• CREA-RS

CDER-RS promove Censo com as 70 entidades de classe registradas no Estado

Atualizado: Set 30

Visando contribuir com a qualificação da gestão das entidades de classe gaúchas, o Colégio de Entidades Regionais do RS (CDER-RS) encaminhou, em 20 de agosto, um questionário às diretorias das ECs.

O objetivo é obter um censo que demonstre a realidade das entidades no RS. O questionário foi elaborado na plataforma Google Forms, abrangendo aspectos administrativos e financeiros das entidades.


Setenta entidades de classe (ECs) de todo o Estado possuem registro no CREA-RS. “Elas reúnem profissionais das áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia e têm entre suas finalidades a valorização e a qualificação profissional, contando com o Conselho como um ente de aporte e parceria em suas ações”, explica o coordenador do CDER regional, Eng. Civil Jorge Luiz Köche, da gestão 2020/2021.


De acordo com ele, uma das prioridades desta gestão é auxiliar no planejamento para a autossustentabilidade das entidades de classe. “Queremos contribuir para que elas alcancem maior representatividade em suas comunidades e, também, dentro do CREA-RS”, ressalta o coordenador.


Para o Engenheiro, é fundamental que as entidades tenham ferramentas de administração e saibam como colocá-las em prática no seu dia a dia. “O censo tem justamente esse objetivo. Depois de tabuladas e analisadas, as respostas podem oferecer uma base para a criação de uma metodologia de planejamento estratégico que possa servir às entidades, não apenas para atual diretoria, mas um trabalho com resultados a longo e médio prazos”, detalha.


Salienta ainda, que as ECs estão espalhadas por todo o território do Rio Grande do Sul. “A participação de todas pode resultar em dados muito interessantes em termos de regionalidade e heterogeneidade”, afirma.


Com base nos resultados obtidos, explica, se pretende, gerar um documento que servirá de modelo para os dirigentes produzirem seus planejamentos estratégicos, a partir de suas realidades, seus recursos e suas características próprias.


“A nossa proposta não é promover um planejamento único para todas. Produziremos diretrizes que serão disponibilizadas para que as diretorias das entidades possam encontrar a melhor base dentro da realidade de cada uma, mas proporcionando uma gestão mais profissional, visando a própria sustentabilidade de cada uma”, finalizou.

15 visualizações

© 2020 CREA-RS. Todos os direitos reservados.