Posse da Eng. Ambiental Nanci Walter reúne Engenheiros de todo o Estado, em transmissão ao vivo

Eng. Ambiental Nanci Walter é a primeira mulher eleita a ocupar a presidência do Conselho na história da instituição

O ano de 2021 começa com um marco na história do CREA-RS: o início da gestão da primeira Engenheira a presidir a entidade nos seus 86 anos de fundação. A autora do feito é a Engenheira Ambiental Nanci Walter, eleita por mais de dois mil profissionais em pleito realizado no dia 1º de outubro de 2020, que mesmo com o momento crítico provocado pela pandemia, não deixaram de exercer seu direito ao voto.

A posse solene foi realizada na noite de 07 de janeiro, no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, aberto especialmente para a ocasião e que, seguindo os protocolos sanitários exigidos pelo cenário atual, teve seu público reduzido apenas a autoridades e familiares da Engenheira. A solenidade, que foi transmitida ao vivo pelo canal do CREA-RS no Youtube, foi acompanhada por mais de 500 pessoas e também teve grande repercussão nas redes sociais do Conselho.

Abrindo as falas da cerimônia, o presidente da mais antiga entidade do RS, a Sociedade de Engenharia do RS, o Eng. Civ. Industrial Eletricista Luis Roberto Ponte, profissional com mais 50 anos de atuação, destacou a importância do papel do Conselho. “A criação do CREA-RS foi essencial na luta pelo aprimoramento da Engenharia e de seus profissionais, sobretudo na fiscalização do bom trabalho daqueles agentes, sem corporativismo”, frisou. Parabenizando a nova presidente, destacou que, sendo mulher, contribui com defesa da igualdade dos gêneros e sempre “comprometida com o bem comum”. “A Sociedade de Engenharia tem muito orgulho de participar desta identidade e vitória, no sentido de aprimorar a sociedade e aprimorar a Engenharia.”

Eng. Civ. Industrial Eletricista Luis Roberto Ponte

“Mútua, como o nome já se perpetua, é uma forma de união e reciprocidade, e é nesse objetivo que, como diretores da Mútua Rio Grande do Sul, viemos com a nossa entidade para que possamos, juntos a essa nova gestão, avançar em projetos aos profissionais”, afirmou o diretor administrativo da Mútua-RS - Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA, Eng. Civil e de Seg. Trab. Gilmar Piovezan, destacando ser o CREA-RS o mais importante parceiro. “Vamos criar modelos e um ambiente propício para que possamos olhar para frente e crescer, pois, vivemos em um Estado que tem enormes potencialidades.” Por fim, o Engenheiro prestou sua homenagem ao Arq. Urb. e Eng. Seg. do Trab. Osni Schroeder, falecido em dezembro, por sua trajetória na Caixa de Assistência e também no Conselho gaúcho.

Candidata escolhida na eleição de 1º de outubro como a representante do Rio Grande do Sul no plenário do Confea, a Eng. Agrônoma Andréa Brondani da Rocha, destacou a empenho dos profissionais em eleger sua nova representante para a presidência. “Este momento que a Engenheira Nanci assume, é de glória para os profissionais e muito aguardado e batalhado pelos colegas que estão atuando no Estado, fortalecendo a nossa economia e resistindo aos desafios do nosso cotidiano. É a marca de uma nova época para nosso Conselho profissional”, afirmou. Frisou, ainda, do orgulho em representar a bandeira do Estado no Confea. “Nossos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências são verdadeiros heróis, e estarei honrando em Brasília nossos compromissos de fiscalização e interação com a sociedade garantindo qualidade, sustentabilidade, economicidade ao nosso Estado e País.”

Eng. Agrônoma Andréa Brondani

Eng. Civil Paulo Guimarães, presidente da Mútua Nacional, ressaltou a presença da Caixa no evento, em suas representações regional e nacional, para colocar-se como parceira do CREA-RS. “Temos toda a gratidão aos nossos ex-presidentes, mas sabendo que estamos sempre em renovação, com novas lideranças como a presidente Eng. Nanci. Conte conosco como parceiros do Conselho em tudo que for do braço social em que possamos atuar, com o intuito de fazer com que os profissionais tenham seus direitos e sejam assistidos”, afirmou. Ressaltou algumas ações realizadas para associados e comunidade, como bolsas de estudos disponibilizadas e apoio à família dos associados. “Contamos com a sua liderança para alargamos essas metas, estimulando o Sistema Confea/Crea e Mútua, a também alinhar-se aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Sucesso na presidência.”

Prefeito de Esteio, cidade de residência e atuação da Eng. Amb. Nanci Walter, Leonardo Paschoal reiterou ser um momento histórico para a sociedade gaúcha, parabenizando e destacando o orgulho pela conquista. “Muitos, a partir deste ano, terão a oportunidade de conhecer o trabalho, a capacidade e as virtudes que a Engenharia Nanci tem. Felizmente, nós esteienses, temos este privilégio há mais tempo, por tê-la sempre como uma grande parceira da cidade”, afirmou citando sua atuação em conselhos municipais e na Inspetoria do Crea. “Tenho certeza que todos vocês ficarão muito contentes com seu trabalho à frente desta instituição tão importante, não apenas para a fiscalização ao correto exercício profissional, mas, sobretudo, pela contribuição à sociedade que ela e o CREA-RS trarão nesses próximos anos, valorizando o conhecimento técnico-científico e, também, cativando para que mais pessoas possam se aproximar e se dedicar às Engenharias. Ação fundamental para termos um desenvolvimento pleno e sustentável do nosso País e Estado nas próximas décadas.” 

Prefeito Leonardo Paschoal

Falando em nome da presidência do Confea, o representante da Regional Sul no Conselho Federal, Eng. Ambiental Renato Muzzolon Júnior, prestou seus cumprimentos. “Sinto-me honrado em estar presente neste dia tão importante, e me ponho à disposição para dar velocidade e inovação à nova gestão”. Citou, ainda, seus objetivos em deixar sua carreira na área privada, em Curitiba, para atuar pelo Sistema. “Meu objetivo é diminuir os abismos entre o nosso Confea, os Regionais e, também, suas bases legítimas que são as associações e entidades de classe. Estou muito satisfeito em ter deixado a minha empresa para fazer parte desta mudança de chave no Sistema, de estreitar as relações. Precisamos ter ciência de que os ciclos se encerram e que temos que deixar legados de avanço. Para tudo isso, estamos com você, Eng. Nanci.”

Eng. Ambiental Renato Muzzolon Júnior

Em nome do Legislativo, o deputado estadual Luis Augusto Lara também prestou sua homenagem à nova presidência durante a cerimônia de posse. “Neste momento tão difícil acredito que apenas uma mulher, com sua sensibilidade, possa trazer ao CREA-RS o rumo que ele precisa, de união e avanço num ano em que ele será muito necessário para contribuir no enfrentamento dos desafios econômicos que teremos“, afirmou, citando as reformas que estarão em pauta. “É a hora de fazermos as reformas virarem ativos para o RS, com algumas privatizações, e quem pode dizer qual o equilíbrio entre aquilo que as empresas podem oferecer pelo governo gaúcho e aquilo que elas vão cobrar do usuário, do contribuinte, é o CREA-RS”. Ressaltou, ainda, o respeito e admiração pelo “quase século de história” do Conselho, dizendo que, “agora faz história novamente em colocar a primeira mulher no Conselho Regional”. Finalizou, se dirigindo à Engenheira. “Sabemos da sua competência, trajetória e que estaremos muito bem representados”.

Engenheira Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, destacou a vontade de fazer do Conselho uma marca de orgulho dos profissionais e da sociedade gaúcha. “Serei uma presidente como a que eu gostaria de ver à frente do meu Conselho. Nossa gestão será da coletividade e de muito trabalho. O CREA-RS não tem mais tempo a perder, quero que todos acreditem numa nova imagem. O Conselho é uma marca da qual nós vamos nos orgulhar.”

Destacou, também, as presenças de diversas representações de entidades importantes, executivo e legislativo. “Hoje, eu tive a satisfação de ver muitas lideranças falando que estão à disposição do Conselho, e isso é tudo o que nós queremos: que o presidente do Legislativo estadual diga que está à disposição do CREA-RS, que o Comando dos Bombeiros se coloque à disposição. Então vamos, assim, reconstruir a imagem do nosso Conselho, e levá-lo como uma representação que nós temos que defender”.

© 2021 CREA-RS. Todos os direitos reservados.