top of page

Encontro de Coordenadores de Curso reunirá Instituições de Ensino e CREA-RS



Qual é a responsabilidade na formação e habilitação de profissionais de nível superior? Qual é o limite da capacidade técnica dos egressos de cursos de nível superior? Qual o impacto das alterações na formação profissional de nível superior nas áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea?


São estas questões que perpassam às discussões das instituições de ensino que pautarão o Encontro de Coordenadores de Curso, que acontecerá, virtualmente, no dia 13 de outubro, das 9h às 12h, reunindo coordenadores dos cursos das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, de institutos, faculdades e universidades de todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Os cursos das áreas das Engenharias, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia são a primeira grande etapa na vida dos futuros profissionais do Sistema Confea/Crea.

Promovido pelo CREA-RS, por meio da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais (CEAP) e Coordenadores de Câmaras Especializadas (CCCAM), o evento abordará os impactos das alterações na formação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema, os limites da capacidade técnica dos egressos dos cursos, a responsabilidade na formação e habilitação dos profissionais de nível superior, entre outros temas que envolvem a carreira dos estudantes e profissionais recém-formados.


Foram convidados os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação das áreas mencionadas de todos os institutos, faculdades e universidades gaúchas, assim como conselheiros do CREA-RS representantes das Instituições de Ensino e, também, analistas de Câmaras e demais conselheiros interessados.

Foto Arquivo CREA-RS

Destacando a importância do encontro, confira a palavra, do reitor da Universidade Federal do Pampa, professor Roberlaine Ribeiro Jorge, que participará da abertura. Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (1990), é mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela mesma instituição (2013).


É professor adjunto na Universidade Federal do Pampa, desde 2011, tendo, em 2017, assumido a direção do Campus Alegrete. Roberlaine Jorge foi o primeiro colocado no processo de Consulta à Comunidade Acadêmica para eleição da reitoria, realizado no dia 28 de agosto, quando recebeu 20,29% dos votos. A posse do novo reitor ocorreu em dezembro de 2019 para mandato de quatro anos.


Eng. Eletricista Gilmar Zwirtes Coordenador da Comissão de Coordenadores de Câmaras Especializadas



Prof. Dr. Roberlaine Ribeiro Jorge

Reitor da Universidade Federal do Pampa

0 comentário
bottom of page