Montagem das estruturas para a festa dos 121 anos do Grêmio recebe fiscalização do CREA-RS

O velho casarão completa 70 anos em 2024 e foi incluído nas festividades. Créditos: Arquivo CREA-RS
No dia 25 de setembro, o agente fiscal Ilson Garin, o supervisor Pedro Ost e a chefe de Núcleo Alessandra Borges, acompanhados do conselheiro Eng. Civ. Marcelo Saldanha, verificaram a montagem das estruturas do evento que acontecerá no Olímpico, em comemoração aos 121 anos do Grêmio.
O velho casarão completou 70 anos em 2024 e foi incluído nas festividades. Uma área com mais de 11 mil metros quadrados foi montada no antigo campo suplementar com capacidade para receber aproximadamente dez mil torcedores.

Muita engenharia envolvida
Com muita engenharia envolvida e com o objetivo de garantir que atividades e serviços técnicos tivessem à frente profissionais legalmente habilitados e com registro no CREA-RS, a fiscalização solicitou as ARTs do projeto e execução do palco, montagem dos brinquedos infláveis, projeto e execução do aterramento das torres da tirolesa, projeto e execução das instalações elétricas, sonorização, painel de led, entre outros serviços das áreas de fiscalização do Conselho.
ASSISTA AO VÍDEO E VEJA COMO FOI A FISCALIZAÇÃO
MATÉRIA DE CAPA
PALAVRA DA PRESIDENTE
ARTIGOS
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

%2017_57_49_c4936331.jpg)

.png)
AGRONOMIA
FISCALIZAÇÃO
POR DENTRO DAS ENTIDADES


RAIO X DAS INSPETORIAS
NOTÍCIAS


.png)
O Eng. Mec. Juan Carlos Ortiz, chileno, formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e também ex-professor da UFRGS, foi o responsável técnico pelo evento, e ressaltou a engenharia na segurança do evento. “Cálculos estruturais, dimensões corretas, a ação do evento em estrutura como a tirolesa. O projeto e execução em um acontecimento desta natureza, com tantas pessoas envolvidas, exige muito conhecimento técnico. A Engenharia tem que ser cem por cento, por isto que estudamos”, resumiu.

Foram solicitadas as ARTs dos serviços das áreas de fiscalização do Conselho
CEO da produtora do evento, Experiência Z, Zi Saldanha recebeu a fiscalização e entregou a documentação. Também acompanhou a equipe do CREA-RS pelo local onde está foi montado o evento. Destacou que a segurança precisa estar em primeiro lugar e citou a importância da fiscalização do CREA-RS. “Nossos portões sempre estarão abertos, pois temos segurança nos profissionais técnicos que trabalham conosco, Engenheiros e Arquitetos. Eu não preciso saber sobre estrutura, eletricidade, mas necessito um profissional com este conhecimento para garantir a segurança das pessoas”, apontou.

Os visitantes cruzaram um túnel temático com hologramas. Na parte interna, houve diversas atrações como espaço kids, pet friendly, food trucks, assados, bares, lounges e um palco com música ao vivo.
O evento ocorreu em 28 de setembro
Ação conjunta entre CREA-RS e CAU-RS fiscaliza Acampamento Farroupilha

Edição foi marcada também pela solidariedade. Créditos: Arquivo CREA-RS
Maior festa do tradicionalismo gaúcho, o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre ocorreu no Parque da Harmonia e contou com uma grande programação.
Esta edição foi marcada também pela solidariedade. Depois da enchente de maio, que colocou em dúvida a realização do evento, foram arrecadados alimentos, eletrodomésticos e materiais de limpeza para os atingidos pela tragédia.
No dia 2 de setembro o CREA-RS e o CAU-RS, em ação de fiscalização conjunta, verificaram a documentação e a montagem das estruturas de 190 piquetes, para garantir que os serviços e atividades fossem realizados por profissionais legalmente habilitados.
As equipes foram recebidas pelo Arquiteto e Eng. Seg. Trab. Milton Melo, responsável pelo PPCI; e pela Arquiteta Etielhen Rocha, da produção do evento.
Na segunda visita à montagem das estruturas, o agente fiscal Rafael Godinho e o supervisor Pedro Ost solicitaram as ARTs dos profissionais técnicos pelos banheiros químicos, estruturas metálicas, PPCI, entre outros serviços. Depois percorreram o acampamento para verificar as atividades e serviços que estão sendo feitos dentro do acampamento e que necessitam de profissional registrado no CREA-RS.
CREA-RS fiscaliza Hospital de Pronto Socorro de Canoas, reaberto em final de setembro
O Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), na Região Metropolitana de Porto Alegre, retomou no dia 30 de setembro o atendimento ao público, de forma parcial, após cinco meses de paralisação pelos impactos das enchentes de maio. Por enquanto, os serviços estão restritos a demandas de baixa ou média complexidade.
A fiscalização do CREA-RS esteve em ação no HPSC no dia 01 de outubro, verificando as responsabilidades técnicas dos serviços de manutenção caldeira, parte elétrica - incluindo subestação, transformador -, equipamentos médicos hospitalares e gases medicinais.

Para o atendimento pleno, previsto para 17 de dezembro, ainda será feita a recuperação de todo o bloco cirúrgico, bem como da Unidade de Terapia Intensiva UTI) e demais equipamentos, tais como tomógrafos e aparelhos de ecografia.
Participaram da fiscalização, a supervisora Raquel Fortes acompanhada do agente fiscal Claudio Siqueira.
Operações são inicialmente restritas a casos de baixa ou média complexidade. Créditos: Arquivo CREA-RS
Fiscalização em Condomínios pauta reunião entre CREA-RS e Secovi-RS

Foi entregue um protocolo de intenções de cooperação técnica entre as duas entidades Créditos: Arquivo CREA-RS
No dia 13 de setembro, a Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, participou de uma reunião na sede do Sindicato da Habitação do RS (Secovi-RS), com o presidente da entidade, Moacyr Schukster; a gerente Carolina Cioccari; e o assessor jurídico Tiago Strassburger. Acompanharam a presidente Nanci, o conselheiro Eng. Civ. Marcelo Saldanha; a chefe de Núcleo de Fiscalização Alessandra Borges e a gerente de Eventos, Denise Friedrich.
O encontro foi pautado pela ação de fiscalização em condomínios que o CREA-RS promoveu em Porto Alegre no mês de setembro e que foi divulgado em vários veículos de comunicação. O fato unânime, é a segurança dos moradores.


No encontro, a presidente Nanci teve a oportunidade de esclarecer como é feita a fiscalização, sempre em caráter preventivo, visando a segurança da população, com a orientação da contratação de profissionais legalmente habilitados e com registro no CREA-RS. Além de ressaltar a importância destas informações para os síndicos, também foi apresentada a rotina de fiscalização e esclarecido o tempo dado para a regularização da documentação.
“Estamos aqui para somar. A fiscalização não é punitiva, mas tem o objetivo de promover a valorização da gestão condominial e assegurar o acompanhamento por profissionais legalmente habilitados, com o objetivo de precaver sinistros e garantir a manutenção preventiva das edificações”, destacou.
Para o presidente do Secovi-RS, Moacyr Schukster, é importante que os condomínios tenham um check-list dos serviços em que a presença de um profissional habilitado, é necessária. “ Seria interessante os síndicos organizarem uma pasta com toda a documentação necessária no momento da fiscalização. Entendo que as profissões regularizadas nos ajudam na segurança dos condomínios”, ressaltou.
Alessandra Borges, chefe de Núcleo de Fiscalização, detalhou os itens do Termo de Requisição de Documentos e Providências, como laudo de central de gás, LTP, laudo de manutenção de piscina, ponto de ancoragem de carros elétricos e subestação de geradores.
No final, a presidente Nanci apresentou um protocolo de intenções de cooperação técnica entre o CREA-RS e o Secovi. “O objetivo é promover a mútua cooperação visando a fiscalização preventiva e a conscientização sobre a contratação de profissionais habilitados para realização de serviços técnicos em condomínios, garantindo a conformidade da legislação”.
O presidente do Secovi-RS recebeu ainda, um convite para a comemoração dos 90 anos do CREA-RS.
CCEGEM discute inovações na fiscalização e interface com o e-MEC

Encontro ocorreu em Brasília Créditos: Arquivo Confea
De 21 a 23 de agosto, a Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM) se reuniu em Brasília. O coordenador Eder Carlos Moreira destacou os diversos pontos debatidos com os coordenadores regionais ao longo dos três dias. Entre as propostas apresentadas, está a criação de uma interface direta entre o Sistema Confea/Crea e o e-MEC, a base de dados oficial dos cursos e Instituições de Educação Superior.
“Estamos sugerindo que o Sistema faça essa integração por meio de bancos de dados correlacionados, permitindo que as informações sejam disponibilizadas para a população e trazendo também as habilitações que o profissional pode exercer”, explicou Moreira. Como o e-MEC é um sistema público, de acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI), estas informações podem ser utilizadas. Desta forma, o coordenador acredita que mais um serviço será oferecido ao profissional, facilitando o acesso às suas habilitações e atribuições.
Outro ponto abordado na reunião foi a atualização do Manual de Fiscalização. Moreira apresentou novos dispositivos que serão incorporados ao documento, abrangendo atividades como a detonação e deflagração de explosivos em pedreiras, a fiscalização de poços tubulares profundos e de marmorarias. “Estas inovações na fiscalização já estão despertando a atenção de todos os Regionais”, afirmou o coordenador. Os conselheiros também discutiram a padronização das placas obrigatórias em obras e serviços relacionados à Geologia e Engenharia de Minas.
Além disso, a CCEGEM promoverá, nos dias 25 e 26 de novembro, um Workshop sobre Riscos Geológicos. Em seguida, de 27 a 29 de novembro, será realizada a última reunião ordinária do ano, também em João Pessoa (PB).