FAO, PNUMA e Confea apoiam obra sobre paisagens verdes urbanas 

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) apoiaram a realização do e-book Verde Urbano, o primeiro da série Eu, o Meio Ambiente e Você.  

A publicação apresenta diversos temas relacionados ao ecossistema urbano, como por exemplo, a biodiversidade das cidades, o plantio e manejo de árvores, regulação do clima e ciclo hidrológico, sequestro e estoque de carbono e benefícios à saúde física e mental, além dos aspectos cênicos da ornamentação de ruas e avenidas que hospedam milhares de pessoas em nossas cidades. 

Organizado por Maurício Lamano Ferreira, Alessandro Zabotto e Fernando Periotto percebe-se no e-book o encontro entre a ciência e o espírito de servir publicamente os milhões de brasileiros que respiram o ar das cidades, sonhando com a volta à natureza e à terra dos nossos antepassados. “Precisamos urgentemente repensar os modelos de ocupação urbana. Muitas cidades já estão comprometidas com um futuro mais sustentável e com o desenvolvimento verde. Mas ainda precisamos de ações mais impactantes para cumprir a Agenda 2030 e garantir que as cidades sejam espaços inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Nesse sentido, é fundamental entendermos que nossa qualidade de vida está diretamente relacionada com a saúde dos ecossistemas urbanos”, ponderam os organizadores.  A obra é lançada em um momento extremamente importante para o planeta, concomitante à Década da Restauração de Ecossistemas (2021-2030), que tem como principal objetivo aumentar os esforços para restaurar ecossistemas degradados.  De escrita leve e didática, o e-book Verde Urbano tem como público-alvo pessoas que convivem predominantemente nas cidades, sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos, independente do grau de instrução ou nível social. São pessoas que plantam e cuidam de árvores em seus quintais, contemplam a natureza urbana, frequentam parques e praças públicas e zelam pela natureza.

Confea disponibiliza coletânea de normas técnicas de acessibilidade 

O documento foi publicado na véspera do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, e reúne 15 normas sobre acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, meios de transporte e de comunicação. 

Compromissado com a construção de uma sociedade sem fronteiras e mais humana, o Confea disponibilizou a Coletânea da ABNT com Normas Técnicas de Acessibilidade, na véspera do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. 

O compilado reúne 15 normas sobre acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, meios de transporte e de comunicação. “A liberação do acesso às normas de acessibilidade integra o conjunto de iniciativas que o Confea tem procurado praticar em busca de uma melhor intervenção dos saberes tecnológicos, em favor da segurança da sociedade e pela garantia de condições de equidade, com respeito à diversidade das pessoas”, afirma o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger. 

© 2021 CREA-RS. Todos os direitos reservados.