top of page

Em Porto Alegre, Tecnólogo em Telecomunicações recebe Mérito Acadêmico do Conselho


Mais um novo profissional do Sistema Confea/Crea que se destacou em sua caminhada acadêmica foi homenageado pelo CREA-RS com o Certificado de Mérito Acadêmico. Quem recebeu a distinção foi o Tecnólogo em Telecomunicações Jhonatan Pacheco Garcia, formado no segundo semestre de 2020 pela Faculdade de Tecnologia Senai.

A entrega foi realizada na Inspetoria do Conselho em Porto Alegre, pelo inspetor-chefe Eng. Nelson Agostinho Burille. Para o inspetor, a ação é importante em valorizar alunos destacados, porém, considera ser preciso mais alinhamento com as escolas, por ainda ser grande o desconhecimento dos futuros profissionais das atividades e funções do Sistema Confea/Crea e Mútua.

O Eng. Burille julga que a aproximação dos Creas com os alunos deve começar nas salas de aula, pelas disciplinas de Ética e Legislação Profissional, sendo ministradas por profissionais com conhecimento do Sistema, de preferência que tenham tido atuação como conselheiros, o que teria grande viabilidade visto que, aproximadamente um terço do Plenário, é composto de representantes das instituições de ensino.

Também acredita ser importante uma maior clareza e acesso mais facilitado à listagem dos cursos com registros no CREA-RS para pesquisa dos estudantes e a certeza de que cursam seus estudos em entidade devidamente registrada. “A nossa falha é não dar maior publicidade a isso”, considera.

Outra sugestão do inspetor é sobre a entrega das carteiras profissionais. "Seria relevante que a entrega fosse realizada dentro da sede, em Porto Alegre, ou das Inspetorias, para quem reside no interior do Estado, aos moldes do que é feito pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em uma cerimônia onde haveria, também, uma apresentação do CREA-RS aos profissionais que estão entrando no Sistema naquele momento.

Mérito Acadêmico

Este certificado foi instituído com o objetivo de reconhecer o mérito do esforço do egresso durante sua trajetória no curso de graduação. A intenção do Conselho, além de estimular o aprimoramento do desempenho escolar dos alunos, é valorizar a formação do jovem profissional que ingressará no mercado de trabalho.

O reconhecimento é conferido aos alunos egressos dos cursos das Engenharias, Agronomia e Geociências que obtiverem a melhor média da turma de formandos nas disciplinas do ciclo profissionalizante ou, caso a instituição de ensino não possibilite a média nesta modalidade, a média geral de todas as disciplinas do curso.

A solicitação da presença de representante do Conselho nas formaturas, assim como da homenagem ao egresso, deve ser encaminhada com 30 dias de antecedência para o Núcleo de Apoio às Instituições de Ensino pelo e-mail naie@crea-rs.org.br.

0 comentário
bottom of page