• CREA-RS

Agricultura digital é tratada no último dia da 3ª Reunião da CCEAGRO

NOTÍCIAS DO CREA-RS

Agricultura digital foi o tema da palestra apresentada pelo professor do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Daniel Marçal de Queiroz, em 26 de novembro de 2020.

Foto Arquivo Confea

No último dia da 3ª Reunião da Coordenadoria das Câmaras de Agronomia, realizada na sede do CREA-MG, Daniel falou sobre como ocorreu a evolução da agricultura ao longo das últimas décadas, destacando que a mecanização agrícola foi um marco importante para melhorar as condições de solo, a fim de facilitar a germinação das sementes e o crescimento das plantas. Ele também ressaltou que diversas tecnologias, como sensores e drones, estão sendo utilizados com mais frequência no campo para aumentar a produtividade agrícola.


O professor reiterou que o mundo está passando por uma fase de crescimento populacional bastante acelerado e que esse aumento traz desafios. “Temos hoje cerca de 7,8 bilhões de pessoas no mundo e, em 2050, as projeções são para 10 bilhões. Maior população, maior a necessidade de alimentos. Então, nosso grande desafio é aumentar a eficiência dos sistemas de produção para garantir a segurança alimentar. Um dos fatores que deve contribuir para isso é a agricultura digital, que utiliza máquinas e sistemas inteligentes e faz uso de internet das coisas e da inteligência artificial para automatizar tomadas de decisões”, explicou.

Assessoria de Comunicação do CREA-MG

8 visualizações

© 2020 CREA-RS. Todos os direitos reservados.