top of page

CREA-RS ENTREGA AOS CANDIDATOS À PREFEITURA DE PORTO ALEGRE UMA CARTILHA COM PROPOSTAS E SOLUÇÕES PARA O ESTADO E MUNICÍPIOS GAÚCHOS

O Conselho gaúcho, quarto maior do País, continua comprometido em apoiar o Rio Grande do Sul e seus municípios na superação dos desafios que envolvem a Engenharia, Agronomia e Geociências.

A Eng. Amb. Nanci Walter fez a entrega da cartilha aos candidatos Créditos: Arquivo CREA-RS

Felipe Camozzato

No dia 2 de setembro o CREA-RS promoveu, no auditório da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), um espaço democrático para os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre.

Imagem3.jpg

Maria do Rosário

A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, acompanhada do diretor financeiro, Eng. Civ. José Luiz Garcias, e do coordenador das Inspetorias, Eng. San. e Seg. Trab. Gabriel Konig, entregou aos candidatos uma cartilha com Propostas de Soluções para o Estado e os Municípios, que traz contribuições essenciais para garantir segurança, bem-estar social, sustentabilidade ambiental e o cumprimento da legalidade em todas as áreas.

Imagem4.jpg

Felipe Camozzato, Maria do Rosário, Thiago Pereira Duarte, candidato a vice-prefeito na chapa de Juliana Brizola, Carlos Alan, Luciano do MLB e Fabiana Sanguiné fizeram, individualmente, uma apresentação sobre como as propostas para a capital gaúcha de cada candidato consideram a importância da Engenharia, Agronomia e Geociências na promoção de uma infraestrutura resiliente e sustentável. Os candidatos Sebastião Melo (MDB) e César Pontes (PCO) não puderam participar.

Thiago Pereira Duarte, candidato à vice na chapa de Juliana Brizola

Carlos Alan

Luciano do MLB

A agenda parlamentar sempre foi uma premissa nesta gestão.

“Com esta publicação queremos fortalecer ainda mais nossa parceria e compromisso com a sociedade. Trata-se de uma ação relevante, pois a atuação dos profissionais da área tecnológica é essencial para impulsionar o desenvolvimento e o crescimento dos municípios. Neste material apresentamos recursos valiosos para apoiar Prefeituras e Câmaras Municipais na superação dos desafios diários, com um foco integrado nos assuntos vinculados à Engenharia, Agronomia e Geociências”, destacou a Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS.

Fabiana Sanguiné

CREA-RS REALIZA VISITA TÉCNICA NA VISIA, EM IVOTI

No dia 11 de setembro, representando a Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, o Eng. Civ. José Luiz Garcias, diretor financeiro, acompanhado dos conselheiros e Engenheiros Civis Marcelo Saldanha, Carlos Hendrigo Zanetti Guedes e Alessandra Borges, chefe do Núcleo de Fiscalização, realizou uma visita técnica à empresa Visia, em Ivoti, que produzirá 500 casas temporárias que serão destinadas às famílias afetadas pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio.

Equipe do CREA na empresa Visia. Créditos: Arquivo CREA-RS

Recebido pelo Eng. Civ. Alexandre Castro Soares, CEO da Visia, o grupo percorreu todos os galpões, conhecendo o processo de produção modular das 500 moradias temporárias destinadas às famílias vítimas das cheias.

As primeiras casas foram entregues em Encantado pelo governador Eduardo Leite e contou com a presença da Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, acompanhada do Eng. Quím. Marino Greco, 1º diretor administrativo.

Imagem9.jpg

O processo construtivo modular

À época, a presidente Nanci conheceu as unidades habitacionais temporárias. Cada casa inclui dormitório, banheiro, sala e cozinha integrados. As paredes são feitas de estrutura metálica reforçada, projetadas para garantir durabilidade e conforto.
 

Dá o play e conheça também este método de construção temporária

O método de construção temporária foi pensado pela característica da transportabilidade, ou seja, as casas já chegam prontas da fábrica ao local de instalação, que requer apenas a colocação de algumas sapatas de nivelamento (um tipo de fundação) e a execução de conexões da rede de água, esgoto e energia elétrica. Além disso, os módulos ficam incorporados ao acervo do Estado e poderão ser reutilizados p várias vezes em outras situações que se fizerem necessárias, depois que as famílias já tiverem sido transferidas para moradias definitivas.

Cada unidade possui 27 m² e é composta por dormitório, sala e cozinha conjugadas e banheiro, além do mobiliário sob medida e eletrodomésticos de linha branca. A estrutura de aço galvanizado e concreto ganhou elementos que garantem resistência e conforto para os moradores.

CREA-RS APRESENTA EM FORMATURA DA PRIMEIRA TURMA DO PROJETO

O Centro de Capacitação do Projeto Regenera RS oferece oficinas e treinamentos gratuitos para homens e mulheres das comunidades afetadas pela tragédia Créditos: Arquivo CREA-RS

A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, prestigiou, no dia 12 de setembro, a formatura de mais de 300 mulheres capacitadas para serviços na área construção civil do Projeto Regenera RS, na Universidade La Salle, em Canoas. Acompanhou a presidente Nanci o coordenador de Gestão Estratégica do Crea JR-RS Giordano Freitas.

 

As aulas ocorreram diariamente desde o fim de julho na Universidade La Salle, em Canoas, instituição parceira do Regenera RS, a qual cedeu o espaço físico para que o projeto pudesse ser desenvolvido.

A Engenharia envolvida no projeto

A iniciativa surgiu depois da tragédia climática ocasionada pelas enchentes, em maio. Diante deste cenário devastador para o Rio Grande do Sul, o Instituto Mulher em Construção segue buscando ensinar, capacitar e formar, gratuitamente, não apenas mulheres, mas também homens, para que juntos possam seguir colocando a mão na massa na reforma de seus lares e da sua comunidade.

Em parceria com a Universidade La Salle, localizada em Canoas (RS), foi montado o Primeiro Centro de Capacitação Emergencial do Instituto Mulher em Construção (Imec). O Centro de Capacitação do Projeto Regenera RS oferece oficinas e treinamentos gratuitos para homens e mulheres das comunidades afetadas pela tragédia. O objetivo é oferecer um local onde os assistidos possam receber apoio emocional e social, além da profissionalização em algumas áreas da construção civil.

Até o dia 06 de setembro, cerca de 300 pessoas já foram capacitadas e 1.200 famílias auxiliadas.

No mês de agosto, as alunas do Projeto finalizaram a reforma na escola Vovó Doralice, uma das escolas laudadas pelos profissionais voluntários da ação do Reconstruir-RS, em Canoas.

OPORTUNIDADE

A instituição está com inscrições abertas para as oficinas qualificantes de reboco e impermeabilização e de pintura predial. A capacitação gratuita, direcionada às mulheres de Canoas, Esteio e Sapucaia, conta com ajuda de custo e alimentação no local.

O curso de reboco e impermeabilização aconteceu entre os dias 16 e 19 de setembro. Já o de pintura, de 23 a 27 de outubro.  

Mais informações sobre inscrições e aulas estão disponíveis no Instagram (@mulheremconstrucao–oficial) e no site (mulheremconstrucao.org.br).
 

Instituto Mulher em Construção

O Instituto foi criado a partir de um projeto piloto implementado em 2006, no município de Canoas (RS). Bia Kern, fundadora do Instituto, é uma gaúcha que, adulta, chegou onde queria: mostrar à mulher desfavorecida economicamente que ela tem força e talento para vencer com seu próprio dom.

Bia, mesmo sem conhecimento na área, teve a iniciativa de firmar parceria entre professores voluntários e empresas ligadas à construção civil para ensinar às mulheres técnicas de pintura predial e texturas.

LEGISLATIVO DE SANTANA DO LIVRAMENTO HOMENAGEIA 90 ANOS DO CREA

Créditos: Arquivo CREA-RS

Os 90 anos do CREA-RS foram homenageados em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Santana do Livramento realizada no dia 01 de outubro. A proposição foi do presidente da Casa, vereador Lídio Mendes, e a solenidade contou com as presenças do inspetor-chefe do Conselho na cidade, Eng. Agr. Gaspar Acácio Oliveira Santana; do diretor administrativo, Eng. Quím. Marino Greco, representando a presidente do Conselho, Eng. Amb. Nanci Walter; e dos funcionários da regional, o agente fiscal João Alberto Chaves de Castro e a funcionária administrativa Janeth Fernandes Correa.

“Nestes 90 anos temos muito a ressaltar sobre a importância do conhecimento técnico-científico para o crescimento das regiões. Como inspetor, cito ainda a importância da descentralização e da participação ativa das suas 44 inspetorias no Estado. Aqui no município, há 41 anos, foi instalada nossa inspetoria, que abrange mais duas localidades: Quaraí e Capão do Cipó”, destacou em sua fala o Eng. Agr. Gaspar Santana, que também mencionou dois importantes programas lançados pelo CREA-RS: o Comitê Gestor Mulher, pela igualdade de género, e o CREA Jr-RS, para uma maior aproximação com os acadêmicos.

Agradecendo a homenagem dos vereadores, ele reconheceu os profissionais que atuam honorificamente pelo Sistema na diretoria da inspetoria, Eng. Civ. Richard dos Santos Oliveira e Geól. Jéssica Godoy Pinto, bem como os dirigentes e associados da Associação Santanense de Engenheiros e Arquitetos. “Também um destaque especial e merecido reconhecimento aos funcionários que trabalham em nosso Conselho, aqui representados pela Janeth Fernandes Correa, na área administrativa, e pelo agente fiscal João Alberto Chaves de Castro, que prestam serviço aqui em Livramento”, finalizou.

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS completou 90 anos em 30 de maio de 2024 e conta com mais de 80 mil profissionais e 20 mil empresas inscritos em sua jurisdição.

© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.

bottom of page