top of page

#PartiuFisca:
do norte ao sul do Estado! 

Operação Verão gerou cerca de 30 contratos celebrados e 21 profissionais contratados

Fiscalizar balneários, clubes sociais, parques aquáticos e de aventura, e eventos efêmeros foi o objetivo da Operação Verão do CREA-RS, que ocorreu em todo o Estado.

Segurança da sociedade e valorização profissional em pauta resultaram em 154 ações de fiscalização, verificadas em 132 ARTs. Além disso, foram estabelecidos 28 contratos, 21 profissionais contratados e 77 atividades profissionais regularizadas, assim como uma empresa que atuava sem registro.

Esses locais são empreendimentos com atividades que, para a segurança da população, necessitam de manutenção técnica e inspeções nos brinquedos e equipamentos realizados por profissional e empresa legalmente habilitados.

Operação Carnaval do CREA-RS: 37 atividades são regularizadas

Entre janeiro e março, o CREA-RS promoveu cerca de cem ações da Operação Carnaval em todo o Estado. O objetivo foi verificar os serviços e as atividades que exigem a responsabilidade técnica da Engenharia para garantir a segurança de todos os envolvidos.

 

Carros alegóricos, elétrica, instalações das escolas de samba (barracões), estruturas para montagem, projetos e execução devem ter responsabilidade técnica.

 

A fiscalização como ferramenta de valorização profissional, orientativa e não punitiva, gerou a verificação de 37 ARTs, um auto de infração, sete contratos celebrados e sete profissionais contratados.

CREA-RS fiscaliza montagem do Carnaval de Guaíba 2023

Após três anos sem carnaval em Guaíba, em razão da pandemia do Covid-19, a festa popular voltou a ser realizada, no dia 25 de março, na cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Com o objetivo de verificar a responsabilidade técnica dos serviços e atividades que exigem a presença de profissionais e empresas legalmente habilitados, a fiscalização na montagem das estruturas do carnaval ocorreu no dia 24 de março.

Os agentes fiscais Ilson Garim e José Eduardo Macedo, acompanhados dos inspetores do CREA-RS no município, Eng. Civ. Michele Silvania Terres da Silva (chefe), Eng. Civ. Feliphe Sinhotelli (secretário) e o Eng. Civ. André Horak (tesoureiro), foram recebidos pelo secretário de Turismo e Cultura da Prefeitura de Guaíba, Ivo Schergl Jr.

Foram solicitadas as ARTs das montagens das arquibancadas, sonorização, parte elétrica, banheiros químicos, PPCI, entre outras atividades relativas às fiscalizações do Conselho. 

CREA-RS participa da Operação Integrada Elmo V OSP, em Ametista do Sul

1679339600.png

No dia 16 de março, a agente fiscal do CREA-RS Valdiva Facco participou da Operação Integrada “Elmo V OSP”, em Ametista do Sul, que foi coordenada pelos integrantes do 2°GPA de Frederico Westphalen e acompanhada por representantes da Fepam, Ministério Público do Trabalho, Polícia Civil, Comando Ambiental da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.  O objetivo foi fiscalizar a Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai), que realiza extração e comércio de gemas (ametistas), e um empreendimento subterrâneo de turismo.

Foram solicitados vários documentos com relação ao empreendimento subterrâneo. Créditos: Arquivo CREA-RS

WhatsApp Image 2023-03-17 at 15.48.24 (1).jpeg

Sede da COOGAMAI

WhatsApp Image 2023-03-17 at 15.48.23 (2).jpeg

Operação foi coordenada pelo Exército

Da parte do Conselho, foi verificado que a Coogamai protocolou pedido de registro do novo responsável técnico na área de Engenharia de Minas. O processo segue em tramitação e foram solicitados documentos complementares. Quanto ao empreendimento subterrâneo, explorado turisticamente, foi deixado uma TRDP solicitando alguns documentos, tais como: planos de segurança para uso de explosivos, de evacuação, de fogo e plano de ventilação da frente da lavra, onde ocorrem as demonstrações; alvará de funcionamento; laudo das instalações elétricas; programa de gerenciamento de riscos e as devidas Anotações de Responsabilidades Técnicas (ARTs).

Ao todo, dois empreendimentos tiveram as licenças ambientais e as atividades suspensas por irregularidades.

Fiscalização em áreas de turismo pautou a reunião da Prefeitura de Sapiranga e CREA-RS

1679665165.png

Os inspetores apresentaram o trabalho da regional na área de fiscalização. Créditos: Município de Sapiranga

No dia 23 de março, representantes do CREA-RS reuniram-se com a prefeita de Sapiranga, Carina Nath, o secretário de Planejamento Urbano, Maurício Regla, a procuradora-geral Miriam Monteiro, a secretária de Turismo, Roberta Rothen e a turismóloga Letícia Schumacher.

Pelo CREA-RS, participaram os inspetores de Novo Hamburgo, que abrange o município de Sapiranga, Eng. Civ. Rodrigo de Oliveira Monaco (chefe), Eng. Eletr. Marcos Ohlweiler da Silva (secretário) e o Eng. Mecânico Régis Daniel Schaeffer (tesoureiro). Também presentes, o assessor da Gerência de Gabinete Eng. Civ. Nelson Moussalle e a chefe de Núcleo de Fiscalização, Alessandra Borges.

Notícias das ações de fiscalização do CREA-RS chamaram a atenção da gestão municipal, principalmente na área de parques de turismo e aventura, que convidou a diretoria da Inspetoria de Novo Hamburgo, que abrange 11 municípios, para uma reunião.

Foram tratados temas relevantes para os profissionais e uma possível cooperação entre município e Conselho para futuras fiscalizações em áreas que têm apresentado problemas no município, como o acidente com uma passarela em um camping de Sapiranga.

Nesse primeiro encontro, os inspetores apresentaram o trabalho da regional, os municípios abrangidos pela área de fiscalização, como surgem as demandas, de que forma é feita a fiscalização na área de parques de turismo e a exigência dos profissionais habilitados no setor.

Para o inspetor-chefe Rodrigo de Oliveira Monaco, foi uma reunião muito produtiva. “Conseguimos evidenciar a importância do trabalho da fiscalização do CREA-RS e colocar a Inspetoria de Novo Hamburgo à disposição da gestão municipal de Sapiranga”.

Agentes fiscais e funcionários administrativos da Zonal Planalto participam de capacitação

1678459829.png

Compõe a Zonal, as Inspetorias de Passo Fundo, Erechim e Carazinho. Créditos: Arquivo CREA-RS

A primeira capacitação funcional de agentes fiscais e funcionários administrativos das Inspetorias da Zonal Planalto, composta por Passo Fundo, Carazinho e Erechim, ocorreu no dia 09 de março, na Ulbra Carazinho. Na pauta, os processos de auto de infração, reciclagem, ferramentas de utilização do Sistema Eletrônico de Informações e conversa com as gerências de Fiscalização e das Inspetorias com os respectivos gerentes Eng. Plást. Sidnei Machado e o Eng. Civ. Milton Pedrollo Bittencourt. Também esteve presente a chefe de Núcleo de Fiscalização, Alessandra Borges.

A presidente do Conselho gaúcho, Eng. Amb. Nanci Walter, reforçou em sua fala a importância da proximidade com as instituições de ensino. Aproveitou para iniciar articulações com os coordenadores dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil da universidade, respectivos Amanda Silveira e Nilson Freire.

Na ocasião, os coordenadores receberam da presidente e da inspetora-chefe de Esteio, Eng. Civil Maria Eugênia Cardoso, representante do Comitê Gestor do Programa Mulher, o convite para a 78ª Soea, que ocorre de 8 a 11 de agosto, em Gramado.

Membros de comissões conhecem conceitos e ferramentas de fiscalização

1679063971.png

Área finalística do CREA-RS, a fiscalização foi apresentada aos membros de Comissões na capacitação que ocorreu no dia 16 de março.

Foram relatados pelo Eng. de Plásticos Sidnei Machado, gerente de Fiscalização, e pela chefe de Núcleo Alessandra Borges, os indicadores e controle de desempenho de fiscalização, assim como a origem dos processos de fiscalização.

Créditos: Arquivo CREA-RS

Também foram discutidos estudos de casos, como as instalações de fotovoltaicas e atividades técnicas em prontuários elétricos.

De acordo com a presidente, Eng. Amb. Nanci Walter, é importante divulgar mais as profissões que fazem parte do Sistema Confea/Crea. "Por exemplo, nos parques de turismo, há muita Engenharia mecânica. O CREAjr está fazendo um trabalho neste sentido, mostrando as outras modalidades", sugeriu.

Foi uma oportunidade para que os representantes das Inspetorias e comissões sanassem várias dúvidas.

© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.

bottom of page