Sobre enfrentar desafios com muita Engenharia
O Rio Grande do Sul está dando exemplo de resiliência a todo o país, contando com o conhecimento técnico dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências. O estado viveu e ainda vive os impactos de um dos momentos mais desafiadores de sua história. Tem sido um longo caminho de reconstrução e de debates para encontrarmos soluções que possam tanto ajudar as famílias gaúchas atingidas, como preparar as nossas cidades para serem mais resilientes e sustentáveis.
Com a presença ativa em todas as regiões do Rio Grande do Sul, a nossa gestão busca fortalecer o vínculo entre profissionais e empresas registradas no CREA-RS e comunidades locais.
Também trabalhamos para oferecer ferramentas que facilitem o dia a dia dos nossos registrados, como o Novo Portal dos Profissionais e Empresas. Um produto inovador e com a cultura digital que temos implantado em benefício dos profissionais da Engenharia, Agronomia e das Geociências.
O lançamento do Novo Portal foi feito no estande do Conselho gaúcho na Expointer, que contou com a presença do Eng. de Telecom. Vinícius Marchese, presidente do Confea. Com a integração com o gov.br, o CREA-RS torna-se o primeiro Conselho a possibilitar o recolhimento e a assinatura das ARTs dentro deste ambiente. A ART já sai assinada.
A prioridade do CREA-RS é o processo de evolução contínuo, incorporando novas soluções que facilitem a vida do cidadão. O Novo Portal é muito mais simples e intuitivo, evitando erros ao preencher uma ART. Ao acessar o portal por qualquer aplicativo, celular, tablet ou notebook, a tela é responsiva.
Valorizando o que temos até agora, é muito bom virar a página. É um baita ganho para todo o Sistema Confea/Crea. Não queremos ser o exclusivo ou o protagonista. Mas estamos aqui na ponta e o fato de o estado ter sido tão castigado nos últimos meses, estamos provando que, apesar da dificuldade, a coragem e a perseverança predominaram.
Um dos mais importantes diferenciais é a garantia da segurança dos dados dos profissionais, com o Apolo e o novo Portal funcionando em paralelo.
Os profissionais encontram também Cadastro de Convênios, Relação de Acervo Técnico, Emissão de CATs Online, Certidão de Registro Profissional e acesso gratuito à ABNT.
Por falar em Expointer, a Casa do Profissional do CREA-RS na feira foi palco de grandes encontros e eventos.
MATÉRIA DE CAPA
PALAVRA DA PRESIDENTE
ARTIGOS
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
AGRONOMIA
FISCALIZAÇÃO
POR DENTRO DAS ENTIDADES
RAIO X DAS INSPETORIAS
NOTÍCIAS
A retomada gaúcha após as enchentes foi tema do Fórum da Reconstrução do Rio Grande, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Consórcio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (Granpal) e rádio Guaíba na Expointer.
Participei, na companhia do presidente do Confea, Eng. Vinícius Marchese, de um dos painéis com uma pauta importante sobre a questão climática e as soluções técnicas referentes às enchentes que ocorreram em maio no estado, mediado pelo jornalista Lasier Martins.
Engenheiras trouxeram muito sabor e criatividade ao churrasco de sábado
Outra ação que estreou já com sucesso no estande do CREA-RS foi o Concurso Engenheira & Assadora Expointer 2024. Criatividade, técnica e bom tempero não faltaram às três equipes de profissionais que participaram da disputa, deixando uma missão difícil os jurados.
E assim seguimos, comprometidos em estar onde tem Engenharia, Agronomia e Geociências, colocando o conhecimento técnico de nossos profissionais junto aos poderes municipal, estadual e legislativo. Estamos presentes em todas as instâncias em que se discute o desenvolvimento no estado e as nossas profissões.
Estivemos na cerimônia de abertura do Aeroporto Salgado Filho, com representantes dos governos federal, estadual, municipal e deputados estaduais e federais. Com muita Engenharia, o Aeroporto Salgado Filho retomou os voos no dia 21 de outubro.
Todos nós, gaúchos, sentimos orgulho da Engenharia, que levou o conhecimento técnico para a resolução dos problemas o mais rápido possível.
O aeroporto foi fechado em 3 de maio, há mais de cinco meses, após inundar durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Cerca de 75% da pista ficou submersa, além de a água ter tomado o terminal, causando prejuízos e inviabilizando qualquer operação.
Fazemos muito porque fazemos juntos.
© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.