inspetorias

Estande do CREA-RS na Expointer recebe reuniões da Coordenadoria das Inspetorias e de Zonais

A Casa do Profissional do CREA-RS, já tradicional na Expointer, recebeu o encontro dos inspetores no retorno presencial da maior feira agropecuária a céu aberto. A 45ª edição ocorreu entre 27 de agosto e 4 de setembro de 2022, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Coordenadoria das Inspetorias

Pautas das Zonais Alto-Uruguai, Fronteira Oeste e Litoral, além do workshop das Inspetorias e apresentação da Fiscalização, estiveram nas demandas da reunião da Coordenadoria das Inspetorias que ocorreu no estande do CREA-RS na Expointer.

A presidente do Conselho, Eng. Ambiental Nanci Walter, destacou as ações realizadas durante a feira, assim como outros assuntos de interesse dos representantes das 11 Zonais do CREA-RS. A condução da reunião ficou a cargo do coordenador-adjunto das Inspetorias, Eng. Civil Milton Bittencourt.

Leitura da Carta de Caxias do Sul

 

Imagem1.png

MEMÓRIA

6461.jpg

Zonais

A Casa do Profissional também foi palco da reunião das Zonais Metropolitana, Sinos e Serra. Ao dar as boas-vindas a presidente do CREA-RS destacou a presença e a possibilidade da discussão presencial sobre as demandas das inspetorias.

“É um novo tempo para reunir as principais lideranças e resgatar as boas ações. Começamos um Programa de Interiorização, no qual levamos o CREA-RS para os municípios que possuem Inspetorias. O primeiro encontro foi em Santa Maria, depois Santana do Livramento. E o próximo será em Erechim, porque temos uma Regional que comporta uma plenária do CREA-RS.

 

Ao nominar cada um dos inspetores e representantes de comissão presentes, a presidente Nanci destacou a importância de cada um destes profissionais. “Vocês são a extensão da Presidência nos municípios e temos que melhorar a comunicação em benefício do nosso Sistema profissional”, apontou.


Outra ação informada, foi a entrega aos candidatos às eleições de 2022 ao Governo do Estado, Senado e Legislativo, da Carta de Propostas da Engenharia, Agronomia e Geociências, chancelada pelos 27 Creas, que integram o Sistema Confea/Crea e Mútua. “Transmitimos ao vivo as visitas e conversamos sobre os projetos de cada um dos candidatos, além de nossas propostas e vontade de estabelecer este diálogo com os parlamentares pensando nas nossas profissões”, enfatizou, afirmando ainda que é um momento eleitoral e os políticos estão participando das agendas na Expointer, e o CREA-RS deve aproveitar a oportunidade para expor suas demandas.

Na pauta específica sobre ações de fiscalização, a Chefe de Núcleo de Fiscalização Alessandra Borges fez uma apresentação sobre os indicadores de controle de fiscalização, com regularização, identificação de problemas e performance fiscalizatória. “Estes dados são importantes para direcionar melhor os projetos de fiscalização em todo o Estado e estabelecer as ações necessárias para atingir os objetivos do CREA-RS”, ressaltou Alessandra, acompanhada do chefe do NPLAN Miguel Francisco Guimarães Fontana e dos supervisores Pedro Ost e Raquel Fortes.

Inspetoria de Alegrete articula legislação de Inspeção e Manutenção Predial no município

"Uma das funções do inspetor é participar da construção de políticas públicas, por isto nós, enquanto CREA-RS e Inspetoria, estamos felizes em contribuir para a implementação da Lei de Inspeção Predial em nossa cidade. ” A fala é da inspetora-chefe do Conselho em Alegrete, Eng. Civil Luana Ferreira Hohemberger, que, junto aos demais membros da diretoria da Regional, articula com a Câmara Municipal o estabelecimento da obrigatoriedade da realização dos serviços de inspeção e manutenção predial nas edificações do município.

A inspetora explica que, no caso de Alegrete, a inspeção predial obrigatória estará vinculada ao Projeto de Lei Complementar 005/2021, que institui o Plano Diretor de Desenvolvimento do Município de Alegrete (PDDM), incluído como um dispositivo ao PDDM. O trabalho se desenvolveu por meio de dois encontros com o presidente da Câmara Municipal, vereador Anilton Oliveira, casa onde está sendo discutida a nova lei.

“Na primeira reunião, em julho, alinhamos os pontos de como iríamos trabalhar, sugerindo a inclusão de dispositivo no projeto, a fim de prover segurança à sociedade e possibilidade de fiscalização pela prefeitura e pelo CREA-RS”, detalha a Engenheira. Tendo a demanda acolhida pelo legislador, em um segundo encontro, no início de agosto, o documento com a proposta para o dispositivo ao PDDM foi entregue.

“Agora é aguardamos para o Plano Diretor entrar em votação em plenário”, informa a inspetora, que também ressalta a importância em atender aos anseios da sociedade. “A criação e implantação da inspeção será um marco para a cidade de Alegrete. É muito importante o CREA-RS participar ativamente desta legislação, pois ela é uma resposta que irá trazer segurança aos moradores e visitantes da nossa cidade”.

Inspetoria de Canela/Gramado em novo endereço

canela_gramado.png

Inaugurada em 2008, a Inspetoria de Canela/Gramado, sediada em Canela, está atendendo em novo endereço, na Rua Dona Carlinda n. 221. A Regional também abrange as cidades de São Francisco de Paula e Cambará do Sul, todas com destaque na área turística devido as suas belezas naturais. Junto às Inspetorias de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Vacaria integra a Zonal Serra do CREA-RS.

São representantes do Conselho no município os inspetores Eng. Quím. Carlos Eduardo Canani, chefe; Eng. Mec. e Seg. Trab. Alisson Galvan Bellé, secretário; e Eng. Mec. Maicon Duarte Hencke, tesoureiro. No atendimento, está a funcionária administrativa Marta Paula Dorje Lama. A fiscalização é feita por aporte de agentes fiscais de outras Inspetorias próximas.

No total são mais de 500 profissionais registrados na jurisdição, com predominância para Engenharia Civil.

Inspetoria de Bagé: agendas na universidade e prefeitura do município aproximam CREA-RS da comunidade

Buscando aperfeiçoar e aproximar da comunidade a atuação do CREA-RS na região de Bagé, a Inspetoria do município realizou duas importantes ações, ambas em 29 de agosto. À tarde, a inspetora-chefe, Eng. Agr. Marta Helena Ebert Hamm Oliveira, acompanhada da representante da Engenharia Civil na Comissão Multimodal, Eng. Maíra de Moura Gonçalves, da agente fiscal Sheila Rosa de Quadros e do supervisor da Regional Gustavo Vaz.

O encontro foi para viabilizar um convênio para troca de informações de fiscalização em obras civis na cidade e na questão da inspeção veicular. Quem recebeu a equipe do CREA-RS foi o coordenador das Obras Privadas do município, Eng. Civil Volmir Oliveira Silveira, junto à servidora Pâmela Ieda, que trabalha na informatização dos expedientes da Geplan - Secretaria de Gestão Planejamento e Captação de Recursos. Oliveira destacou a importância da demanda. “É uma questão administrativa que é boa para todo mundo. Importante para a prefeitura na regularização das edificações e para o CREA-RS na questão profissional. ”