Sessão Plenária Extraordinária elege primeiro e segundo vice-presidentes do CREA-RS

Da esquerda para direita: Eng. Eletr. Edgar Bortolini, Eng. Amb. Nanci Walter, Eng. Agr. Andrea da Rocha e Eng. Civ. Nelson Moussalle.

Créditos: Arquivo CREA-RS

A primeira Sessão Plenária Extraordinária de 2021, realizada de forma virtual, elegeu o Eng. Civil Cezar Augusto Pinto Motta e o Eng. Agr. Valmor Christmann como primeiro e segundo vice-presidentes do CREA-RS, respectivamente. A votação aconteceu de forma simplificada e por meio do sistema eletrônico, devido ao formato virtual da plenária, e durou 30 minutos.

Esta eleição se deu como continuidade do processo de votação, que foi interrompido na Plenária anterior (07/01), devido à falta de quórum. Desta forma, a condução do processo eleitoral continuou com a Comissão Escrutinadora indicada anteriormente: composta pelo Eng. em Eletrônica Edgar Bortolini (coordenador); Eng. Ind-Mecânica e Seg. Trabalho Airton José Monteiro; e o Eng. Civil e Seg. do Trabalho Luiz Carlos Karnikowski de Oliveira.

Considerando que, na Plenária anterior, ocorreu a apresentação de cada um dos candidatos. Para 1º vice-presidente, concorreram Eng. Cezar Augusto Pinto Motta e Eng. Eletricista Gilmar Zwirtes e para 2º vice, Eng. Civil Ubiratan Oro e Eng. Agrônomo Valmor Christmann.  Os conselheiros apreciaram a proposição da Presidência sobre novas manifestações dos candidatos, optando por não ser necessária novas manifestações.

Convocada exclusivamente para a eleição dos vices, o coordenador Eng. em Eletrônica Edgar Bortolini logo no início fez a leitura do procedimento de votação, que ocorreu de forma online, por voto secreto, sendo resguardados os dispositivos expressos no Regimento do Conselho e demais legislações vigentes.  O Eng. Bortolini apresentou o resultado e, em nome da Comissão Escrutinadora, parabenizou o grupo de apoio, que auxiliou no processo de votação de forma remota e presencial, a presidente Eng. Ambiental Nanci Walter e os conselheiros participantes. Os eleitos foram empossados na mesma ocasião, pela presidente do CREA-RS.

A presidente, Eng. Ambiental Nanci Walter, agradeceu ao coordenador Eng. em Eletrônica Edgar Bortolini pela condução do processo, e que esteve na sede para o teste do sistema de votação. "Parabenizo aos colegas que irão somar à diretoria da nossa gestão". Também saudou os outros candidatos que concorreram. "Faz parte a questão do voto, estão todos de parabéns. Temos muitos desafios em nossas profissões e aqui também", concluiu.

Eng. Civil Cezar Augusto Pinto Motta, eleito 1º vice-presidente do CREA-RS

Em seu pronunciamento, o Eng. Civil Cezar Augusto Pinto Motta, eleito 1º vice-presidente do CREA-RS, afirmou que algumas ações são cruciais para sua gestão: ressignificar a função do Conselho, dialogar e usar a capacidade de trabalho para que seja reconhecido pelos profissionais e sociedade. Destacou, ainda, que se a própria democracia está sendo questionada no mundo, não seria o Sistema que ficaria imune a críticas. “Foram duas semanas intensas em que conversamos muito, em que fiz questão de ouvir a todos, inclusive quem não votou em mim”. Ressaltou ainda que a eleição significa o fechamento de um ciclo de renovação. “Muito me agrada ver a Plenária que temos hoje renovada, e ver as mulheres que foram eleitas, a Nanci e a Andrea, pois representam uma esperança para que a gente vire a página de disputas impróprias, vire a página para uma reconstrução de significado que temos que dar para o nosso Conselho. Para isso, precisamos de cada um, a quem eu agradeço. Temos que unificar o CREA-RS”, concluiu.

Eng. Agr. Valmor Christmann

O segundo vice-presidente eleito, Eng. Agr. Valmor Christmann, também agradeceu pelo voto dos colegas. “Quero agradecer a confiança nas minhas propostas e o apoio da Câmara Especializada de Agronomia que vibrou comigo. Agora é hora de trabalharmos unidos pelo nosso Conselho, pois ninguém faz nada sozinho. Como 2º vice-presidente do CREA-RS pretendo colaborar com a nova gestão para que a instituição passe a ter respeitabilidade na sociedade e que seja conhecido não só pela fiscalização, mas também por sua importância na sociedade gaúcha. Quero ajudar neste resgate e trabalhar para incentivar as entidades de classe, trazendo os profissionais para integrarem o Sistema”, disse.

© 2021 CREA-RS. Todos os direitos reservados.