top of page

Inscrições abertas para a Soea de Gramado (RS)

Screenshot_15.png

Créditos: Arquivo CREA-RS

Quer estar por dentro do universo tecnológico do metaverso, conhecer os desafios e as oportunidade nas profissões e saber como a engenharia pode ser direcionada para políticas públicas? Então não deixe de participar da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) que está com as inscrições abertas no site www.soea.org.br. Neste ano, o maior evento do Sistema Confea/Crea e Mútua, será em Gramado (RS), de 8 a 11 de agosto.

Com o tema central “A Importância da Engenharia na Soberania Nacional”, a Semana Oficial irá reunir pesquisadores, profissionais sêniores, estudantes e funcionários de grandes empresas e do serviço público em debates com palestrantes renomados. Na pauta, a evolução da área tecnológica, dos profissionais e da representação profissional do Conselho.


78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia


Local: Serra Park, em Gramado (RS)
Data: 8 a 11 de agosto de 20
23
Inscrições: www.soea.org.br

Profissionais registrados têm benefícios na ABNT

Screenshot_16.png

Créditos: Arquivo CREA-RS

Os profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências regularmente registrados no Sistema Confea/Crea possuem diversos benefícios. Um deles é o convênio com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que garante descontos nos cursos e aquisição de normas técnicas. O objetivo é facilitar o acesso à capacitação e contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais em suas atividades.

Através do convênio com o CREA-RS, os profissionais regularmente registrados e adimplentes têm os seguintes benefícios: 66% de desconto para a aquisição de normas técnicas (ABNT/Mercosul), com visualização ilimitada de conteúdos, download no formato PDF seguro, impressão de texto completo ou parte da norma e visualização por tempo determinado das normas técnicas dos principais organismos de normalização mundiais, abrangendo cerca de 250 mil documentos.  Além disso, é oferecido até 50% de desconto para inscrição nos cursos da grade de capacitação da ABNT.

Os profissionais registrados e adimplentes junto ao Conselho também possuem acesso gratuito às Normas Técnicas ABNT NBR das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea citadas em legislação federal.
Para aquisição das normas e cursos com descontos acesse https://www.abntcatalogo.com.br/confea/

Dia do Engenheiro Hídrico é marcado pelo deferimento do cadastro do curso da UFRGS no RS

Screenshot_17.png

Créditos: Arquivo CREA-RS

No dia em que se comemora o Dia do Engenheiro Hídrico e Hidrogeólogo, 22 de março, os estudantes do curso de Engenharia Hídrica da UFRGS têm motivos em dobro para celebrar. No dia 22 de março, a presidente do CREA-RS, Eng. Ambiental Nanci Walter, assinou o deferimento do cadastro provisório do curso.

Assim, os egressos receberão o título profissional de Engenheiro Hídrico (código 111-12-00) e o Conselho concederá as atribuições segundo o artigo 2º da Resolução 0492 de 30/06/2006. A solicitação do cadastro foi aprovada pelos conselheiros na última Sessão Plenária, realizada em 17 de março. O processo foi instruído pela Comissão de Educação e Atribuição Profissional do CREA-RS (Ceap).

O fato foi comemorado pelo diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas IPH/UFRGS, Eng. Joel Avruch Goldenfum, em evento realizado na universidade em comemoração ao Dia do Engenheiro Hídrico. “Tenho em mãos a decisão do CREA-RS deferindo o cadastro provisório do curso superior de Engenharia Hídrica, assinada pela presidente do Conselho, Eng. Nanci Walter. Parabéns a todos.”

Para o registro definitivo, o processo retornará à Ceap anualmente para renovação do cadastramento provisório até a concessão do cadastro permanente, quando o Ato de Reconhecimento de Curso for deferido pelo MEC. Após a concessão do cadastro definitivo, será encaminhado ao Confea para conhecimento e anotação das informações no Sistema de Informações Confea/Crea.

Valorização salarial em debate na Prefeitura de Caxias do Sul

Screenshot_18.png

A valorização salarial de Engenheiros, Agrônomos, profissionais das Geociências e Arquitetos e Urbanistas esteve em debate na Prefeitura de Caxias do Sul e a pauta foi acolhida pelo prefeito, Adiló Didomenico, e pela vice-prefeita, Paula Ioris.


A convite da Associação dos Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Químicos e Geólogos de Caxias do Sul (Seaaq), o Conselho gaúcho esteve representado pela presidente, Eng. Amb. Nanci Walter, e pelo inspetor-chefe de Caxias do Sul, Eng. Amb. e Seg. Trab. Clóvis Reis Claudino. Pela entidade de classe estiveram presentes o presidente, Eng. Op. Mec. Constante Luiz Sbabo, o geólogo Nério Jorge Susin, o arquiteto Paulo Fontana e o advogado Lucas Diehl, que também é vereador e líder do governo na Câmara Municipal.

As representações e os profissionais buscam, junto à administração municipal, remuneração mais adequada à responsabilidade técnica que desempenham. Créditos: Arquivo CREA-RS

As representações e os profissionais buscam, junto à administração municipal, remuneração mais adequada à responsabilidade técnica que desempenham diariamente. Na oportunidade, a presidente ressaltou a importância da valorização profissional e citou o mais recente avanço do Conselho envolvendo o tema, que foi o Acordo de Cooperação Técnica assinado recentemente com a Famurs, voltado ao desenvolvimento de ações conjuntas com o intuito de valorizar o exercício legal das profissões.

Screenshot_19.png

A pauta foi acolhida pelo prefeito, Adiló Didomenico, e pela vice-prefeita, Paula Ioris

No documento, por exemplo, há dispositivos da valorização salarial dos profissionais que compõem o quadro técnico dos municípios. Caxias do Sul, como bem disse a presidente, poderá servir como exemplo positivo para compor o mecanismo de ação deste termo firmado com a Federação.

Screenshot_20.png

No intuito de somar nas discussões, também estiveram presentes representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RS), do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), da Secretaria de Obras do município, da diretoria da Regularização Fundiária da cidade, além do Secretário de Urbanismo, Eng. Civ. Carlos Giovani Fontana, que também é o conselheiro da Câmara Especializada da Engenharia Civil e Agrimensura do Conselho pela Seaaq.

Quadro técnico em pauta

CREA-RS e FMP estabelecem convênio de cooperação técnica

Screenshot_21.png

Créditos: Arquivo CREA-RS

O CREA-RS assinou no dia 15 de março um convênio de cooperação técnica, científica e cultural com a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), na sede da instituição, em Porto Alegre, com as presenças do presidente da FMP, Dr. Fábio Roque Sbardellotto; do diretor da Faculdade de Direito, Dr. Mauro Souza; e do coordenador de parcerias estratégicas, Dr. Mauro Renner. Pelo CREA-RS, assinaram a presidente, Eng. Amb. Nanci Walter; o diretor financeiro, Eng. Civ. José Luiz Garcias; o assessor jurídico Alexandre Irigoyen Bermúdez e a encarregada de dados pessoais Dr. Fernanda Bermudez.

A FMP irá conceder bolsas de estudo aos empregados e profissionais registrados no CREA-RS em todos os cursos de pós-graduação lato sensu (modalidade EAD), nos Preparatórios à carreira do Ministério Público e no Mestrado. O benefício será estendido aos dependentes.

A presidente do CREA-RS, Nanci Walter, enfatizou: “Esta importante parceria chancela o propósito do Conselho gaúcho em gerar mais oportunidades aos nossos profissionais. A procura da FMP para a oferta das bolsas só ratifica o estreitamento dos laços entre as instituições, que devem andar lado a lado na defesa do desenvolvimento dos projetos ligados ao aperfeiçoamento dos profissionais”.

O Presidente da FMP, Dr. Fábio Roque Sbardellotto, enfatizou a importância da educação para um mundo melhor, destacando que “a parceria ratifica o compromisso de ambas as instituições em contribuir para o bem da sociedade e o exercício da cidadania por meio do aperfeiçoamento dos profissionais vinculados ao CREA-RS, que desempenham valiosas funções em sociedade, e seus dependentes que, de agora em diante, poderão desfrutar dos cursos ofertados pela FMP, uma instituição voltada à excelência acadêmica e à educação para todos, pois o Direito é para a Vida”.

A parceria visa à formação, o aperfeiçoamento e à especialização técnica de recursos humanos, além do desenvolvimento institucional, através de ações, programas e projetos.

O coordenador de parcerias estratégicas, Dr. Mauro Renner, ressaltou que o convênio é uma oportunidade para os registrados do Conselho ampliarem seus conhecimentos. “O convênio de cooperação acadêmica, técnica, científica e cultural da FMP com o CREA-RS potencializa um espaço nobre entre as instituições signatárias para que se possa oferecer produtos de excelência a profissionais que buscam agregar conhecimentos em suas áreas de atuação, além de estreitar relações institucionais”, declarou Renner.

Ao estreitar laços com diversas entidades de classe de áreas distintas e permitir acesso ao ensino de excelência, a FMP contribui para uma sociedade melhor e mais justa. Os profissionais do CREA-RS podem tirar dúvidas e fazer inscrições clicando aqui.

Fonte: FMP

Acordo de Cooperação Técnica é firmado entre Conselho e Famurs

Screenshot_22.png

O Conselho gaúcho e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) firmaram um acordo de cooperação técnica voltado ao desenvolvimento de ações conjuntas, com o intuito de valorizar o exercício legal da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, por meio dos seus órgãos envolvidos na fiscalização.

A assinatura aconteceu na Assembleia de Verão 2023, maior evento municipalista do litoral gaúcho, que ocorreu de 13 a 15 de março, na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba), em Xangri-lá.

Termo de Acordo de Cooperação tem vigência até final do ano, podendo ser prorrogado. Créditos: Arquivo CREA-RS

O foco é o cumprimento da legislação profissional e apoio às ações que envolvam as profissões que compõem o leque do CREA-RS, impactando, assim, a qualidade de vida da população do RS. Todos os 497 municípios saem ganhando com essa integração de duas entidades que tem capilaridade regional em todo o Estado.

Presidentes do Conselho e da Federação, respectivos Eng. Amb. Nanci Walter e Eng. Agr. Paulinho Salerno, assinaram o termo ao lado do inspetor-chefe de Capão da Canoa, Eng. Civ. Paulo Vitt, da presidente do Ibape-RS, Eng. Civ. Patrícia Bertotto, e do presidente da Acae, Eng. Civ. Evandro Dadda.

O foco é o cumprimento da legislação profissional e apoio às ações que envolvam as profissões que compõem o leque do CREA-RS, impactando, assim, a qualidade de vida da população do RS. Todos os 497 municípios saem ganhando com essa integração de duas entidades que tem capilaridade regional em todo o Estado.

Presidentes do Conselho e da Federação, respectivos Eng. Amb. Nanci Walter e Eng. Agr. Paulinho Salerno, assinaram o termo ao lado do inspetor-chefe de Capão da Canoa, Eng. Civ. Paulo Vitt, da presidente do Ibape-RS, Eng. Civ. Patrícia Bertotto, e do presidente da Acae, Eng. Civ. Evandro Dadda.

Está previsto o compartilhamento de informações, sempre respeitadas as restrições da LGPD, além de soluções tecnológicas e de sustentabilidade. Também é citada a importância de promover a divulgação aos municípios da implementação da Lei de Inspeção Predial, que garante o controle das inspeções preventivas e corretivas das edificações, necessárias à segurança de quem habita ou frequenta os locais.

O Termo tem sua vigência prevista até 31 de dezembro de 2023, podendo ser prorrogado se for vontade de ambas as partes.

Engenharia de Tráfego é tema de reunião com o Cetran/RS

Screenshot_23.png

Reunião ocorreu na sede do CREA-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

Estudos técnicos de Engenharia de Tráfego voltados à instalação de sinalização semafórica e física nas vias urbanas, foi uma das pautas da reunião no gabinete do Conselho gaúcho, ocorrida em 13 de março. A presidente, Eng. Amb. Nanci Walter, acompanhada do coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura, Eng. Civ. Dorli Pereira da Silva, e do gerente da Fiscalização, Eng. Plást. Sidnei Machado, recebeu o presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/RS), Sergio Renato Teixeira, e o Eng. Civ. especialista no tema Eng. Rui Pires para debater as propostas.

Leigos e fraudadores vendem serviços de Engenharia on-line: denuncie

Screenshot_24.png

Representantes do Confea e dos Creas do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe estiveram reunidos, remotamente, no dia 09 de março, para trocar experiências quanto à operacionalização do acordo de cooperação técnica firmado entre Confea e Mercado Livre em outubro de 2020.

Reunião tratou da venda de ART. Créditos: Arquivo CREA-RS

Fruto de ação do Confea que, em outubro de 2019, apresentou interpelação judicial em função da comercialização de carteiras profissionais e de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) anunciadas no portal Mercado Livre, o acordo estabeleceu que a plataforma de vendas on-line disponibilizasse ao Conselho Federal e aos Regionais um canal de contato direto e  uma forma ágil de apresentar denúncias de anúncios irregulares, como a venda de carteiras profissionais, diplomas, ARTs, CATs, agrotóxicos sem receituário agronômico, entre outros produtos ilegais.

Ao apresentar-se aos presentes, o superintendente de Integração do Sistema, Eng. Civ. Osmar Barros Jr., explicou a importância da boa execução do acordo. "Nós temos sido cobrados pelos órgãos de controle em relação aos resultados dos acordos que firmamos. O Ministério Público nos vê como parceiros na defesa da sociedade". 

Após todos se apresentarem e abordarem brevemente sobre como a fiscalização está sendo realizada em seu Crea, o analista do Confea Ricardo Sotto Maior, responsável pelo assunto no Conselho, traçou um histórico sobre a assinatura do acordo de cooperação e explicou os dois tipos de denúncias possíveis: a executada pelos fiscais dos Creas diretamente no sistema do Mercado Livre, que imediatamente bloqueia o anúncio; e a executada por qualquer pessoa, mediante formulário do site do Confea, que passa por análise antes de ser cadastrada no sistema do Mercado Livre por agente do Confea/Crea.

Alguns dos participantes mencionaram terem encontrado anúncios similares no Facebook e no Instagram. Houve, ainda, a sugestão de a plataforma de compra e venda on-line cobrar o registro profissional do anunciante no momento do registro do anúncio.

Screenshot_25.png

"Esta reunião está sendo um verdadeiro benchmarking, uma rica troca de informações. A ideia mesmo era nos conhecermos e termos uma noção de como o processo está se dando em cada estado. Temos muito a trabalhar", avaliou o gerente de Relacionamentos Institucionais, Eng. Amb. Renato Muzzolon, organizador do encontro. Pelo Confea participaram ainda o Eng. Mec. Igor Fernandes, gerente de Coordenação da Fiscalização, e a Eng. Amb. Kaori Akagi, chefe do Setor de Acordos e Representações.

 

Beatriz Craveiro / Equipe de Comunicação do Confea

© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.

bottom of page