Prefeito de Passo Fundo recebe visita do CREA-RS

A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, esteve reunida com prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida (PSB), e o secretário de obras do município, Eng. Civ. e Amb. Rubens Astolfi, para discutir a desburocratização do licenciamento de obras. Também acompanharam a reunião, realizada em 02 de março, os inspetores de Passo Fundo, os Eng. Agrônomo Bernardo Palma e Eng. Ambiental Vinicius Honse Dido.

A ação visa uma maior aproximação com os órgãos municipais, a fim de colaborar para a construção de um instrumento que possibilite agilizar a tramitação dos licenciamentos urbanísticos, com a garantia da segurança à sociedade. “Tive conhecimento de que a Secretaria de Obras implementou ações estratégicas que estão dando resultados positivos. O CREA-RS assinou, no dia 1º de março, um termo de cooperação técnica, científica e operacional com a Prefeitura de Esteio que busca justamente a construção de um Projeto de Lei com a participação de representantes do Conselho”, explicou a Eng. Amb Nanci Walter.

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, ressaltou as estratégias e ações que estão causando impactos positivos e, segundo ele, além dos mutirões, os processos eletrônicos fizeram a diferença para agilizar o trâmite. Aliado a estas ações, Almeida informou ter encaminhado à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que estabelece a criação do Obra Fácil. Um programa que simplifica os procedimentos e processos administrativos internos, para aprovações e licenciamentos de construções residenciais unifamiliares horizontais e comércios de menor impacto. “Esta é mais uma ação concreta do Acelera Passo Fundo e que tem o objetivo principal de fomentar a geração de emprego e renda em um dos setores econômicos mais fortes no município, que é o da construção civil”, ressaltou o prefeito.

A Eng. Amb. Nanci ratificou os benefícios desta união de esforços, entre Conselho e prefeituras, para a comunidade. “Nossa intenção é trazer o CREA-RS como parceiro de iniciativas que contribuam para a construção de soluções em prol do desenvolvimento dos municípios. Queremos colaborar para a formulação de legislações que contemplem questões técnicas necessárias para garantir que as obras respeitem as normas técnicas e as regulamentações de segurança”, reforçou.

Da esq.: Engenheiros Vinícius, Nanci, Thans e Palma

Os membros do Conselho aproveitaram para visitar o recém-empossado secretário do Interior, Eng. Civil Cristian Thans, que já integrou a Inspetoria de Passo Fundo, tendo passado pelas funções de inspetor-tesoureiro (2015/2016) e membro de Comissão (biênios 2019/2020, 2017/2018, 2013/2014, 2009/2010, 2007/2008). Este órgão é o responsável por coordenar, orientar, controlar e executar políticas de desenvolvimento agropecuário da área rural de Passo Fundo, bem como realizar projetos e programas que visem o fomento dos produtores rurais. 

© 2021 CREA-RS. Todos os direitos reservados.