top of page

Ação Estadual de Fiscalização em Silos foi Realizada em Seis Municípios



Dando sequência à ação estadual de fiscalização em silos de armazenagem de grãos, aconteceu, entre os dias 24 e 28 de maio, nas áreas rurais dos municípios de Vacaria, Pinhal da Serra, Esmeralda, Tupanci, Lagoa Vermelha, Bom Jesus, Campestre da Serra e Muitos Capões, uma fiscalização do CREA-RS.

Foram inspecionadas 60 unidades armazenadoras, gerando 60 Termos de Requisição de Documentos e Providências (TRDP). Participaram da ação os agentes fiscais Antônio Fernando Amarante, Amauri Alves, Raquel Fortes Rodrigues, Homero Lopes, Alceu Maggi; o supervisor Pedro Ost, a chefe do Núcleo Operacional, Alessandra Maria Borges, e o gerente de Fiscalização, Leomar Teichmann.

Dados da BBC News Brasil demonstram que o trabalho em silos está entre as atividades com mais acidentes fatais no País. O mesmo estudo divulga ainda, que o Rio Grande do Sul está entre os estados com maior número de acidentes, ficando atrás de Mato Grosso e Paraná.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, nos últimos cinco anos ocorreram 121 acidentes, entretanto, como nem todos os acidentes de trabalho envolvendo silos são notificadas, essas ocorrências podem ser muito maiores. Entre os mais comuns estão o soterramento, que ocorre quando há a tentativa de desobstruir o duto caminhando sobre os grãos, e que causa a morte por asfixia e intoxicação devido a inalação de gases tóxicos produzidos pela fermentação dos grãos.

0 comentário
bottom of page