top of page

Um ano para ser lembrado


ESPAÇO CDER-RS

O ano de 2020 chega ao seu final muito diferente do que começou. Quando imaginaríamos que estaríamos tendo tantas limitações? Limitações de convívio, de trabalho, de hábitos.


Alterações na nossa rotina que impuseram o uso da máscara, do aceno no lugar do abraço, da tela do monitor no lugar da proximidade. Nossas casas começaram a ter outra conotação: passaram realmente a ser um lar, onde familiares passaram a conviver mais intensamente. Até mesmo esse convívio teve que ser educado para o novo momento. Muitos perderam seus entes e amigos. Uma batalha sempre deixa suas marcas; não seria nesta que passaríamos incólumes.


Como vivemos em um mundo interligado, em um sistema onde tudo se comunica, também fomos colocados à prova: nos reinventar, dentro das nossas entidades e do Conselho. Obtivemos muitos exemplos do que é possível fazer, se nos dispusermos a não ficar parados. Criamos uma nova forma de manter as atividades. Esta, talvez, seja a nossa maior virtude como ser humano: a adaptação ao meio e a sua alteração para melhorar as condições de vida.

Talvez nunca retornemos ao modelo antigo de convívio, mas isso não significa parar. Significa um recomeço. A busca em fazer diferente deve estar presente em nossos pensamentos e ações. E isso é o que fará de 2020 um ano a ser lembrado. Que fique no passado, na memória. Que criemos novos anos melhores. Com a experiência que tivemos neste ano particular. Temos força e capacidade para essa mudança.


Nessa expectativa, desejamos um final de ano mais alegre e um Feliz Natal para todos nós.


Eng. Civ. Jorge Köche

Coordenador Estadual do CDER-RS

0 comentário
bottom of page