top of page

Uma reflexão sobre passado e futuro

Celebrar este aniversário de nove décadas do CREA-RS é uma oportunidade de reflexão e reconhecimento da trajetória percorrida, das conquistas alcançadas e dos desafios superados.

Ao relembrar a história, preservamos na memória os esforços daqueles que a construíram e inspiram gerações futuras a continuarem seu legado.

É um motivo de orgulho maior ainda podermos comemorar essas conquistas, engajar parceiros, promover a integração entre as pessoas, além de prestar nosso reconhecimento a todos que estão conosco nesta caminhada: funcionários, inspetores, conselheiros, profissionais, dirigentes das entidades de classe e das instituições de ensino superior.

A memória é o que nos ajuda a manter vivos os sentidos, os valores que moldam este sistema profissional. Olhar para o passado é refletir sobre essa identidade e uma oportunidade de fortalecer nosso posicionamento.

É ver que o tempo nos faz evoluir em uma velocidade cada vez maior, mas também nos mostra que a solidez de uma instituição pode perpassar gerações.

O tempo e o espaço são dimensões que nos remetem ao passado, ao presente e apontam o futuro, em diferentes contextos e lugares. Sob essa perspectiva, viajaremos ao longo desses 90 anos de história rapidamente, porém com a intensidade necessária.

Na década de 30, foi vista a necessidade de ter um órgão de regulamentação e fiscalização e, hoje, vemos que o tempo aprimorou, ampliou e fortaleceu a função finalística dos conselhos federal e regionais de engenharia e agronomia em todo o país, sempre mantendo sua missão de fiscalizar para garantir o exercício legal de profissionais e empresas para a segurança da sociedade.

Começamos com um grupo de 179 registrados e hoje somos mais de 86 mil profissionais somente no Rio Grande do Sul. Com orgulho, nossa fiscalização recebeu a premiação inédita do Confea, no início de dezembro, por ter cumprido a meta nacional de fiscalização 2024.

Desde o primeiro presidente do CREA-RS, Eng. Civil Henrique Pereira Neto, in memoriam, passando por posse por indicação, eleição manual até os dias atuais, com a primeira eleição on-line.

Em 90 anos, já tendo passado 20 presidentes, fui a primeira mulher eleita, em 2020, pelo voto em urna eletrônica, e reeleita para o triênio 2024/2026, pelo inédito voto digital, com muito orgulho e um propósito de implementar iniciativas para modernização de processos e procedimentos.

Há muito a se fazer, mas caminhar com vocês por melhorias às nossas profissões é uma grande honra. A transformação traz um conselho forte e atuante.

Inovam aqueles que estão abertos à própria transformação, como ressignificar o relacionamento com os profissionais, razão de ser do conselho. Precisamos ser reconhecidos pelo pertencimento em fazer parte do maior sistema profissional brasileiro, já ultrapassamos 1 milhão de profissionais.

Temos muito trabalho e juntos vamos enfrentar os desafios, porque as nossas ações não são individuais e sim coletivas.

São nove décadas de história. Nove décadas em que testemunhamos uma transformação tecnológica impressionante em nossas vidas pelas mãos dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências.

E a nossa Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)? Lembram, quando o profissional tinha um bloco, fazia o preenchimento manual e o pagamento no caixa bancário?

Hoje, passados 62 anos de sua criação, o CREA-RS foi o protagonista entre todos os Conselhos de profissões a ter assinatura digital pelo gov.br, sem falar no pagamento via pix, na carteira digital e no Portal dos Profissionais para acessar serviços de onde estiver.

Essa é a magia do tempo. Há 53 anos, também se percebeu a importância de descentralizar o Conselho e foi inaugurada a primeira Inspetoria no município de Pelotas.

Hoje já são 44 sedes em regiões estratégicas do nosso estado. Nos últimos quatro anos, 70% das 33 Inspetorias com sede própria foram totalmente modernizadas, revitalizadas para atender às necessidades e a dinamicidade do profissional atual, com espaço para uso dos escritórios itinerantes e da comunicação em tempo real.

Da década de 1970 para cá, o CREA-RS tem demonstrado uma evolução significativa em sua forma de se comunicar ao longo dos anos, adaptando-se às transformações do impresso para o mundo digital, expandindo suas estratégias e redes sociais.

Nesta oportunidade também cabe enaltecer o papel de nossas entidades de classe, um braço importante do sistema profissional. Há pouco mais de 10 anos foi criado o Colégio de Entidades Regionais do Rio Grande do Sul para o fortalecimento, sustentabilidade e valorização dos profissionais.

Hoje, são 72 entidades de classe registradas da área tecnológica em todo o estado.

Também, implementamos o Comitê Gestor Mulher e, de 2021 para cá, apenas três anos depois, percebemos que temos que ter um olhar mais inclusivo – para que possamos abranger com equidade e respeito às pessoas com o Programa Crea + Diversidade. Meu agradecimento a todos os Membros do Comitê Gestor Mulher, desde sua implementação.

Em 2023, criamos o Programa CREA Jr-RS, a exemplo do nacional já criado há mais de 20 anos, com o objetivo de aproximar os futuros profissionais e instituições de ensino do conselho.

Nossa sociedade é baseada em conhecimento, cultura de inovação e mais do que nunca requer o engajamento com a educação e o ensino durante toda a vida.

Por isso valorizamos a trajetória dos estudantes em sua fase acadêmica com a entrega do Mérito Acadêmico, instituído há quatro anos, já tendo agraciado mais de mil estudantes de cerca de 30 universidades gaúchas.

Somos movidos a desafios e, em dois mandatos, fui surpreendida no início de minhas gestões por duas situações impactantes.

Em 2020, ainda assolados pela pandemia do coronavírus. E agora em maio de 2024 pelas condições climáticas extremas no Rio Grande do Sul, cujas dificuldades só puderam ser ultrapassadas com excelência pelo apoio e esforço de todos os profissionais que compõem o Sistema Confea/Crea e Mútua, bem como pelo comprometimento do grupo funcional.

Trago na memória as experiências, as superações e os conhecimentos que adquirimos ao longo dessa caminhada.

Aprendemos que os profissionais do Sistema estão aí para construir e, no nosso Rio Grande, para reconstruir novamente, contando com a tecnologia como aliada e o calor humano no coração.

Muito obrigada a todos, Confea, Mútua, profissionais e funcionários. Todos nos unimos e fizemos da letra no nosso hino Sul Rio-Grandense nosso lema, para que nossas façanhas sirvam como modelo de força e garra à toda a terra.

Motivo maior de estarmos aqui e sim por estarmos juntos e juntos podermos celebrar a vida. Dizer que a esperança, sim, é capaz de mover as pessoas. Que temos que estar prontos para responder aos desafios de uma sociedade em constante mudança.

O tempo voa. Precisamos aprender a voar com ele, acreditar que o melhor está por vir e viver o hoje intensamente.

O agora é precioso e o amanhã é cheio de desafios, mas também de oportunidades.

Vamos em frente. CREA-RS rumo ao centenário com excelência, compromisso social, resiliência e inovação!

Desejo um feliz Natal a todos e um 2025 com todos os sonhos realizados.

© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.

bottom of page