top of page

Presidente do CREA-RS é uma das palestrantes do 3º Ciea

Presidente do CREA-RS compartilhou sua trajetória profissional na Engenharia Ambiental Créditos: Arquivo CREA-RS

Presidente do CREA-RS compartilhou sua trajetória profissional na Engenharia Ambiental Créditos: Arquivo CREA-RS

No dia 26 de novembro, a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, participou da mesa de debate Engenharia Ambiental: Carreira, Formação e Desafios, no 3º Congresso Internacional de Engenharia Ambiental, que ocorreu em Porto Alegre.

Primeira profissional da Engenharia Ambiental a se tornar presidente entre todos os Creas

Primeira profissional da Engenharia Ambiental a se tornar presidente entre todos os Creas

Durante o painel, a Eng. Nanci compartilhou sua trajetória profissional e os desafios de ser a primeira mulher eleita e reeleita na história do Conselho gaúcho. Além disso, ela é a primeira profissional da Engenharia Ambiental a se tornar presidente entre todos os Creas.

Assista ao primeiro dia do evento e a palestra da presidente Nanci Walter
 

Presidida pelo Eng. Amb. Fernando Mainardi Fan, professor do IPH/UFRGS, a mesa também contou com a presença do Eng. Amb. Ivan Cesar Tremarin, conselheiro da Câmara de Engenharia Civil e Agrimensura do CREA-RS e presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais e Sanitaristas do Vale do Taquari RS (Easva).

Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha, diretora-geral da Mútua-RS

Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha, diretora-geral da Mútua-RS

Também participaram a Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha, diretora-geral da Mútua-RS e o Eng. Amb. Marcos Rodrigues, presidente da Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Anpea-PR) e diretor social da Fneas.esa.

Eng. Amb. Ivan Cesar Tremarin, conselheiro da Câmara de Engenharia Civil e Agrimensura do CREA-RS e presidente da Easva

O evento aconteceu em formato híbrido, com apresentações de trabalhos presenciais e on-line. Os inscritos puderam acompanhar palestras e mesas de debate ao vivo.

Eng. Amb. Ivan Cesar Tremarin, conselheiro da Câmara de Engenharia Civil e Agrimensura do CREA-RS e presidente da Easva

CREA-RS recebe Prêmio Reconhecimento Rio Grande do Sul do Lide

CREA-RS recebe Prêmio Reconhecimento Rio Grande do Sul do Lide

O Prêmio Líderes Rio Grande do Sul 2024, que reconhece empresas e instituições que se destacaram no último ano, foi entregue durante evento em correalização com a Rede Pampa de Comunicação, no Instituto Caldeira, no dia 12 de novembro. O CREA-RS foi um dos agraciados na cerimônia. O assessor técnico, Eng. Civ. Matheus Borges, recebeu o troféu representando a presidente do Conselho, Eng. Amb. Nanci Walter.

 

Promovido pelo maior grupo multissetorial do Brasil, o Lide – Grupo de Líderes Empresariais do Rio Grande do Sul, a cerimônia de entrega ocorreu durante um Painel Especial com o tema “O Futuro de Porto Alegre”, que contou com a presença do prefeito reeleito da capital gaúcha, Sebastião Melo, além de empresários, executivos e autoridades.

Diplomas de Geologia e de Engenharia Geológica se Equivalem, confirma Senado

Imagem6.png

De acordo com o projeto aprovado, Geólogos também poderão ter o registro de Engenheiros Créditos: Fonte: Agência Senado

O Senado aprovou o projeto de lei que reconhece que os diplomas de graduação em Geologia e em Engenharia Geológica são equivalentes. O texto também consolida o entendimento de que a Geologia é um ramo da engenharia e que Geólogos e Engenheiros Geólogos têm a mesma profissão.

O PL 435/2021, do deputado federal Reinhold Stephanes Junior (PSD-PR), segue agora para sanção presidencial. O relator no Senado foi o senador Humberto Costa (PT-PE).

O texto aprovado também garante aos diplomados em Geologia o direito de requerer o título de Engenheiro Geológico junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), com expedição de nova carteira profissional.

Para essas mudanças, o projeto que segue para sanção altera as seguintes leis:

Lei 4.076, de 1962, que regula a profissão de Geólogo;
Lei 4.950-A, de 1966, que dispõe sobre a remuneração de profissionais diplomados em Engenharia, Química, Arquitetura, Agronomia e Veterinária;
Lei 5.194, de 1966, que regula o exercício das profissões de Engenharia, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo;
Lei 7.410, de 1985, que dispõe sobre a especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho e sobre a profissão de técnico de segurança do trabalho.

Conforme argumenta o autor do projeto, essa legislação em vigor já reconhece como iguais as profissões de Geólogos e Engenheiros Geólogos, o que justifica a mesma regulamentação profissional. Registra também que o mesmo entendimento tem o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Ministério da Educação (MEC).

 


Isonomia

O objetivo da proposta é assegurar tratamento igualitário. O texto consolida que as normas legais se aplicam indistintamente às duas denominações. Também estabelece que, para fins legais, tanto a Engenharia Geológica quanto a Geologia integram a categoria “Engenharia”.


Stephanes registra que os cinco primeiros cursos de graduação em Geologia foram criados em 1957 no Brasil nas universidades federais de Pernambuco (UFPE), Ouro Preto (Ufop), do Rio de Janeiro (UFRJ), de São Paulo (USP), e do Rio Grande do Sul (UFRGS). No ano seguinte, seria a vez da Universidade Federal da Bahia (UFBA) criar seu curso de geologia, que logo foi renomeado para Engenharia Geológica.

 


Segurança jurídica

De acordo com Stephanes, existem questionamentos na Justiça que pedem tratamento diferenciado entre estes profissionais em questões salariais, por exemplo.

O autor reforça que o projeto vai “assegurar o entendimento que as terminologias ‘Geólogos ou Engenheiros Geólogos’ se referem a uma mesma profissão, normatizada pela mesma lei, com competências e atribuições profissionais iguais, e os mesmos direitos e deveres, assim como é o caso do Agrônomo ou Engenheiro Agrônomo, que são títulos acadêmicos com terminologias diferentes, mas que correspondem a um mesmo título profissional”.

O relator, por sua vez, destaca que o “tratamento diferenciado tem ocasionado prejuízos profissionais, financeiros e, até, de representatividade para os Geólogos. Embora esses profissionais precisem seguir todos os deveres, seus direitos são, por muitas vezes, limitados meramente por haver interpretações que destoam da realidade. O projeto irá trazer igualdade de direitos, uma vez que a igualdade de deveres já foi estabelecida”.

 

Fonte: Agência Senado

Homenagem 90 anos CREA-RS

Câmara de Vereadores de Passo Fundo

Câmara de Vereadores de Passo Fundo

Em novembro, a Câmara de Vereadores de Passo Fundo, em Sessão Solene, prestou homenagem aos 90 anos do CREA-RS, completados em 30 de maio. A cerimônia, proposta pelo vereador Ernesto dos Santos (PDT) e aprovada por unanimidade em Plenário, foi uma oportunidade para celebrar o trabalho dos profissionais da área, que têm atuação fundamental para o desenvolvimento dos municípios.

A sessão foi coordenada pelo presidente da Câmara, Saul Spinelli; ao lado do representante do Executivo Municipal, o secretário de Obras, Rubens Astolfi; do coordenador das Inspetorias do CREA-RS, do Engenheiro Sanitarista e Segurança do Trabalho Gabriel Costa König e da inspetora-secretária da Inspetoria do CREA-RS, eleita em Passo Fundo, Engenheira Eletricista Gabrielli de Carli da Silva. Também estiveram presentes as vereadoras Ada Munaretto (PL), Eva Valéria Lorenzato (PT), Regina Costa dos Santos (PDT), e os vereadores Ernesto dos Santos (PDT) e Gio Krug (PSD).

Câmara de São Leopoldo

Câmara de São Leopoldo

Representando a presidente Eng. Amb. Nanci Walter, no dia 8 de novembro, o gestor institucional do CREA-RS, Eng. Prod. Mec. Fabio Chaves, esteve presente na Câmara Municipal de São Leopoldo para receber, em nome de todos os profissionais do Sistema, a homenagem aos 90 anos do CREA-RS. A proposição foi da presidente da Casa, vereadora Iara Cardoso.

A placa de homenagem foi entregue ao inspetor-chefe de São Leopoldo, Eng. Civ. Luiz Tomedi. Também estiveram presentes o 1° diretor financeiro Eng. Civ. Jose Luiz Garcias, a inspetora-chefe de Esteio, Eng. Civ. May Cardoso, e o assessor técnico Eng. Civ. Matheus Santos.

Câmara de Alegrete

Câmara de Alegrete

A Câmara Municipal de Alegrete prestou uma homenagem ao CREA-RS pelos seus 90 anos de fundação, completados em 30 de maio, em Sessão Solene realizada no dia 31 de outubro. No evento foi ressaltada a relevância do Conselho no desenvolvimento técnico e científico, bem como na promoção do crescimento sustentável e no fortalecimento das áreas de Engenharia e Agronomia na região.

Representando a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, estiveram presentes a gerente de Convênios, Miriam Souza, e o assessor parlamentar, Emerson Corrêa, além da inspetora-secretária na cidade, Eng. Eletric. Nathalie de Oliveira Lunardi, o inspetor-tesoureiro, Eng. Ftal. e de Seg. do Trab. Marcos Corrêa Kemmerich, a inspetoria eleita para o próximo mandato, Eng. Civ. Luana Hohembergr, e o conselheiro Eng. Agr. Leonardo Cera.

Câmara de Camaquã

Câmara de Camaquã

A Câmara de Vereadores de Camaquã homenageou no dia 30 de outubro os 90 anos do CREA-RS com uma Moção de Congratulação. A proposta partiu do presidente da Câmara, Renato Cabeleireiro, que destacou a importância do Conselho e dos seus profissionais para o desenvolvimento local.  Também lembrou dos 40 anos da Inspetoria de Camaquã, ressaltando seu papel relevante na aproximação com a comunidade camaquense.

A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, assinalou em sua manifestação a importância de estreitar o vínculo entre os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências e o legislativo. “Um projeto de lei que envolva a engenharia não é um tema simples, ele é complexo, e nossos profissionais da Inspetoria estão à disposição para participar destas discussões com seu conhecimento técnico. Precisamos desta credibilidade e confiança, visto os impactos no desenvolvimento social, ambiental e econômico da região. ”

Santana do Livramento

Santana do Livramento

Os 90 anos do CREA-RS foram homenageados no dia 1º de outubro em Sessão Solene realizada na Câmara de Vereadores de Santana do Livramento. A proposição foi do presidente da Casa, vereador Lídio Mendes, e a solenidade contou com as presenças do inspetor-chefe do Conselho na cidade, Eng. Agr. Gaspar Acácio Oliveira Santana; do diretor administrativo, Eng. Quím. Marino Greco, representando a presidente do Conselho, Eng. Amb. Nanci Walter; e dos funcionários da regional, o agente fiscal João Alberto Chaves de Castro e a funcionária administrativa Janeth Fernandes Correa.

“Nestes 90 anos temos muito a ressaltar sobre a relevância do conhecimento técnico-científico para o crescimento das regiões. Como inspetor, cito ainda a importância da descentralização e da participação ativa das suas 44 inspetorias no estado. Aqui no município, há 41 anos, foi instalada nossa inspetoria, que abrange mais duas localidades: Quaraí e Capão do Cipó”, destacou em sua fala o Eng. Agr. Gaspar, que também mencionou dois importantes programas lançados pelo CREA-RS: o Comitê Gestor Mulher, pela igualdade de género, e o CREA Jr-RS, para uma maior aproximação com os académicos.

Palmeira das Missões

Palmeira das Missões

Em outubro, a Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões homenageou os 90 anos do CREA-RS, completados em 30 de maio, em Sessão Solene no Plenário Dr. Luiz Carlos Pinto da Silva. Compondo a mesa de autoridades, esteve presente o inspetor-chefe na cidade, Eng. Civ. e de Seg. do Trab. Enio Otero de Ramos, e o coordenador das Inspetorias do Conselho, Eng. Sanit. e de Seg. do Trab. Gabriel Costa Konig, representando a presidente do Conselho, Eng. Amb. Nanci Walter.

Contando um pouco da história do Conselho, iniciada em 1934 quando foi instalada a sede do Conselho da 8ª Região, abrangendo os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Konig, destacou o momento atual, quando congrega mais de 80 mil profissionais e 15 mil empresas, levando a representação do Sistema Confea/Crea e Mútua, das entidades de classe e das instituições de ensino à sociedade.

Presidente do CREA-RS ministra palestra nos 50 anos do curso de Engenharia Mecânica da UPF

Presidente do CREA-RS ministra palestra nos 50 anos do curso de Engenharia Mecânica da UPF

Estudantes da UPF  Créditos: Arquivo CREA-RS

O curso de Engenharia Mecânica da UPF completou 50 anos em 2024. Referência na formação profissional e também nas pesquisas desenvolvidas para atender demandas do mercado, o curso promove uma série de atividades para marcar a celebração do aniversário. Na noite do dia 13 de novembro, como parte da programação do Workshop, professores, estudantes e profissionais participaram de uma palestra com a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter.

© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.

bottom of page