top of page

Espaço do leitor



Dia do Engenheiro Hídrico


Sou Engenheira Hídrica, formada pela Universidade Federal de Pelotas, e venho falar em nome dos incontáveis colegas espalhados pelo Brasil. O objetivo do meu contato é solicitar a criação de uma data comemorativa para celebrar e valorizar os Engenheiros Hídricos. O primeiro curso de graduação na área foi criado em 1997 e hoje somam-se quatro cursos, em diferentes instituições do Brasil. Já somos muitos, que atuam em prol da proteção e do uso consciente dos recursos hídricos. Observam-se inúmeros problemas associados ao uso e à gestão dos sistemas hídricos, e os Engenheiros Hídricos se mostram profissionais capazes e preparados para encontrar soluções inteligentes e sustentáveis. Por este motivo, consideramos pertinente ter uma data comemorativa para lembrar a profissão, promovendo o reconhecimento e a valorização do nosso trabalho e fortalecendo a categoria. Desta forma, acreditamos que a inserção do Dia do Engenheiro Hídrico é um sinônimo de equidade e reconhecimento profissional.

Angélica Pinheiro Engenheira Hídrica


 

Artigo técnico


Sou aluno formando em Engenharia Civil pela Faculdade Estácio de Sá em Goiânia

(GO), e meu TCC versa sobre área não edificante e faixa de domínio em rodovias

federais. Como sou gaúcho e sei da credibilidade da Conselho em Revista, gostaria

de saber se existe a possibilidade de publicação de meu artigo na revista?

Jorge Carvalho


Sou Engenheiro Civil, com atuação na área de Engenharia de Estruturas, e também atuo como docente. Envio este e-mail para perguntar sobre a formatação adequada de artigo técnico para a revista do CREA-RS. Gostaria de obter informações sobre regras ou limites no texto para o envio de artigo, bem como a existência de um modelo a ser seguido para a elaboração.

Fernando Cesar Sartori


Sou professor na Faculdade de Agronomia da UFRGS. Tenho submetido alguns artigos técnicos para publicação na Conselho em Revista desde 2016 e meu contato é para verificar a possibilidade de publicação de mais um material dentro da área de Ciências Agrárias, tema em preparo de solo e mecanização agrícola. Envio para sua análise o material e, em sendo possível, gostaríamos de publicar na revista, tendo em vista a ampla circulação da mesma entre profissionais da área.

Dr. Michael Mazurana Engenheiro Agrônomo


Resposta: Profissionais interessados em publicar na Conselho em Revista, favor enviar os textos para revista@crea-rs.org.br. Os artigos são de responsabilidade das Câmaras Especializadas, que avaliam e determinam sua publicação.

 

Eleições


Prezados senhores da Comissão Eleitoral do CREA-RS, considero um absurdo apenas o voto presencial. Medidas urgentes a serem tomadas: 1) Voto on-line: aumentaria, em muito, o número de votantes; 2) Voto presencial em trânsito: facilitaria aos profissionais que viajam ou, porventura, tenham compromissos assumidos fora do local de votação, a procurar uma inspetoria mais próxima para o exercício do voto. Gostaria de ver depois da eleição o comparativo: votantes e não votantes. Este sistema é arcaico e ultrapassado. Não privilegia a participação maior dos profissionais. Literalmente engessa todo o processo eleitoral e, de certo modo, mascara a representatividade e até o resultado final. Fica aqui o meu protesto registrado. Um abraço. Boa eleição!

André Müller


Eleição com urna? Mas vocês não trocaram de século? Convenhamos! Claro que votarei!

Mas a internet serve pra quê?

Jonas Schreiber

Com a Pandemia ainda em curso, não entendo por que a eleição não é via internet?

Osmar Guaragna Junior


0 comentário
bottom of page