top of page

Projeto científico estimula a participação feminina na Engenharia

O projeto Meninas nas Ciências: Desenvolvendo Habilidades nas Engenharias, implementado pela prof. e Eng. Civ. Letícia Diesel na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), busca desenvolver habilidades e conhecimentos de Engenharia. A iniciativa é financiada pelo CNPq, com o objetivo de estimular e promover o incentivo à tecnologia para alunas de cinco escolas públicas da cidade de Santa Cruz do Sul.


“Temos um descompasso em nossa área. Aqui na Unisc, e assim acontece em outros locais, temos um percentual de cerca de 23% de ‘meninas’ nas Engenharias. O meu trabalho e projeto visam melhorar estes dados, pois nas outras áreas temos exatamente o inverso”, ressalta a professora.

O projeto visa a construção de maquetes funcionais com kits de montagem, em um ambiente voltado para a experimentação e descoberta dos princípios tecnológicos. As atividades iniciaram em março de 2019, com a aquisição dos kits e a seleção das bolsistas e professoras. Em seguida, foram organizados encontros para o manuseio com as peças dos kits no laboratório das Engenharias, para desenvolvimento de habilidades e para organizar as aulas propostas – ministradas pelas próprias bolsistas a outras alunas e alunos das escolas.

Depois da preparação das atividades dentro da universidade e da entrega dos kits para as escolas, o projeto foi implementado. Iniciaram-se as oficinas nas escolas, oferecidas pelas bolsistas, com ambiente e local preparados. A Eng. Diesel explica que também foram realizadas visitas de acompanhamento e palestras. O projeto também é voltado à inclusão digital de escolas com maior vulnerabilidade, bem como de alunas surdas, que participam das atividades com a ajuda de uma professora intérprete.


A iniciativa, que tinha duração de um ano, foi prorrogada devido à pandemia do novo coronavírus. No momento, as únicas atividades realizadas são palestras on-line e o desenvolvimento de artigos, servindo de incentivo à iniciação científica, com a elaboração de materiais que permitam a inclusão na vida acadêmica. Para outubro, há uma palestra agendada da prof. Diesel com a professora Daniela Pavani, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que coordena o projeto na universidade em Porto Alegre.


No entanto, o projeto tem execução prevista até outubro deste ano, quando os recursos se esgotarão. “Precisamos que ele continue”, afirma Diesel. “Tivemos muito sucesso e envolvimento, interação com escolas, professoras, alunos, alunas e bolsistas.” As professoras estão em busca de patrocinadores e recursos para dar continuidade às atividades, bem como ampliá-las para outras escolas, visto que a metodologia já está consolidada. “A gente não tem verba, era recurso do CNPq, e a universidade tem o recurso que são as pessoas”, explica. Os investimentos necessários seriam utilizados na compra dos kits, que têm um custo elevado porque são importados, mas têm durabilidade e viabilizariam o projeto.

 

O projeto Meninas nas Ciências estimula o desenvolvimento de conhecimentos de Engenharia para alunas de escolas públicas de Santa Cruz do Sul

(Foto: Projeto Meninas nas Ciências)


0 comentário

Comments


bottom of page