top of page

Tecnologia, desenvolvimento e sustentabilidade. Tudo junto no mesmo lugar!

Imagem do WhatsApp de 2023-07-21 à(s) 17.26.49.jpg

Profissionais de todo o Brasil, sejam bem-vindos à Gramado. Finalmente chegou o grande dia. Depois de dez anos e de muito avanço tecnológico, estamos novamente recebendo o maior evento do Sistema Confea/Crea e Mútua, sob o olhar do empreendedorismo. Boa jornada por aqui, que seja uma experiência inesquecível. Gramado respira tecnologia.

 

Precisamos falar sobre inteligência artificial, metaverso, ESG, sequestro de carbono, engenharia espacial, sustentabilidade, agricultura digital, engenharia de explosivos. São os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências que criam estes projetos para oferecer mais segurança, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. São ações na prática.

 

Portanto, confira a programação da 78ª Soea, que traz palestrantes nacionais e internacionais, especialistas nestes temas.

CREA-RS também pronto na tecnologia

Por falar em projetos de inovação, estou muito orgulhosa de participar deste momento do CREA-RS, que reflete em um melhor atendimento e segurança de dados para os profissionais, e também para todos os funcionários. O projeto do novo data center garante mais segurança e rapidez nos sistemas de dados do Conselho gaúcho. Era uma prioridade para esta gestão, devido à defasagem e pouca segurança do anterior.

Investimos na modernização de nossa TI e em um novo data center, com a aquisição de equipamentos, obras de infraestrutura, da parte elétrica e lógica, necessárias à instalação.

Fundamental para a armazenagem de todos os dados, a nova estrutura conta com dois servidores de última geração que permitem a redundância dos dados, uma melhor performance nas novas aplicações, o dobro de velocidade e capacidade de memória, entre outras melhorias.

A rede foi toda transposta e alocada em eletrocalhas, seguindo normas de segurança e confiabilidade. O cabeamento foi certificado e identificado, o que torna mais ágil os atendimentos e resolução de incidentes na área de TI. Como ganho secundário, fica muito mais fácil a expansão e adequação da rede física do CREA-RS.

Eu pago a anuidade para quê?

É uma pergunta muito comum entre os profissionais. Bom, nada melhor que uma profissional para falar onde nossa botina aperta, não é mesmo? Pois além da valorização e a garantia de ser você, que estudou, e não um leigo a exercer, o CREA-RS oferece outras vantagens.  

Você lembra que eu trouxe a novidade das normas da ABNT? Pois então, vem aí outra vantagem para nós profissionais: a Anuidade Zero através do clube de vantagens Cashback.

Ficou curioso né? Então fica de olho nas nossas redes sociais. Cashback para Anuidade Zero é parte do Clube de Vantagens do CREA-RS.

Sempre fui muito crítica ao nosso Sistema. Por isso meu olhar sempre será como profissional e, como presidente, tento fazer o melhor para avançar. Só assim estarei representando e sendo representada.

Convido vocês a conhecerem o Capacita +, programa que está acontecendo em todo o Estado e que envolve todas as entidades de classe. Mais de 1.200 acadêmicos e profissionais participaram de palestras promovidas gratuitamente, com o objetivo de aproximar profissionais e acadêmicos do mercado de trabalho, propondo um conteúdo técnico e trazendo especialistas para a discussão de temas de interesse. É o Conselho em todo o interior, oportunizando a troca de experiências e conhecimento técnico. Acompanhe no site e em nossas redes sociais onde será a próxima palestra!

Convido também para conhecerem o Programa Engenharia 2023, onde estamos promovendo capacitações, palestras e, principalmente, a aproximação com as instituições de ensino superior que dão todo o conhecimento aos nossos futuros colegas!

 

Também é prioridade o Programa CREAJr-RS. Instalado em janeiro, já realizou cerca de 400 ações. São 219 inscritos em todo o Estado, responsáveis em movimentar o programa e desenvolver ações de valorização dos futuros profissionais, que vivenciam práticas como o preenchimento da ART e, olha que legal, se aproximam do Conselho que rege a profissão. É uma parceria e incentivo aos futuros profissionais à prática do exercício profissional ético, responsável e de liderança.

Vocês acompanharam que eu estive, em junho, em Brasília para um compromisso muito bacana de participar e vivenciar que foi o lançamento oficial da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Profissões do nosso Sistema profissional.

 

Esclarecer ao relator do PL 3081/2022, que está novamente em tramitação na Câmara dos Deputados e que visa a desregulamentação de diversas profissões, entre elas, a nossa de Engenheiro (a), mostra a importância do lançamento da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Presidido pela deputada e Engenheira Agrônoma Marussa Boldrin (MDB-GO), o novo colegiado conta com 218 deputados e 22 senadores. Essa aproximação com instância legislativa é fundamental para institucionalizar e reestruturar as carreiras públicas de

infraestrutura e abastecimento.

Estamos conseguindo dar uma virada de chave e ter um meio direto e oficial formal para manter um diálogo forte com os nossos deputados federais e senadores.

 

Como Engenheira penso que nosso interesse deve ser por garantir o exercício profissional! Como presidente, acredito que devemos estar aonde há engenharia envolvida, precisamos ser mais valorizados!

 

E para não correr risco é que devemos ter nossos representantes ocupando todas as posições que elevem as Engenharias, Agronomia e Geociências ao patamar que nunca deveriam ter deixado de ocupar!

 

Estou sempre à disposição para conversar e trabalhar, cada vez mais, por um Conselho profissional forte e unido em prol da Engenharia, Agronomia e Geociências. Áreas que devem ser sempre valorizadas e reconhecidas pela importância e relevância que têm para o desenvolvimento do nosso país!

 

Grande abraço a todas e a todos com muita energia positiva.

© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.

bottom of page