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Trabalho em Equipe 

Por Eng. Mecânico Julio Surreaux Chagas 

1 – Introdução 

Trabalhei na Cia. Souza Cruz S.A. no período de 1967 a 1984, sendo seis anos como Engenheiro da Fábrica de Cigarros de Porto Alegre e 11 anos como Engenheiro Sênior de Projetos no Departamento de Engenharia na matriz, no Rio de Janeiro. Nos anos 1970, a Cia. Souza Cruz foi uma das maiores empresas do Brasil com oito fábricas de cigarros e quatro centros de processamento de fumos com mais de 12 mil empregados. 

 

As vendas de cigarros na época cresciam em torno de 10% ao ano. Começaram a surgir no Brasil concorrentes com sedes nos Estados Unidos e Alemanha. Para atender à expansão da Cia. e enfrentar a concorrência foi aumentado o quadro da administração nas áreas de marketing, vendas, produção, engenharia, finanças, contabilidade, economia, agronomia e outras. Era uma das empresas com os maiores salários na administração no Brasil. 

 

Na época eram os gerentes que definiam e conduziam os trabalhos junto aos seus subordinados diretos. A execução do trabalho em equipe não era comum na empresa. Com a admissão elevada de executivos surgiram muitos conflitos pessoais devido à disputa por cargos, status e ao estilo autoritário predominante nos gerentes mais antigos.  

 

2 – Metodologia de trabalho na administração 

 

A partir de 1969 a Cia. Souza Cruz começou a realizar o curso “Administração por Objetivos” para toda a administração baseado no livro O Gerente Eficaz, de Peter F. Drucker. Mas não houve a diminuição dos conflitos na empresa. Foi criado então pela diretoria, em 1974, um grupo de cinco executivos de alto nível dos quadros da Cia. para pacificarem os conflitos. Foram chamados de “Air Flyer” pois viajavam constantemente para as unidades da companhia aonde existiam os conflitos. 

 

Depois de um ano a empresa chegou à conclusão que os conflitos aumentaram e extinguiu o grupo. Houve uma recomendação para ninguém mais se intrometer nos conflitos. Foi contratado, então, pela diretoria, a partir de 1976, o curso “Grid Gerencial”, especializado na dinâmica do trabalho em equipe criado pelo inglês Blake para participação de toda a administração da companhia. 

 

3 – Curso Grid Gerencial para trabalho em equipe 

 

Antes do curso, que teve duração de seis dias, os participantes receberam o livro Grid Gerencial para leitura. Inicialmente, foram feitas reuniões em grupos com os participantes para discussões sobre temas específicos apresentados pelo curso. O objetivo era que os participantes se conscientizassem em relação ao comportamento e atitudes adotados em trabalhos realizados coletivamente.  

A seguir, para ilustração do curso, o apresentador analisou os Quadros R-1 e 2-1, extraídos do livro Grid Gerencial publicado em 1984, que são mais didáticas que as figuras apresentadas no curso na Cia. Souza Cruz em 1976. 

Após foi projetado o filme 12 Homens e uma Sentença, adquirido por Blake com direitos exclusivos de uso por US$ 1 milhão. O palestrante analisou o comportamento dos 12 personagens que participam do filme sob o aspecto de dedicação ao objetivo e respeito ao próximo.  

 

Ator principal do filme, Henry Fonda, apresenta um personagem com máxima dedicação ao objetivo e respeito ao próximo respectivamente que é representado na escala 9,9 nas figuras citadas. 

 

O objetivo do curso é ensinar os executivos a trabalharem no estilo 9,9. Mas segundo Blake, somente se respeita o próximo quando se respeita a si próprio. 

 

Isto é mencionado em livros de outros autores que tratam de publicações de autoajuda e administração.  

 

Esta condição também está escrita na Bíblia nos quatro evangelhos. Em Mt 22, 39 diz: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. 

http://Teorias Modernas de Gestão = novos modelos de administração – pdf. br.search.yahoo.com; p.2.4.57p 

Acrescento a seguir duas mensagens do autor James C. Hunter que considero importante compartilhar e que consta no livro O Monge e o Executivo

“Quando Jesus fala de amor no Novo Testamento usa a palavra ágape, um amor traduzido pelo comportamento e pela escolha, não o sentimento do amor. O amor ágape consiste nas virtudes da paciência, bondade, humildade, respeito, generosidade, perdão, honestidade e compromisso”. 

 

... 

 

“Não tenho necessariamente que gostar de meus jogadores e sócios, mas como líder devo amá-los. O amor é lealdade, o amor respeita a dignidade e a individualidade. Esta é a força de qualquer organização”.  

 

O empresário Abílio Diniz, no seu livro Caminhos e Escolhas, afirma que "Amar ao próximo como a ti mesmo" é talvez a ideia mais difícil de ser seguida, mas também é, sem dúvida, a que mais benefícios nos traz no dia a dia. 

 

Estudos confirmam que a abordagem gerencial 9,9 traz consigo maior probabilidade de sucesso profissional aos executivos que a praticam.  

 

Considero que, após a realização do curso Grid Gerencial para toda a administração, houve um incentivo ao trabalho em equipe e diminuição significativa dos conflitos pessoais. Mas ficou subentendido na empresa que as pessoas que desrespeitassem o próximo ou se envolvessem em conflitos seriam demitidas.  

 

O trabalho em equipe ou estilo participativo é uma característica comum nos novos modelos de gestão (Teorias Modernas de Gestão = novos modelos de administração). 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Blake, R. R.; Mouton, J. S.; O Novo Grid Gerencial; Biblioteca Pioneira de Administração e Negócios; 1984. p. 8.13.15.161.189. 190. 315p. 

Hunter, J. C.; O Monge e o Executivo; 15a Edição. Sextante, 2004. p.72.78. 39p. 

Diniz, Abilio; Caminhos e Escolhas; Editora Campus; 14a edição; 2004. p.162. 228p. 

Drucker, P. F; O Gerente Eficaz; Editora Guanabara, 1967. 166p. 

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