top of page

Hora de escolher os novos representantes nas Inspetorias

A eleição ocorre totalmente on-line nos dias 10, 11 e 12 de novembro.


Acompanhando as Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua, este ano os profissionais também irão escolher as novas diretorias (inspetores chefe, secretários e tesoureiros) e os representantes nas Comissões Especializadas ou Multimodais das 44 regionais do CREA-RS.

Imagem Arquivo CREA-RS

Os eleitos cumprirão mandatos de dois anos que iniciam em 1º de janeiro de 2021. Seguindo o que já vem ocorrendo em anos anteriores, a eleição ocorre totalmente on-line nos dias 10, 11 e 12 de novembro. Os registros das candidaturas ocorrerão no período de 13 a 16 de outubro deste ano.

Representante da Coordenadoria das Inspetorias na Comissão Eleitoral das Inspetorias (CEI), o Eng. Civil Milton Roberto Pedrollo Bittencourt (coordenador-adjunto), classifica o momento como de fundamental importância para a valorização dos profissionais no interior do Estado.


“As Inspetorias são pilares de sustentação do Sistema, pois são os inspetores que representam que o CREA-RS nas suas respectivas regiões, como entes políticos da presidência, junto aos órgãos públicos municipais e à comunidade.”


Para o Engenheiro são estes profissionais, atuantes na diretoria e junto às Comissões, que, seguindo as orientações demandadas pelas 11 Câmaras Especializadas, trabalham para a melhoria, qualificação e implementação da fiscalização na jurisdição de cada Regional. “Nos encontros das Comissões e diretoria são debatidos locais onde é necessário intensificar a fiscalização assim como, quando e em que áreas, é importante aplicar ações especiais como o Programa Intensivo de Fiscalização ou blitz.”

Renovação


As eleições têm a sua importância também na renovação dos representantes do conselho de classe. Conforme regimento interno das Inspetorias, os mandatos de inspetores e membros de comissão tem duração de dois anos, permitindo apenas mais uma reeleição, independentemente do cargo. “Isso garante a renovação e não a alternância nas funções, trazendo o incremento dos novos profissionais, ideias e experiências para auxiliar nas demandas das nossas representações”, considera Pedrollo.

Comissão Eleitoral das Inspetorias (CEI)


A CEI realizou sua primeira reunião em 25 de agosto, onde foram eleitos os coordenadores, titular, Eng. Oper. Mec. Carlos Roberto Santos da Silveira e, adjunto, Eng. Civil Milton Roberto Pedrollo Bittencourt.

Na ocasião, também foi aprovado o calendário para as eleições nas Inspetorias do CREA RS. Outros dois encontros para alinhar o tema foram realizados nos dias 4 e 18 de setembro, ambos por videoconferência.

Compõem a Comissão

Titulares

  • Eng. Civil Milton Roberto Pedrollo Bittencourt (coordenador adjunto das Inspetorias).

  • Eng. Civil e Mec. João Carlos Gravina Jeremias (inspetor-chefe de Viamão).

  • Eng. Oper. Mec. e Seg. do Trab. Valmir Antunes Ribas (representante da Zonal Noroeste).

  • Eng. Oper. Mec. Carlos Roberto Santos da Silveira (Câmara de Engenharia Mecânica e Metalúrgica).

Suplentes

  • Eng. Civil Rubem Enedir Machado Silveira (inspetor-chefe de Esteio).

  • Eng. Civil e de Seg. do Trab. Luís Alberto Giovelli (representante da Zonal Alto Uruguai).

  • Eng. Eletric. e de Seg. Trab. Fernando Luiz Carvalho da Silva (Câmara de Engenharia Elétrica).


0 comentário
bottom of page