• larissacantini51

Livro sobre engenharia popular tem patrocínio do Confea

Atualizado: 10 de Dez de 2020

Com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), a entidade Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil (ESF-Brasil), lançou em novembro o livro Engenharia Popular: construção e gestão de projetos de tecnologia e inovação social.

Fotos ESF-Brasil

Disponível em versões digital e impressa, a publicação aborda a engenharia como instrumento do desenvolvimento social e ambiental. No livro, são apresentados conceitos e experiências já trabalhados e vivenciados por docentes, estudantes e profissionais.


A publicação também objetiva discutir práxis, a partir de exemplos de projetos executados pela organização ESF-BR e parceiros, como adiantam as organizadoras da obra. “Desejo que o livro seja um referencial para a formação e debate não só para os membros do ESF, como também para estudantes, pesquisadores e profissionais nas engenharias e de quaisquer áreas que queiram conhecer e praticar engenharia popular”, aposta a docente e doutora em Engenharia de Produção, Sandra Rufino. A Engenheira Ambiental e sanitarista Fernanda Deister, também acredita que a publicação será útil para o segmento por ter “uma linguagem que atende a todos os públicos, com exemplos práticos e desafios que enfrentamos no dia a dia”.

Lançamento da publicação em Belo Horizonte aconteceu em novembro e contou com a participação do vice-presidente do Crea-MG, como representante do Confea

Na avaliação do Confea, “é hora de os engenheiros assumirem o papel de edu-cadores no que se refere à susten-tabilidade ambiental, fortalecer a impor-tância da ecologia, debater novas alterna-tivas e possibilidades, refletir sobre práti-cas utilizadas e rever os velhos e criar novos conceitos”, com o registra o vice-presidente no prefácio do livro. “Agora parceiros, o Confea e a Associação Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil somam objetivos, esforços e compartilham conhecimentos visando uma sociedade menos desigual e mais solidária e promissora para as gerações futuras”, conclui o Eng. Civ. Osmar Barros Júnior.


A Política de Patrocínio do Confea promove apoio, financeiro ou não, a projetos de cunho científico e técnico de iniciativa de organização sem fins lucrativos. Entre os objetivos estão: incentivar ações que promovam a inovação, a atualização e a geração de conhecimento técnico-científico de interesse da engenharia, da agronomia e das geociências e valorizar ações que contribuam com o regular exercício profissional destas áreas, visando a proteção da sociedade. 

Download do PDF do eBook

Livro Engenharia Popular ESF
.pdf
Download PDF • 13.15MB

Cadastre-se e baixe o livro on-line:

https://esf.org.br/livro-engenharia-popular/

Por Julianna Curado / Equipe de Comunicação do Confea

12 visualizações

© 2020 CREA-RS. Todos os direitos reservados.