• CREA-RS

Plenário aprova acordo entre Confea e Saúde para combate à Covid-19

Atualizado: Set 30

O plenário federal aprovou no dia 28 de agosto a celebração do Acordo de Cooperação Técnica entre Confea e Ministério da Saúde com foco no enfrentamento à Covid-19.


Foto Arquivo CREA-RS

A parceria irá incentivar a atuação de profissionais do Sistema Confea/Crea na prevenção e combate à doença causada pelo novo coronavírus. Na prática, será viabilizada a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) Social para projetos, execução e fiscalização de atividades vinculadas ao controle da Sars-CoV-2 pelos órgãos públicos, empresas e profissionais que atuem sem finalidade lucrativa. Isso será possível a partir da adesão de cada Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) ao acordo de cooperação.

O Confea também irá apoiar o projeto Iniciativa + Manutenção de Respiradores, divulgando aos profissionais as localidades nas quais existam respiradores necessitando de manutenção. Outra ação prevista é a divulgação pelo Federal de recomendações e diretrizes da Saúde, com o intuito de difundir medidas protetivas.


Como contrapartida, o ministério irá disponibilizar manual e acesso à plataforma de Capacitação de Manejo Clínico do Coronavírus, para realizar treinamento de profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências nas questões relativas ao enfrentamento da Covid-19.


Na avaliação da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), a pandemia impõe à sociedade contemporânea a criação de soluções para problemas que, até então, eram desconhecidos. “A Engenharia deve, naturalmente, contribuir para a construção dessas soluções, por meio do emprego de todo o seu conhecimento científico e a serviço do conforto e desenvolvimento da humanidade”, frisa a deliberação apresentada pelo coordenador da Comissão, Eng. Civ. João Pimenta.


Reforçando a importância da parceria, o presidente em exercício do Confea, Eng. Civ. Osmar Barros Júnior, pontuou que o acordo será um sucesso porque irá “possibilitar que os profissionais participem ativamente das ações e sejam capacitados não apenas para esta pandemia, mas para qualquer crise sanitária”. O conselheiro federal, Eng. Civ. Carlos Vilhena, acrescentou que a atuação dos profissionais “irá demostrar a capilaridade do Sistema e o engajamento nas iniciativas governamentais”.


Agora a deliberação segue para a Gerência de Relacionamentos Institucionais, a fim de ser apresentada ao Colégio de Presidentes, para posterior assinatura do acordo, o qual não demandará transferência de recursos financeiros entre o Confea e o ministério.

Investimento em infraestrutura


Outra parceria aprovada foi a realização de três debates pelo canal do Confea no YouTube com a contribuição dos ministérios da Infraestrutura, Desenvolvimento Regional e Minas e Energia. O objetivo é discutir propostas de desenvolvimento focadas em infraestrutura para o próximo ano, como ressaltou o chefe de Gabinete responsável pela programação. “Isso diz respeito à empregabilidade e à sustentabilidade das empresas do setor”, comentou o Eng. Agr. Luiz Rossafa, ao lembrar que o projeto será um desdobramento da temática do Congresso Nacional de Profissionais de 2019.


Ao parabenizar a Cais pela propositura e o Gabinete pela organização do ciclo de debates, o presidente em exercício do Conselho Federal salientou que “esta ação coloca o Confea em seu lugar devido: de protagonista do desenvolvimento nacional”. A previsão é de que a agenda seja em setembro e outubro, em dias a serem definidos.


18 visualizações

© 2020 CREA-RS. Todos os direitos reservados.