top of page

Inspetoria de São Leopoldo Promove Ações de Integração com Estudantes


Alunos das turmas de Engenharia Integrada contaram com a participação do Eng. Fábio Chaves

Buscando fortalecer e potencializar a aproximação com os estudantes, um dos objetivos da gestão 2021/2023 do CREA-RS, a Inspetoria de São Leopoldo está promovendo ações com os alunos universitários da sua jurisdição de abrangência. Os formandos da Universidade do Vale do Sinos (Unisinos), sediada no município, que se destacaram em sua vida acadêmica, irão receber na Inspetoria o Certificado de Mérito Acadêmico. Os inspetores também têm atuado para integrar o Conselho mais cedo à vida dos acadêmicos, com palestras e participações em aulas magnas dos cursos das áreas das Engenharias e Geociências.

Palestra

Nos dias 10 e 12 de maio, o inspetor-chefe Eng. Prod. Mec. e Seg. Trab. Fábio Chaves conversou com os alunos das turmas de Engenharia Integrada: Projeto de Sistemas Mecânicos, a convite do coordenador do curso, Eng. Walter Andrey Fontana, que soube da iniciativa pelas palestras ministradas a alunos de outros cursos na Universidade. No encontro o Eng. Chaves destacou, em videoconferência, a importância do CREA-RS na vida dos profissionais, as oportunidades do mercado de trabalho e as possibilidades de aproximação dos estudantes com o seu Conselho.


Inspetor-chefe Eng. Prod. Mec. e Seg. Trab. Fábio Chaves

“O CREA-RS é parceiro dos Engenheiros, atuando na fiscalização do exercício ilegal da profissão. Esta ação faz com que demandas sejam criadas para os Engenheiros. Nós temos obrigação de ajudar na fiscalização, utilizando os canais de denúncia e também participando das eleições do nosso Conselho”, destacou aos alunos. No encontro, o inspetor também apresentou alguns vídeos sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), explicando sobre como dar baixa nas ARTs e o preenchimento de ART de cargo e função. Por fim, o Eng. Fábio, simulou preenchimento com os alunos.




Certificado de Mérito Acadêmico

Dois egressos também estiveram na sede da Inspetoria para receber em mãos seus Certificados de Mérito Acadêmico. Nos dias 7 de maio, o Engenheiro Agrimensor e Cartográfico Wilson Gonga e, 14, foi a vez do Engenheiro Eletricista Vitor Werner de Vargas. Os novos profissionais se formaram no segundo semestre do ano passado, ambos pela Unisinos.

O inspetor, que já participa de solenidades como representante do Conselho desde 2018, destaca que a presença do CREA-RS nas universidades deve ir além do momento da formatura, com participação em aulas magnas e semanas acadêmicas. “O aluno de Engenharia tem que se sentir parte do Conselho desde o início do curso. Isso fará com que saiba a importância e que tenha sempre com ele o conhecimento de que o CREA-RS fiscaliza o exercício ilegal da profissão”, frisou.

O certificado foi instituído com o objetivo de reconhecer o mérito do esforço do egresso durante sua trajetória no curso de graduação. O reconhecimento é conferido aos alunos dos cursos das Engenharias, Agronomia e Geociências que obtiverem a melhor média da turma de formandos nas disciplinas do ciclo profissionalizante ou, caso a instituição de ensino não possibilite a média nesta modalidade, a média geral de todas as disciplinas do curso.

A solicitação da presença de representante do Conselho nas formaturas, assim como da homenagem ao egresso, deve ser encaminhada com 30 dias de antecedência para o Núcleo de Apoio às Instituições de Ensino pelo e-mail naie@crea-rs.org.br.

0 comentário
bottom of page