Inspetoria de Erechim comemora 45 anos e recebe Plenária do CREA-RS no formato híbrido
Em 16 de dezembro, o Conselho gaúcho promoveu a última Sessão Plenária do ano de 2022. Dentro do Programa de Interiorização, a Plenária ocorreu na Inspetoria de Erechim, em comemoração aos seus 45 anos. Iniciada neste ano e por iniciativa desta gestão, esta é a terceira vez que ocorre fora de Porto Alegre. A primeira foi em Santa Maria, depois Santana do Livramento e, então, na cidade da Zonal Planalto e segunda mais populosa do norte do Estado.
Na mesa de abertura, além da Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS; o coordenador das Inspetorias, Eng. Mec. e de Seg Trab. Marcos Antonio Kercher; 1º vice-presidente, Eng. Mec. e Seg. Trab. Marco Aurélio Caminha Junior; a 2ª vice-presidente, Eng. Eletric. Nilza Venturini Zampieri; chefe de gabinete do Confea, Eng. Agr. Luiz Antonio Rossafa; e o inspetor-chefe de Erechim, Eng. Civil Gilmar Fiebig Filho.
Coordenada pela presidente do Conselho, a Plenária contou com a participação de 95 conselheiros.
Participando on-line, o Geólogo e Eng. Seg. Trab. Pablo Souto Palma, diretor-geral da Mútua, trouxe uma boa notícia para os profissionais. “Acabou de ser aprovada uma demanda antiga que é a ampliação do teto e do prazo dos benefícios reembolsáveis. Agora será de até 60 meses o prazo para os associados quitarem os benefícios das linhas Garante Saúde e Equipa Bem. Também foi aprovado o aumento do auxílio funeral e pecúlio por morte acidental e natural. É o cumprimento de uma proposta feita anteriormente, em prol dos funcionários”, finalizou o diretor.
MATÉRIA DE CAPA
PALAVRA DA PRESIDENTE
ARTIGOS
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
RAIO X DAS INSPETORIAS
FISCALIZAÇÃO
POR DENTRO DAS ENTIDADES
NOTÍCIAS
ENTREVISTA
Em sua fala, o coordenador das Inspetorias, o Eng. Mec. e de Seg Trab. Marcos Kercher, que pediu licença da função e ficou no cargo até 31 dezembro de 2022, agradeceu aos conselheiros que sempre apoiaram as regionais. “Agradeço ainda o meu adjunto, pois trabalhamos juntos para que as Inspetorias sejam relembradas. A partir de 2023 farei parte do Plenário do CREA-RS.”
O coordenador do CDER-RS, Eng. Civil Leo Azevedo, fez um breve resumo da quinta reunião ordinária do Colégio, na qual foi feita uma retrospectiva das reuniões de trabalho realizadas neste ano.
Anfitrião, o inspetor-chefe de Erechim, Eng. Civil Gilmar Fiebig Filho, também agradeceu a presença de todos em nome da cidade e ao CREA-RS pela reforma e reabertura da sede.
De Brasília, on-line, de onde participava da Sessão Plenária do Confea, a Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha, conselheira federal pelo RS, falou sobre a aprovação dos benefícios da Mútua. Ela citou alguns momentos difíceis pelos quais os profissionais do Rio Grande do Sul passaram, como estiagens e doenças. “Sempre me manifestei cobrando o aumento de benefícios para os nossos mutualistas. A Covid levou muitos dos nossos profissionais e diversos mutualistas. Aqui me emociono porque alguns deles eram próximos e foram eles que me apresentaram a Mútua. Em especial, um deles, de Santa Rosa, quando veio a falecer e foi a Mútua que amparou sua família com o pecúlio”, ponderou a conselheira, que também parabenizou Erechim pela nova Inspetoria.
Na sequência, o 1º vice-presidente, Eng. Mec. e Seg. Trab. Marco Aurélio Caminha se despediu, afirmando ser a sua última sessão, findando o mandato de dois anos. “Agradeço ao Plenário por participar da gestão do CREA-RS e parabenizo Erechim pelos 45 anos de Inspetoria e a reinauguração”, ressaltou.
Representando o Eng. Civ. Joel Krüger, presidente do Confea, o Eng. Agr. Luiz Antonio Rossafa, chefe de gabinete, agradeceu e relembrou as homenagens anteriormente feitas e reconheceu os novos gestores.
Também em tom de despedida, a Eng. Eletric. Nilza Venturini Zampieri, 2ª vice-presidente, agradeceu a confiança de seus colegas e fez uma menção especial à presidente Nanci, desejando uma boa gestão no próximo ano.
Ainda na parte das comunicações, o Eng. Florestal Guilherme Reisdörfer trouxe uma preocupação com relação às atribuições. “Há alguns anos, ganhamos na Justiça a garantia das atribuições de nossas entidades de classe, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a atividade de serraria fosse da Engenharia Florestal. Mas recebemos dois pareceres, da Sujud (subprocuradoria judicial) e Ceap, com interpretações diferentes da decisão. Sentimos que estamos sendo invadidos nesta atividade”, lamentou.
Os conselheiros Eng. Civil Eng. Civ. João Luis de Oliveira Collares Machado, coordenador da Câmara de Engenharia Civil e Agrimensura, e o Eng. Quím. e Eng. Seg. Trab. Marino José Greco informaram suas participações em reuniões e eventos.
HOMENAGEM À FAMÍLIA GIRARDELLO
Em seguida, a presidente Nanci Walter prestou homenagem à família Girardello, nomeando o auditório da nova sede da Inspetoria de Erechim como Auditório Girardello. Neste momento, se manifestou Gabriel Girardello, filho da Arquiteta e Urbanista Marindia Girardello, funcionária do CREA-RS, que faleceu em novembro. Por vídeo e emocionado, Gabriel agradeceu em nome da família, da mãe e do avô, a homenagem e a oportunidade de participar da reunião. Falou ainda sobre Helenita, funcionária administrativa da Inspetoria de Erechim e que foi colega de trabalho da mãe. “Minha mãe me ensinou muito e agradeço este reconhecimento pela minha família e por tudo que minha mãe fez pelo Conselho”, destacou.
PIX COMO FORMA DE PAGAMENTO ART
A Eng. Ambiental Nanci Walter apresentou, na sequência, uma inovação no pagamento de ART. “O Pix chegou ao CREA-RS. A ferramenta bancária será uma das possibilidades para o pagamento de ARTs. A partir desta nova possibilidade, o pagamento será compensado em até 30 minutos, agilizando o processo que, até então, acontecia apenas por boleto bancário no prazo de 24 a 48 horas. Somos um dos poucos Creas que possibilitam esta forma de pagamento”.
TOMADA DE CONTAS
Os conselheiros aprovaram o relatório da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas referente à análise dos Balancetes Orçamentários relativos ao mês de setembro, outubro e novembro de 2022, apresentado pelo Eng. Civil Ubiratan Oro.
FISCALIZAÇÃO
O Plano Anual de Fiscalização do CREA-RS para o exercício de 2023 foi apresentado pelo Eng. de Plástico Luis Sidnei Machado, gerente de Fiscalização. “Vale ressaltar que os critérios para elaboração do plano estão baseados na resolução 1.134/2021 do Confea.”
Para o ano de 2023, o planejamento abrange as seguintes metas de fiscalização:
• Taxas de empreendimentos irregulares: 33%;
• Taxa de regularização fiscalizatória: 83%;
• Indicador de performance fiscalizatória: 0,35, ressaltando que este item se refere a maior qualidade de fiscalização e não mais fiscalizações;
• Total de regularizações dos empreendimentos fiscalizados: 6.600 empreendimentos;
• Profissionais contratados: 920;
• Contratos celebrados: 1.400;
• Capacitações: expectativa de até 13 mil horas de envolvimentos em cursos e treinamentos nas fiscalizações.
Sobre o novo indicador que será implantado, referente a não conformidade, a meta é de 0,5, ressaltando que quanto menor o número melhor a performance do fiscalizador.
Ao fim da apresentação também foi exposto o planejamento de ações por categorias (Agronomia, Mecânica e Metalúrgica, Florestal, Química, Segurança do Trabalho). O Plano de Fiscalização foi posto em votação e aprovado pelos conselheiros, sem ressalvas.
Inspetores participam de capacitação
Responsáveis pela representação do CREA-RS nas 44 Inspetorias distribuídas entre Capital e interior do Estado, os 132 inspetores eleitos para mandato no biênio 2023/2024, tomaram posse no dia 18 de janeiro, assim como os que representam as 11 Zonais em que se organizam as regionais.
O ato foi aberto pela presidente do CREA-RS, Eng. Ambiental Nanci Walter, e pelo coordenador adjunto das Inspetorias no exercício da titularidade da Coordenação, Eng. Civ. Milton Pedrollo Bittencourt, que destacaram a importância da representatividade dos inspetores e da descentralização das atividades do Conselho em todo o interior do Estado, com a atuação das regionais. Também prestigiaram o ato o 1º vice-presidente, Eng. Civ. João Collares Machado, a 1ª diretora administrativa, Eng. Seg. Trab. Roselaine Mignoni, e a 2ª diretora financeira, Géol. Tamara Machado.
Nos dias 18 e 19 de janeiro os inspetores também tiveram uma capacitação, onde foram repassadas informações sobre a função dos inspetores e representantes de zonal, as atividades planejadas para a fiscalização, entre outras.
A seguir confira os inspetores das onze zonais:
Após o ato, o encontro seguiu com a capacitação e contou com apresentações das principais áreas do Conselho. O Sistema do SEI, a fiscalização e as Câmaras Especializadas do CREA-RS estiveram entre as apresentações realizadas aos inspetores, cada qual enfocando o papel das regionais e de seus representantes.
O final do encontro foi reservado para uma conversa entre os novos inspetores e a gestão. A presidente, Eng. Ambiental Nanci Walter, destacou algumas iniciativas que estão previstas para este ano, como a revisão do Regimento do Conselho e das Inspetorias, a realização de concurso público, um possível termo de parceria com a Famurs, e melhorias nas tecnologias oferecidas aos profissionais.
Inspetores de Rio Grande entregam carta de apresentação ao prefeito da cidade
Em março o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, recebeu a carta de apresentação da nova diretoria da Inspetoria do CREA-RS no município para o mandato 2023/2024. À frente da regional estão o Eng. Civ. José Luis Guarenti (inspetor-chefe), Eng. Civ. e Eng. Ind. Mec. Daltro do Valle Branco (inspetor-secretário) e o Eng. Agr. Geremias Vargas de Mellos (inspetor-tesoureiro).
Inspetores estiveram na prefeitura apresentando nova diretoria da regional Créditos: Arquivo CREA-RS
O Conselho se faz presente em todas as regiões do Estado, por meio de suas 44 Inspetorias, prestando serviços de atendimento aos profissionais, empresas e sociedade. A Inspetoria fica localizada no município-sede e sua área de jurisdição abrange as localidades de Rio Grande, Chuí, Santa Vitória do Palmar e São José do Norte.
O inspetor-chefe José Luis Guarenti destacou a nova etapa do Conselho gaúcho. “Após dois anos de pandemia, com atendimento home office e pouca interatividade entre os inspetores, queremos, nesta nova etapa, ser mais atuantes. Temos metas para cumprir, atividades para realizar e planos de criar o CREAJr, aproximando os estudantes do Conselho e tendo uma participação ativa desses jovens”, diz Guarenti.
Diretoria da Inspetoria de Torres entrega carta de apresentação ao prefeito do município
Em fevereiro os inspetores de Torres, Eng. Agrimensor Jonatan dos Santos Rocha (chefe), Eng. Civ. Antonio dos Santos Francisco Junior (secretário) e o Eng. Civ. Rubem Enedir Machado Silveira (tesoureiro) reuniram-se com o prefeito da cidade, Carlos Souza. Também presente, o secretário do Planejamento, Matheus Junges e o chefe de gabinete Douglas Martins Rocha.
O objetivo do encontro foi a entrega de uma carta de apresentação da Inspetoria e sua nova gestão à administração municipal.
Os inspetores se colocaram à disposição da prefeitura, além de falar da importância da fiscalização de obras, eventos, para garantir a segurança da população no que tange às funções do Conselho.
“A receptividade dos gestores ao CREA-RS e à Inspetoria foi ótima, não mediram esforços para que o encontro pudesse acontecer”, relatou o inspetor-chefe Jonatan. Além deste encontro, a regional pretende visitar todas as prefeituras das cidades que fazem parte da Zonal Litoral, área de fiscalização da Inspetoria de Torres.
Inspetoria de Santo Ângelo recebe coordenadora do CREAjr-RS Oeste
Reunindo Santo Ângelo, São Borja, São Luiz Gonzaga e Uruguaiana, o CREAJr-RS Oeste realizou uma de suas principais ações: a aproximação com as entidades de classe e Inspetorias do CREA-RS nestas regiões.
No dia 02 de março a coordenadora Milena Dalsochio Bagatini visitou a Inspetoria de Santo Ângelo e foi recebida pelo Eng. de Op. Mec. de Máq. e Ferramentas e Seg. do Trab. Valmir Ribas (inspetor-chefe), Eng. Eletr. Pedro da Costa Petry (inspetor-secretário) e Eng. Civ. Cleberson Anchieta Taborda (inspetor- tesoureiro), em busca de parcerias e contatos.
Inspetores e a coordenadora do CREAjr regional Oeste Créditos: Arquivo CREA-RS
“Tivemos a oportunidade de trocar ideias e ouvir sobre os anos de experiência dos Engenheiros na Inspetoria, bem como discutir sobre os objetivos e a importância do CREAjr para os estudantes da regional”, ressaltou a coordenadora Milena.
© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.