top of page

Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Florestas Plantadas – CSFP/MAPA

Outra proposta é a de participação do Confea como representante na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Florestas Plantadas – CSFP/MAPA para tratar da política e planos para as florestas plantadas, presentes em todas as regiões do Brasil, com destaque para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.


“É uma câmara técnica em que são discutidas questões legais de regulamentação de florestas plantadas. É de grande importância sermos representados nessa discussão, haja vista a relevância do setor florestal na economia do País: é o segundo produto que mais contribui nas exportações do PIB agrícola, atrás apenas da soja. É um setor que está em franca expansão e é importante nos inserirmos nessa discussão”, defende Guilherme. Para ocupar as vagas, foram indicados os Eng. Florestais Eleandro José Brun e Dagoberto Stein de Quadros. O coordenador da CCEEF ressalta ainda a participação do Confea nos fóruns e câmaras que tratam dos assuntos pertinentes à Engenharia Florestal. “O Conselho Federal já faz parte de outras câmaras técnicas. Sempre temos interesse de participar daquelas que são relativas à nossa área. Temos uma boa relação com a Sociedade Brasileira de Engenharia Florestal (SBEF) que também tem indicado representantes. Nosso interesse é poder nos fazer presentes e contribuir para que as políticas públicas do setor sejam discutidas e definidas da melhor forma para o setor florestal, para a sociedade e para o meio ambiente”, avalia Reisdorfer. A apreciação de um ofício do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre a implantação do Sinaflor+, também foi pauta do encontro. Segundo Guilherme Reisdorfer, o Sinaflor é uma ferramenta que tem impactado diretamente na atuação dos Engenheiros Florestais em todo o País, tendo no início apresentado dificuldade de operação por parte dos profissionais do Sistema, bem como problemas no funcionamento. “O Sinaflor trouxe melhorias ao sistema, trazendo essas informações ao Confea pelo ofício enviado. A Engenharia Florestal tem grande interesse no bom funcionamento do sistema, pois ele impacta diretamente nas atividades dos profissionais. As situações têm sido discutidas através de grupos de WhatsApp organizados pela Sbef, criados com o objetivo de propor melhorias ao Sinaflor+”, informa.

 

Equipe de Comunicação do Confea

 

Sinaflor

Tecnologia antifraude que será utilizada para combater o desmatamento e irá permitir identificar as árvores destinadas ao corte seletivo e o rastreamento de cada produto florestal.

0 comentário
bottom of page