, assim como aqui serão trazidas outras notas de fiscalização formuladas pelos Creas e que serão debatidas por todos.” Pelo CREA-RS, estiveram presentes a chefe do Núcleo de Fiscalização, Alessandra Borges e o chefe do Núcleo de Suporte Técnico, Miguel Fontana, além do gerente Eng. Plast. Luis Sidnei Barbosa Machado.

Durante a abertura do 6º Encontro Nacional de Fiscalização - Enafisc, a presidente, Eng. Ambiental Nanci Walter, exaltou os números alcançados pela fiscalização do Conselho gaúcho. “Foram mais de 50 mil atividades de engenharia fiscalizadas. Isso é muito quilometro rodado, que demonstra termos atingido mais de 458 dos 497 municípios do Estado. Das diversas modalidades verificadas, mais de 10 mil leigos foram fiscalizados, isso para nós, Engenheiros e Engenheiras, é valorizar nossas profissões. Se sei de uma coisa que profissional nenhum reclama de seu Regional é de ver fiscal na rua”, destacou a presidente, elogiando e demonstrando seu orgulho à equipe de fiscalização.

Indicadores da Fiscalização 2022

Acumulado 2022

Gerência de Fiscalização - GFIS

Núcleo de Planejamento e Padronização - NPLAN