• CREA-RS

Empresa estadunidense apresenta casa dobrável e pronta para morar em uma hora

Atualizado: Set 21

Uma empresa dos Estados Unidos desenvolveu uma casa montável e empilhável, que fica pronta em uma hora e já vem equipada com eletrodomésticos.

A casa vem dobrada e fica pronta em uma hora, além de já vir equipada com eletrodomésticos (Foto Divulgação Boxabl)


A unidade é dobrada para ser enviada a um preço acessível, mas possui espaço para cozinha, banheiro, geladeira, máquina de lavar, entre outros – apenas o sofá e a cama não acompanham a casa. A empresa foi fundada pelo CEO e Engenheiro Mecânico Paolo Tiramani.


Segundo Galiano Tiramani, gerente de desenvolvimento de negócios da empresa, as unidades também são empilháveis e se conectam para criar edifícios personalizados, podendo ter até oito andares. “Estamos tentando criar um bloco de construção universal que seja arquitetonicamente neutro e possa ser personalizado no local”, explica.


As diferenças entre esta e uma casa tradicional são a produção rápida em massa e de alta qualidade, tornando-se uma habitação de alto padrão, a um preço acessível. Os edifícios não usam material de construção tradicional e têm um novo design, com melhores classificações de energia, vento, fogo, água, entre outros, segundo Galiano. “Tem uma qualidade superior à de uma casa tradicional, porque foi construída em um ambiente de fábrica de precisão, utilizando automação avançada. Os edifícios são revestidos em aço, tornando-se mais resistentes do que uma casa comum”, afirma. “Achamos que vão durar mais de 100 anos.” Segundo a empresa, é possível desmontar o módulo e montá-lo em outro lugar, o que se torna útil para casos como habitação para trabalho e socorro em desastres.


A empresa, no entanto, apenas vende e entrega o módulo – os construtores é que montam, empilham e terminam de construir. Segundo Galiano, em breve também serão lançados novos modelos. O primeiro, Casita, custa 50 mil dólares. No entanto, devido ao sucesso do produto, há uma lista de espera de mais de 15 mil pessoas, e a empresa tem tentado aumentar a escala da fábrica para atender a essa demanda. Os planos da empresa também incluem o envio de casas, bem como a criação de fábricas, em todo o mundo.



105 visualizações

© 2020 CREA-RS. Todos os direitos reservados.