39º Seminário das Inspetorias acontece em Uruguaiana
“Não te preocupa bagual que campeiro não se engana, quem segue o rastro do sol sempre chega a uruguaiana!”
Foi nesta saudação que a Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, iniciou, no dia 24 de outubro, em Uruguaiana, o 39º Seminário das Inspetorias, recebendo cerca de 70 inspetores.
Na mesa diretiva, Ronnie Peterson Colpo Mello, prefeito de Uruguaiana; Adenildo de Jesus Padovan, presidente da Câmara de Vereadores de Uruguaiana; o Eng. Sanit. e de Seg. Trab. Gabriel Konig, coordenador das Inspetorias do CREA-RS; a Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha, diretora-geral da Mútua-RS - Caixa de Assistência dos Profissionais; o Eng. Civ. Edi Antonio Pessano Grafolin, inspetor-chefe de Uruguaiana; e o Eng. Agr. Cassio Comisi, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Uruguaiana (Asseagru).
Também prestigiou o 1º vice-presidente Eng. Agr. Matheus Piato. Também em formato on-line, o presidente do Confea, eng. de telecom. Vinicius Marchese, desejou um bom trabalho a todos e colocou o Confea à disposição de inspetores.
Na abertura, o vereador Adenildo Padovan, presidente da Câmara, fez uma homenagem aos 90 anos do CREA-RS com uma moção de agradecimento aos serviços prestados à cidade de Uruguaiana.
Inspetores reunidos em Uruguaiana
Promovido pela primeira vez no formato híbrido, o evento ocorreu até 26 de outubro com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Mútua-RS - Caixa de Assistência dos Profissionais, com apoio da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Uruguaiana (Asseagru).
Os presidentes das duas entidades de classe deram as boas-vindas aos inspetores, desejando bons aprendizados e troca de experiências.
MATÉRIA DE CAPA
PALAVRA DA PRESIDENTE
ARTIGOS
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
AGRONOMIA
FISCALIZAÇÃO
POR DENTRO DAS ENTIDADES
RAIO X DAS INSPETORIAS
NOTÍCIAS
O aniversário da Inspetoria, no dia 4 de novembro, foi lembrado pelo atual inspetor-chefe, o bastante aplaudido Eng. Civ. Edi Antonio Pessano Grafolin, que ressaltou ainda o orgulho de o município receber pela primeira vez o evento.
A Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha fez uma saudação especial. “A terra da Califórnia da Canção Nativa agora é a terra dos Engenheiros, Agrônomos e Geocientistas”, ressaltando que a Mútua é parceira de todos.
Coordenador das Inspetorias, eleito no ano passado, o Eng. Sanit. Gabriel Koning também destacou o orgulho de estar à frente das Inspetorias.
Antes de fazer a homenagem aos 90 anos do CREA-RS, o vereador Adenilton afirmou que por tudo o que a Engenharia fez para o município, o Parlamento não poderia deixar de estar presente neste importante evento. “Que todos tenham um excelente trabalho. Aproveitem Uruguaiana”, afirmou.
Prefeito de Uruguaiana, Ronnie Peterson Colpo Mello reconheceu o trabalho da Engenharia, Agronomia e as Geociências no desenvolvimento da cidade. Fez ainda uma saudação especial para os funcionários da área tecnológica que fazem parte da Prefeitura e contribuem para a transformação e desenvolvimento.
Ronnie Peterson Colpo Mello
Finalizando, a Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, agradeceu à homenagem do legislativo pelos 90 anos do CREA-RS. Ressaltou o grande desafio enfrentado pela sociedade gaúcha neste ano com a tragédia climática. “Os profissionais do Sistema Confea/Crea estiveram à frente de um projeto que contribuiu com os municípios. O Reconstruir-RS levou profissionais voluntários para as principais regiões afetadas durante as enchentes. Produziu laudos técnicos importantes na obtenção de financiamento do governo federal. E realmente não há desenvolvimento dos municípios sem as nossas profissões. Mas podemos também aproveitar os palestrantes e representantes dos poderes para uma grande reflexão, sobre como as nossas profissões podem ajudar a evitar fenômenos como o que aconteceu em maio. Fazer parte é muito bom, mas também precisamos nos sentir fazendo parte”, completou, lembrando ainda que discutiu com o prefeito a Lei de Inspeção e Manutenção Predial.
Eng. Amb. Nanci Walter
Seminário das Inspetorias aprova Carta de Uruguaiana
A Carta de Uruguaiana foi apresentada pelo coordenador das Inspetorias, Eng. Sanit. Gabriel Konig. Créditos: Arquivo CREA-RS
Realizado no formato híbrido, o Seminário das Inspetorias reuniu inspetores com mandato 2023/2024 das 44 inspetorias, representantes de zonais, representantes das Câmaras Especializadas na Coordenadoria, e teve como foco debater a gestão estratégica em eventos climáticos extremos, fomentando ações do Sistema Confea/Crea e Mútua para o desenvolvimento socioeconômico do RS e também para as melhorias na atuação do Conselho junto à sociedade e aos profissionais.
Após três dias de discussão, debates e palestras, os inspetores presentes no 39º Seminário das Inspetorias, que ocorreu em Uruguaiana, aprovaram por unanimidade a Carta de Uruguaiana, com 11 propostas e uma moção.
Apresentada pelo coordenador das Inspetorias, Eng. Sanit. e Seg. Trab. Gabriel König, o documento é o resultado das discussões dos três grupos de planejamento estratégico das Inspetorias.
O primeiro, Órgãos Públicos, trazia a discussão sobre ações conjuntas, convênios prefeituras e representatividade em Comissões. O segundo grupo tinha como referência a participação institucional em eventos públicos e privados, instituições de ensino e entidades de classe. Finalmente o terceiro tratava da atividade-fim do Conselho, ações de fiscalização.
Onze propostas foram apresentadas
Grupo 1
Grupo 2
Grupo 3
CARTA DE URUGUAIANA
1. O CREA-RS, através de suas 44 Inspetorias, deverá fomentar a criação ou participação do Fórum das Entidades. Formação de um grupo em cada Inspetoria visando a proximidade dos órgãos/entidades públicas e civis em cada município.
2. O CREA-RS deverá criar um Comitê BIM para instruir prefeitura e também montar um ciclo de palestras nos órgãos públicos, visando adequação com a Lei n. 14.133/2021.
3. Fomentar a participação dos profissionais do Sistema nos Conselhos Municipais pertinentes a cada Inspetoria.
4. Os inspetores assumirem a função de inspetores institucionais que representem o CREA-RS nos eventos, instituições de ensino e outros eventos nas cidades de abrangência da Inspetoria. O CREA-RS deverá capacitar o inspetor credenciado tendo como foco a inovação tecnológica.
5. Nomear 1 (um) representante por cidade de abrangência da Inspetoria.
6. Eventos fixados em todos os anos por segmentos (Agronomia/Florestal, Mecânica, Química, Geominas, Segurança do Trabalho, Elétrica e Civil) com mais de 30 mil visitantes. Fomentar a participação em cinco feiras Construsul, Expodireto, Expointer, Mercopar e Prevensul.
7. Instituir até o dia 25 de novembro de cada ano, como data para que cada Inspetoria/Entidade de Classe envie o planejamento com proposta de participação em eventos para ingressar no calendário de eventos anual do ano seguinte.
8. PMOC: oficiar as prefeituras-vigilâncias sanitárias sobre a obrigatoriedade de cumprir a Lei 13.589/2018, referente à implantação do PMOC com conhecimento das Inspetorias.
9. Fiscalização direcionada a aparelhos utilizados para refrigeração de medicamentos termolábeis, quanto à manutenção dos mesmos em hospitais, clínicas e laboratórios, haja vista que a manutenção é prevista de maneira anual pela Anvisa.
10. Fiscalização de postos de combustíveis e GNV por estarem alinhados às atividades e atribuições a diversas áreas de Engenharia. No ramo existem atribuições da área civil, mecânica, elétrica, química, segurança do trabalho e ambiental (NR 20).
11. Instituir uma norma de fiscalização de instalação de placas de energia solar para a exigência do laudo de estabilidade estrutural, por profissional legalmente habilitado.
Também foi aprovada uma Moção, nos seguintes termos: que seja aumentado o número de agentes fiscais, num primeiro momento de 1 (um) fiscal por inspetoria. Com atingimento desta meta, passa-se a providenciar a mudança da meta para 2 (dois) fiscais por inspetoria.
Uruguaiana, 26 de outubro de 2024
Inspetoria de Palmeira das Missões ganha nova infraestrutura e mobiliário
Várias lideranças presentes. Créditos: Arquivo CREA-RS
Criada em 19 outubro de 1985, dentro de programa de interiorização do CREA-RS, sendo a 13ª regional fundada fora da Capital, a Inspetoria de Palmeira das Missões celebrou, no dia 27 de novembro uma importante conquista: a reinauguração de sua sede totalmente reformada na estrutura física e de mobiliário, somando-se às 17 entregues renovadas neste primeiro ano da segunda gestão da presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter. Além de Palmeira das Missões, a inspetoria abrange mais 24 localidades, atendendo em sua jurisdição 1.031 profissionais.
“Até o final deste ano, das nossas 33 regionais com sede própria, teremos 70% delas reinauguradas como aqui, com reforma total de infraestrutura e de mobiliário, em um processo iniciado em 2021”, destacou a presidente para os inspetores, ex-inspetores, autoridades e profissionais que lotaram o auditório da Inspetoria.
A presidente, Eng. Amb. Nanci Walter, não escondeu o orgulho de concretizar a reforma completa da Inspetoria
Filho do agente fiscal da Inspetoria, João Carlos Konig (Chico), falecido em 2020, o coordenador das Inspetorias, Eng. Sanit. e Seg. Trab. Gabriel Konig, se emocionou
“Sei das dificuldades em fazer disto realidade, porém é possível. Não faço nada além do que eu gostaria como profissional. Penso que precisamos valorizar os espaços que temos e o olhar de quem viu estes imóveis para abrigar o CREA-RS em seus municípios, como aqui onde a sede foi adquirida há mais de 25 anos e, desde então, não havia passado por reformas. O que foi investido nesta obra é um recurso que estamos devolvendo para vocês de Palmeira das Missões”, destacou, ainda, a presidente dizendo da felicidade em poder dividir o momento com todos os presentes.
Filho do agente fiscal da Inspetoria, João Carlos Konig (Chico), falecido em 2020, o coordenador das Inspetorias, Eng. Sanit. e Seg. Trab. Gabriel Konig, se emocionou ao falar sobre a renovação da sede da regional. “Estou participando das reinaugurações pelo estado, mas hoje é uma situação diferente pra mim, eu vim daqui e, aqui, tive a presença do meu pai como espelho durante muitos anos. Só tenho a agradecer pelo apoio da presidente Nanci, pois sei das dificuldades que tivemos para conseguir esta reforma. Muitos presidentes passaram antes e se não fosse pela nossa presidente Engenheira Ambiental Nanci Walter não teríamos conseguido. Agora, a inspetoria ficou no nível dos profissionais de Palmeira das Missões e sei que meu pai está conosco e também muito feliz.”
Inspetor-chefe, o Eng. Civ. e Seg. Trab. Ênio Otero de Ramos, falou um pouco dos momentos marcantes da Inspetoria: 1985, data da inauguração; 1997, a compra da sede atual; e este ano de 2024, reinaugurando as instalações totalmente reformadas. “Nossa Inspetoria sempre foi muito atuante. A cada gestão fez a sua contribuição. Hoje, deixamos a nossa com este espaço moderno, este auditório que muito contribuirá para nossa entidade e para o melhor atendimento dos profissionais. ”
Agradeceu, ainda, à presidente Nanci pelo apoio às propostas apresentadas pelos inspetores, superando os valores do projeto original, citando nominalmente o Arquiteto Leonnardo Torgo, da Gerência de Engenharia do CREA-RS, pela dedicação e empenho. “Em poucos dias ele nos visitou e fez estudo mais completo para darmos início ao processo de repaginação com os nossos objetivos propostos nos quais tivemos um resultado extremamente satisfatório.”
Sala lotada de profissionais neste importante momento da Inspetoria
Além dos citados, participaram da cerimônia o representante da Zonal Alto Uruguai, Eng. Ind.-Mec. e de Seg. Trab. Roi Rogers Correa de Almeida; o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Palmeira das Missões (Aeapal), Eng. Agr. Danimar de Castro; o secretário de Administração do município, Carlos Santos, representando o prefeito, Evandro Massing; o presidente da Câmara de Vereadores, Davi Cardinin Piovezan; e o funcionário administrativo da Regional, Dalvo Piovezan.
Inspetoria de Tramandaí se soma às 15 regionais reinauguradas após reformas
Há 43 anos o CREA-RS, por meio de sua inspetoria, está presente na comunidade de Tramandaí. E no dia 18 de novembro, chegou à uma nova fase com a reinauguração dos seus espaços, somando-se às 15 inspetorias que já passaram por reforma total das suas estruturas físicas e de mobiliário. Até o final deste ano, serão 19 as regionais, com sedes próprias, reformadas, em projeto de melhorias e padronização iniciado na primeira gestão da presidente Eng. Amb. Nanci Walter, que destacou o orgulho de entregar as novas instalações de mais uma Inspetoria.
Durante a cerimônia da entrega do local, a inspetora-chefe Eng. Amb. e Seg. Trab. Minuche Marchini, lembrou de sua primeira visita à Inspetoria, há 16 anos, para buscar sua carteira profissional. “Eu entrei e lembro que não enxergávamos o funcionário do atendimento, o que mudou neste novo layout. Além disso, agora a inspetoria está devidamente identificada: tanto quem passa na avenida principal quanto na rua lateral consegue visualizar onde fica localizada a nossa regional do CREA-RS de Tramandaí, então são duas mudanças que impactam muito.”
Também presente, o inspetor-tesoureiro Eng. Ind. Mec e Seg. Trab. Ismar Prates, reforçou a satisfação com as melhorias advindas da reforma. “Só temos a agradecer o empenho da presidente Nanci e de toda a equipe do Conselho envolvida com as obras e esperamos contribuir muito com este trabalho tão qualificado nos próximos anos”, destacou aos presentes.
Dezenas de pessoas participaram da cerimônia
Coordenador das Inspetorias, o Eng. Sanit. e Seg. do Trab. Gabriel König, ressaltou a importância da Regional, que em sua jurisdição totaliza o registro de mais de 400 profissionais, e, como os demais, reiterou a qualidade da entrega. “A Inspetoria agora está ao nível dos nossos colegas do litoral”, afirmou. Na lembrança dos funcionários, agente fiscal Alceu Maggi e funcionária administrativa Luciana Michel, agradeceu pelo empenho durante a obra e, também, no atendimento diário no local. “Eu, como atual coordenador, só tenho a agradecer ao que vocês fazem por todos aqui nesta que é a Casa dos Profissionais”.
Por fim, a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, destacou a satisfação em entregar mais uma inspetoria repaginada. “Para mim, que estive aqui como coordenadora das Inspetorias é muito recompensador fazer este tipo de reforma. Estamos de casa nova e temos que usá-la, temos que trazer para cá a sociedade e os jovens profissionais, mostrar que não somos apenas um cartório arrecadatório. Está conosco esta missão e agora, de inspetoria renovada, temos tudo para dar certo”. Também participaram do ato, o ex-inspetor-chefe Eng. Civ. José Augusto Henkin; os funcionários locais Luciana Michel e Alceu Maggi; além de autoridades e profissionais da região.
Presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter
Inspetoria de Lajeado é reinaugurada após reformas estruturais e de mobiliário
Única das 44 regionais do CREA-RS a ter sido atingida pelas enchentes e cheia do mês de maio, a Inspetoria de Lajeado celebrou uma nova etapa com a reinauguração dos espaços em 19 de novembro. Há 43 anos atuando na região, a Inspetoria passa a integrar a lista das 16 já revitalizadas, que tiveram suas estruturas físicas e mobiliário totalmente renovados. Este esforço faz parte de um projeto de melhoria e padronização iniciado na primeira gestão da presidente Eng. Amb. Nanci Walter.
Uma placa indica até onde a água chegou na sala da Inspetoria.
“Sem sombra de dúvida a reinauguração de hoje representa muito a força não só de Lajeado, mas de toda a região do Vale do Taquari depois de tudo que aconteceu. Dos 36 municípios de jurisdição da nossa inspetoria, todos foram atingidos pelas enchentes”, destacou a presidente em sua fala. Lembrou, ainda, da importância das profissionais do Sistema nesta retomada pós-catástrofe. “Temos muita força através das nossas profissões s e temos que dar o nosso exemplo. Aqui, nesta sede de Lajeado, eu vejo mais a representação de muito mais que uma reforma, aqui é um marco que vai ficar para todos nós.”
Inspetor-chefe em Lajeado, o Engenheiro Civil Eduardo Black Kroth também fez menção aos eventos climáticos extremos que atingiram o Estado, em especial a região. “Das inspetorias do CREA-RS no Rio Grande do Sul fomos a única atingida pelas cheias, com um nível aproximado de 1,10 metros de água dentro da Inspetoria, algo muito difícil de imaginar agora que ela está pronta e que estamos celebrando este momento da reinauguração com instalações novas, modernas e que muito orgulho dará aos profissionais e à comunidade lajeadense”.
Reinauguração
O evento contou, ainda, com a presença do coordenador das inspetorias, Eng. Sanit. e Seg. do Trab. Gabriel König; dos ex-inspetores Eng. Eletron. Shirley Schroeder, Arq. Urb Antônio João Fluckseder, Arq. Urb. Maria Otília Muller Klein e Arq. Urb. Vera Fumagalli; além do inspetor-chefe eleito para o período 2025-2027, Eng. Ftal. Guilherme Reisdorfer. Também participaram os conselheiros Eng. Civ. Cláudia Diehl e Eng. Amb. Ivan Tremarin, a funcionária administrativa Elisabete Weber, além de autoridades e profissionais da região.
Inspetoria de Camaquã inaugura instalações reformadas
Há 40 anos o CREA-RS está presente na comunidade camaquense com sua Inspetoria que, em 29 de outubro, chegou a uma nova fase com a reinauguração dos seus espaços. A regional, que também abriga a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região Centro Sul (Aseac), se soma às 14 inspetorias que já passaram por reforma total das suas estruturas físicas e de mobiliário.
Até o final deste ano, serão 19 as regionais entregues reformadas, em projeto de melhorias e padronização iniciado na primeira gestão da presidente Eng. Amb. Nanci Walter, que destacou o orgulho de entregar as novas instalações de mais uma Inspetoria.
“Fico muito feliz em estar aqui e escrever mais este capítulo da Inspetoria de Camaquã, em local que deve nos representar e orgulhar. Agora, temos que abrir as portas aos profissionais e à comunidade, trazer os Conselhos Municipais para cá, movimentar a ‘nossa casa’.”
Também participaram do ato, o coordenador e a coordenadora-adjunta das inspetorias, Eng. Sanit. e de Seg. do Trab. Gabriel König e Eng. Agríc. e de Seg. do Trab. Annelize Altmann, que também é inspetora-chefe; o inspetor-secretário, Eng. Agr. Gilberto da Silva Viatroski; o inspetor-tesoureiro, Eng. Civ. Mauricio Mendes Danelon; o presidente da Aseac, Eng. Amb. Endrigo Cunha Ribeiro; a funcionária da Inspetoria, Andreia Bartes; além de autoridades e profissionais da região.
© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.