Estruturas pré-fabricadas e sua utilização foram foco do debate na Inspetoria de Viamão
Profissionais de Viamão se reuniram, no final de setembro, para conhecerem as tendências do mercado e a melhor utilização das estruturas pré-fabricadas. O Eng. Civ. Carlos Hendrigo Zanetti Guedes fez uma explanação que abordou do histórico do pré-fabricado, desde a década de 1950, até a normalização, potencial de crescimento das estruturas pré-fabricadas no Brasil, utilização do pré-fabricado e todo processo de projeto, fabricação e montagem. Também deu oportunidade para uma troca de experiências com os participantes e a apresentação de cases de sucesso.
A palestra técnica, que reuniu profissionais e estudantes e que integra o programa Capacita+, está levando para o interior do Estado, temas relevantes para as profissões abrangidas pelo CREA-RS. Os eventos são presenciais e gratuitos.
O inspetor-chefe Eng. João Carlos Gravina Jeremias fez a abertura da palestra, que ocorreu nas instalações da Inspetoria de Viamão, destacando que os profissionais são muito bem-vindos e que podem trazer sugestões de temas nos próximos encontros.
Representantes do CREA-RS palestram em universidades do Estado
MATÉRIA DE CAPA
PALAVRA DA PRESIDENTE
ARTIGOS
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
AGRONOMIA
#PartiuFisca
FISCALIZAÇÃO
POR DENTRO DAS ENTIDADES
RAIO X DAS INSPETORIAS
NOTÍCIAS
Palestra em Santa Cruz do Sul | Créditos: Arquivo CREA-RS
Especialista em pré-fabricados atualiza sobre os melhores produtos e serviços do mercado. Créditos: Arquivo CREA-RS
Entre as ações do CREA-RS para uma maior proximidade com os futuros profissionais estão as palestras aos alunos dos cursos das Engenharias, Agronomia e Geociências das universidades e faculdades gaúchas. Ministradas pelos inspetores, diretores ou conselheiros, o objetivo é proporcionar conhecimento do Conselho de Classe aos egressos que estarão vinculados em sua vida profissional.
Em 11 de setembro os alunos dos cursos de Engenharia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) se reuniram para a apresentação do inspetor-chefe da Inspetoria da cidade, Engenheiro Civil Zeferino Ario Hostyn Sabbi. Os temas abordados foram as atribuições profissionais que são regidas pelo CREA-RS, o papel e a postura que os engenheiros formados deverão exercer, e como o Conselho atribuiu o registro profissional aos alunos formados pelas instituições de educação superior, visto que os cursos são autorizados pelo MEC.
No dia 25 de setembro, foram os alunos da turma de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves que receberam o inspetor-secretário do CREA-RS na cidade, Engenheiro Civil Diogo Rubbo, que falou sobre o registro no Conselho e atribuições/atuação do profissional da Tecnologia em Alimentos.
Encontro em Bento Gonçalves
Inspetor de Torres visita prefeituras de Morrinhos do Sul e Mampituba
Inspetoria de Torres em ação de aproximação com as prefeituras de sua jurisdição Créditos: Arquivo CREA-RS
Cumprindo a agenda de aproximação do CREA-RS aos entes municipais, o inspetor-chefe de Torres, Engenheiro Agrimensor Jonatan dos Santos Rocha, esteve em reuniões, no dia 29 de setembro, nas prefeituras de Morrinhos do Sul e de Mampituba.
Em Morrinhos, foram recebidos pelo prefeito, que é Engenheiro Agrônomo, Marcos Venicios Evaldt da Silveira, pelo Engenheiro Civil Nilmar Behenck Lumertz e pela Arquiteta e Urbanista Evelin Borges Alves, do quadro técnico da prefeitura.
Em Mampituba, o encontro com o prefeito Pedro Juarez da Silva.
Prefeitura de Mampituba
Em ambas as visitas o inspetor-chefe apresentou e colocou o Conselho à disposição para atuações fiscalizatórias conjuntas e para auxílio em fiscalizações de licitações.
“Também salientamos a importância de ter profissionais habilitados no quadro técnico do município e nos disponibilizamos para dúvidas relativas as nossas áreas de atuação”, destacou Rocha. Além do inspetor, acompanhou as visitas o agente fiscal da Inspetoria de Torres, Jucimar Godinho.
Inspetores de Palmeira das Missões recebem diretores da Cesurg, Campus Sarandi
Maior aproximação com a instituição de ensino | Créditos: Arquivo CREA-RS
Os inspetores chefe e secretária de Palmeira das Missões, Eng. Civil e Seg. do Trab. Ênio Otero de Ramos e a Eng. Agr. Ivete Schwantes Baumgratz, respectivamente, receberam, em 21 de setembro, a diretora do Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg), Campus Sarandi, Dra. Elza Hennerich; a coordenadora do Curso de Engenharia Agronômica, professora Sabrina Tolotti Peruzzo; e o professor Renan Anderson de Oliveira, da Coordenação de Pós-Graduação e Extensão.
O objetivo da visita foi estreitar com o Conselho as relações da instituição de ensino, que possui cursos cadastrados de Engenharia Civil e Agronomia. Entre as demandas trazidas pelos representantes da universidade está a solicitação de palestras que abordem o funcionamento e as responsabilidades do CREA-RS, além das atribuições profissionais destas áreas.
A prof. Elza Hennerich falou, ainda, da importância de o Conselho estar próximo participando de eventos da instituição, possibilitando aos futuros profissionais maior conhecimento do seu órgão de classe.
A professora Sabrina Tolotti Peruzzo reiterou a fala de Hennerich, mencionando o atendimento de aproximadamente 25 municípios pelo Campus de Sarandi, tendo muitos alunos vindos de cidades da jurisdição da Inspetoria de Palmeira das Missões.
Os inspetores colocaram-se à disposição para palestras, encontros e participação em formaturas. Explicaram, ainda, o trâmite necessário para formalização das solicitações. Também ressaltaram que o CREA-RS está atuando no fortalecimento do Programa Crea Jr-RS, do qual os alunos podem ser integrantes.
Zonais Sinos, Serra e Litoral reunidas na Casa do Profissional na Expointer
A Casa do Profissional do CREA-RS sediou, durante a Expointer, a reunião conjunta das Zonais Serra, Sinos e Litoral. Presente no encontro, o presidente em exercício, Eng. Civ. João Luis Collares Machado, destacou a importância de acompanhar os encontros das Zonais.
“Já fui inspetor e representante de Zonal e vejo as Regionais como a base do Sistema. Nas Inspetorias formamos nossos conselheiros e presidentes de entidades de classe. Então, tudo que precisarem da minha contribuição nesses meses que estarei à frente do Conselho, o gabinete está aberto para recebê-los.”
Reunião na Expointer reúne três Zonais | Créditos: Arquivo CREA-RS
Como pauta principal do encontro, além das demandas específicas de cada uma das Zonais, esteve o Regimento Interno das Inspetorias, o qual será encaminhando aos representantes das 11 Zonais para repasse aos inspetores. O objetivo é votar a proposta durante o Seminário das Inspetorias, que ocorre entre os dias 26 e 27 de outubro, em Torres.
Capacita + aborda Segurança do Trabalho entre profissionais de Vacaria
Eng. Prod. e Seg. Trab. Igor Heck | Créditos: Arquivo CREA-RS
A Inspetoria de Vacaria recebeu o Eng. Prod. e Seg. Trab. Igor Heck, em setembro, para ministrar a palestra Relação da Segurança do Trabalho com as Engenharias na 14ª edição do Capacita+, a primeira no município. A capacitação é uma iniciativa do CREA-RS em parceria com a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Vacaria.
O inspetor-chefe, Eng. Mec. e Seg. Trab. Jonatas Araldi, ressaltou como a ação aproxima os profissionais e fortalece o Conselho. “O Capacita+ mostra que o CREA vai além da fiscalização, mas também valoriza o profissional”, afirmou Araldi.
Inspetor-chefe de Vacaria, Eng. Mec. e Seg. Trab. Jonatas Araldi
Formado há quatro meses pela Unifacvest, em Lages, o Eng. Mec. Dionatta Schuster Carniel participou pela primeira vez de um encontro na Inspetoria de Vacaria. Para ele, a troca de experiências com profissionais do mercado foi um diferencial. “Eles me mostraram o caminho para solucionar muitas das minhas dúvidas, com certeza eu saio daqui melhor que entrei”, comemorou Carniel.
Um dos participantes mais ativos durante a palestra foi o Eng. Civ. e Seg. Trab. Renan Machado. Ele foi inspetor-chefe em Vacaria no mandato 2005-2006 e parabenizou a atividade. ”Essas palestras devem acontecer com mais frequência, porque propiciam aos profissionais, especialmente com mais tempo de trabalho, uma reciclagem muito importante para a nossa atuação”, afirmou Machado.
Multimodal e reunião com Corpo de Bombeiros na Inspetoria de Novo Hamburgo
Inspetores e membros da Comissão Multimodal da Inspetoria de Novo Hamburgo Créditos: Arquivo CREA-RS
Inspetores e membros da Comissão Multimodal da Inspetoria de Novo Hamburgo estiveram em duas agendas nos dias 24 e 29 de agosto.
O primeiro encontro foi a reunião da Comissão, que contou com a participação do gerente de Fiscalização, Eng. Plást. Luis Sidnei Barbosa Machado, quando foram tratadas demandas para ações fiscalizatórias nos municípios da jurisdição da Regional.
Dia 29, o encontro foi com o Corpo de Bombeiros, também com a presença dos inspetores, Eng. Civil Rodrigo de Oliveira Monaco (chefe); Eng. Eletr. Marcos Ohlweiler da Silva (secretário); Eng. Mec. Régis Daniel Schaeffer (tesoureiro), membros da comissão e o agente fiscal Adriano Azevedo de Ávila.
CREA-RS representado no Conselho da Unipampa Bagé
Conselho é o órgão máximo da Universidade | Créditos: Arquivo CREA-RS
A Inspetoria do CREA-RS de Bagé compõe, por meio de seus inspetores, o Conselho da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) do Campus Bagé, órgão máximo da universidade, com competências normativas, deliberativas e consultivas.
O diretor, coordenador acadêmico, administrativo, coordenadores de curso de graduação, de pós-graduação stricto e lato sensu, da Comissão Extensão, representante dos docentes, dos técnicos-administrativos, de discentes e da comunidade externa, completam o Conselho.
O representante do CREA-RS, designado pela presidência, o Eng. Mec. Luciano Vacilotto, reuniu-se com o diretor do Campus Bagé, Prof. Alessandro Carvalho Bica, para tratar do tema.
Fiscalização e valorização profissional são objetivos de termo de cooperação assinado entre CREA-RS e Gravataí
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) e o município de Gravataí firmaram um termo de mútua cooperação no mês de agosto. Com duração de dois anos, o acordo prevê a integração das fiscalizações, o cumprimento da legislação e normas vigentes e a valorização dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências, a fim de impactar positivamente a qualidade de vida da população.
A troca de informações entre o CREA-RS e o município é outro ponto relevante da parceria | Créditos: Arquivo CREA-RS
“Dentro dos nossos processos, a ART é uma obrigação, e este termo só vem a somar com o município e tudo que estamos construindo”, disse o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon.
A troca de informações entre o Conselho e o município, seguindo sempre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), é outro ponto relevante da parceria. “Um exemplo é quando vamos fiscalizar uma escola do munícipio. A gente tem um check list, cobramos do profissional habilitado para exercer a atividade, como o PPCI, e informamos a prefeitura sobre isso. Outro exemplo, é o Plano Diretor, que o CREA-RS pode auxiliar o município nessa construção”, informou o gerente de Fiscalização do Conselho, Eng. Plást. Sidnei Machado.
“Essa assinatura, para nós da secretaria, é um assunto muito importante, especialmente, no âmbito da fiscalização. E a junção dos dois setores de fiscalização é muito bom para o andamento da cidade, com relação à regularidade de construção e exigência de profissionais, vai melhorar muito”, disse o Eng. Civ. Cláudio Santos, secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Gravataí.
Também estiveram presentes o conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura do CREA-RS, Eng. Civil Donário Braga, e os membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Gravataí, o diretor de Cadastro, Eng. Civil Alexandre Chanas, a diretora de Desenvolvimento Urbano, Eng. Civil Ana Paula Braga, a chefe do Setor de Fiscalização, Elenice Baruffi, e o fiscal de Posturas, Vetrúvio Alves.
© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.