Quando os ventos de mudança sopram, alguns levantam barreiras, outros constroem moinhos de vento
Pegando emprestado a frase do nosso Erico Verissimo, digo que somos moinhos de vento, com inovação, dinamismo e transparência, assim como vocês em seu dia a dia, profissionais. O ano de 2023 já começou bem movimentado, com posse da nova diretoria, dos novos conselheiros e inspetores e a eleição dos vice-presidentes. É o Conselho com a dinâmica dos profissionais e empresas que representa, buscando as melhores ferramentas e tecnologias para facilitar tais atividades.
Na pauta, ainda, o futuro das novas lideranças do Sistema Confea/Crea, com a posse dos coordenadores e integrantes do CREAjr-RS. Queremos, cada vez mais, fomentar a aproximação dos futuros profissionais e dos recém-formados com o Conselho, com o mercado de trabalho e com as entidades de classe. Dos benefícios estão a ARTjr-RS, carteirinha estudantil, inserção em atividades do Conselho, oportunidade de crescimento e aprimoramento profissional, além de empreendedorismo. O futuro é logo ali!
Já estamos respirando a 78ª Soea deste ano, quando seremos anfitriões do maior evento do Sistema Confea/Crea e Mútua e iremos mergulhar no universo tecnológico do metaverso, conhecer os desafios e as oportunidade das profissões e saber como a Engenharia pode ser direcionada para políticas públicas. Não deixe de participar da 78ª Soea que está com as inscrições abertas no site www.soea.org.br.
O foco também é manter um canal de diálogo com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, visando estabelecer parcerias e disponibilizar o CREA-RS na construção de leis. Hoje o Conselho já é chamado para participar das iniciativas e também das discussões de temas importantes para a sociedade gaúcha e que envolvam a Engenharia, a Agronomia e a Geociências. Temos uma agenda parlamentar intensa com foco total na aproximação com deputados para propor soluções em conjunto na implantação de políticas públicas nestas três áreas.
Na nossa agenda positiva e propositiva está ainda a aproximação do CREA-RS com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo e da Desburocratização, lançada em 5 de abril, com foco total em planos diretores simples e urbanísticos.
Valorização profissional também é prioridade. Agendamos com várias prefeituras para discutir licitações, concursos públicos e outras pautas importantes para o coletivo profissional.
Nestes três meses, firmamos um convênio de cooperação técnica com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) voltado ao desenvolvimento de ações conjuntas, com o intuito de valorizar o exercício legal da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, por meio dos seus órgãos envolvidos na fiscalização. O objetivo é o cumprimento da legislação profissional e o apoio às ações que envolvam as profissões que compõem o leque do CREA-RS, impactando, assim, na qualidade de vida da população do RS. Todos os 497 municípios saem ganhando com essa integração que tem capilaridade regional em todo o Estado.
Está previsto o compartilhamento de informações, sempre respeitadas as restrições da LGPD, além de soluções tecnológicas e de sustentabilidade. Consta ainda, a promoção da divulgação aos municípios da implementação da Lei de Inspeção Predial, que garante o controle das inspeções preventivas e corretivas das edificações, necessárias à segurança de quem habita ou frequenta os locais.
O Termo tem sua vigência prevista até 31 de dezembro de 2023, podendo ser prorrogado, se for vontade de ambas as partes.
Sob a premissa da responsabilidade social, a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) procurou o CREA-RS para firmar parceria com o intuito de ofertar diversas capacitações aos profissionais registrados no Conselho gaúcho. Dessa forma, assinamos em março um importante convênio de cooperação acadêmica, técnica, científica e cultural.
MATÉRIA DE CAPA
PALAVRA DA PRESIDENTE
ARTIGOS
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
RAIO X DAS INSPETORIAS
FISCALIZAÇÃO
POR DENTRO DAS ENTIDADES
NOTÍCIAS
ENTREVISTA
Tendo em vista a integração de várias profissões abarcadas pelo Conselho gaúcho com demais cursos superiores, o acordo busca a formação, o aperfeiçoamento e a especialização técnica de recursos humanos. Além do desenvolvimento institucional por meio da implementação de ações, programas, projetos e atividades complementares de interesse comum. Acesse o site do CREA-RS, na aba Convênios, e fique por dentro.
Aproveitando o vendaval de oportunidades, garantindo o exercício profissional legal, nos três meses deste ano, a fiscalização já percorreu 40 mil quilômetros, abrangendo 70% dos municípios gaúchos e promovendo cinco mil ações de fiscalizações. Como resultado dessas ações, 202 profissionais contratados, 237 contratos celebrados, 1.560 atividades de engenharia regularizadas, 1.906 regularizações, 62 empresas registradas e 400 autuações.
Ah, você ainda não baixou a sua carteira digital? Já está nas mãos de todos os profissionais gaúchos. É rápido, fácil e seguro.
Onde tem engenharia esta presidente inquieta e interessada em gerar transformação e inovação, para o meu e o seu Conselho profissional, sempre estará à disposição!
© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.